José S. Alves Publicado Dezembro 28, 2005 Publicado Dezembro 28, 2005 Caros Amigos, Tenho um aqua (tapado) com 100*30*40 da marca Rena que vem de origem com uma calha com uma lâmpada de T8 de 25 W e 10 000 k. como o meu objectivo para este aqua era um projecto plantadoa iliminação e manifestamente insuficiente. Gostaria que me ajudassem Pleeeeease o que fazer para aumentar a potencia de iluminação sem te que modifica a tampa do aqua, a qualha que tenho pode comportar âmpadas mais potentes ? Aquelas dobradas :D (não sei o nome ) podem ser solução ? talves duas dessas. P.S. - jÁ estou a fazer adição de CO2 será prejudicial só com a iluminação que tenho ? Desde já obrigada pela ajuda Cumps Citar
Nuno Antunes Publicado: Dezembro 29, 2005 Publicado: Dezembro 29, 2005 Boas Calculo que a tua calha não possa levar iluminação mais forte, até porque normalmente as calhas incluídas com os aquários têm as "unhas rentes" ou seja, os balastros estão dimensionados apenas para a potencia da lampada colocada, além de que potencias mais elevadas em fluorescentes significam normalmente lampadas mais compridas. Se queres aumentar a potencia luminosa isso passará por alterar a parte electrica retirando os suportes t8 e os balastros e passando a tecnologias diferentes. Tens por um lado a hipotese de suportes t5 (lampadas mais finas, logo talvez consigas colocar 2 no espaço onde existia a t8 ) Por outro lado tens a hipotese das power compact (PC - as dobradas que não sabias o nome). Penso que os aquários da rena têm 2 espaços na tampa não têm? Se tiverem podes repartir a iluminação entre os dois espaços. Em relação ao CO2 não sou a pessoa mais indicada para te responder mas penso que mal não faz. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
José S. Alves Publicado: Dezembro 29, 2005 Autor Publicado: Dezembro 29, 2005 Caro Nuno Antunes Mt obrg pela ajuda Mas Já agora, oque material me aconselhas a comprar, o que se compra tipo no Max Mat é seguro no que diz respeito à humidade ??? Cumps Citar
Nuno Antunes Publicado: Dezembro 29, 2005 Publicado: Dezembro 29, 2005 O material a comprares aconselho-te a que seja de preferencia estanque, talvez tenhas que os procurar numa casa de materiais electricos, penso que o max-mat não venda desse equipamento. Só precisas de ir a uma loja de material e pedir bocais t5 estanques ou então se a opção for pelas power compact bocais 2g11 estanques. Se não conseguires encontrar esse material então talvez tenhas de pensar num vidro para ficar entre a lampada e a superficie da água para evitar que a humidade entre para os bocais. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
ART ART Publicado: Dezembro 30, 2005 Publicado: Dezembro 30, 2005 eu pus power compacts com suporte, colando á tampa do aqua com supercola3(espero que não descole) e para vedar coloquei silicone na rosca. espero que ajude. Citar
Nuno Antunes Publicado: Dezembro 30, 2005 Publicado: Dezembro 30, 2005 eu pus power compacts com suporte, colando á tampa do aqua com supercola3(espero que não descole) e para vedar coloquei silicone na rosca.espero que ajude. Rosca? As PC não têm rosca, têm pinos tal e qual as fluorescentes normais. 4 pinos para ser mais exacto. Já agora... tem atenção ao silicone e ao ponto de fusão do mesmo. As lampadas aquecem muito, especialmente no bocal e não queres correr o risco de teres problemas com o silicone por este não aguentar altas temperaturas. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
José S. Alves Publicado: Dezembro 30, 2005 Autor Publicado: Dezembro 30, 2005 Caro Nuno Mt obrig. Com tua ajuda parece que finalmente vou melhorar a minha iluminação Já agora se não fosse mt maçada podias me dizer que material eu tenho que pedir na loja onde for ? Tipo uma lista para entregar a quem me atender. primeiro quero conseguir comprar tudo e depois a outra guerra vai ser montar tudo no aqua. Mas isso é para depois Mt obr pela grande ajuda. Cumps Citar
ART ART Publicado: Dezembro 30, 2005 Publicado: Dezembro 30, 2005 As PC que eu falo são as que ja trazem o arrancador imbutido na lampada, na zona da rosca, tens casquilhos finos e mais largos. As que tu falas são as que precisam de arrancador(balastro). O efeito é o mesmo, mas estas saem muit mais barato. Citar
Nuno Antunes Publicado: Dezembro 30, 2005 Publicado: Dezembro 30, 2005 Tipo uma lista para entregar a quem me atender. primeiro quero conseguir comprar tudo e depois a outra guerra vai ser montar tudo no aqua. Mas isso é para depois muito (palavra corrigida) obr pela grande ajuda. Cumps Não sabes nada de electricidade pois não? É que montar uma fluorescente não é propriamente simples e uma PC é ainda mais complicado. Se não percebes nada de electricidade então o meu conselho vai mais no sentido de comprares tudo já ligado. A arcádia tem conjuntos t5 e t8 especificos para aquário, já vêm com bocais simples e duplos, com balastros, arrancadores,etc, é só ligar à tomada e pronto. Fica um bocado mais caro mas poupa-se em choques electricos e dijuntores a disparar Basicamente a listagem de material a comprar é esta: -Bocais/suportes (t5 ou 2g11) -Balastro(s) electrónicos (bem caros mas para t5 e pc só esses dão) para a potencia a instalar. O balastro deve dar para a potencia a instalar, ou seja, se metes 2 lampadas de 20w, o balastro deve ser 2*20w, mas se meteres uma de 40w o balastro já é 1*40w. A potencia do balastro deve ser o mais próximo possivel da potencia da lampada, mas nunca inferior. Pensa bem se estás preparada para mexer com electricidade... uma ligação mal feita pode dar-te um valente choque e disparar um dijuntor, ou pode mesmo queimar alguma coisa. Se queres mesmo fazer tu tudo, aconselho-te a procurares os esquemas de ligação para não teres problemas depois. Penso que há alguns aqui no forum, é uma questão de procurares. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Nuno Antunes Publicado: Dezembro 30, 2005 Publicado: Dezembro 30, 2005 As PC que eu falo são as que ja trazem o arrancador imbutido na lampada, na zona da rosca, tens casquilhos finos e mais largos. As que tu falas são as que precisam de arrancador(balastro). O efeito é o mesmo, mas estas saem muit mais barato. Não estamos mesmo a falar do mesmo tipo de lampada. As pc que tu falas são as comuns lampadas economizadores de energia e para aquários elas não são muito aconselhadas. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
José S. Alves Publicado: Dezembro 30, 2005 Autor Publicado: Dezembro 30, 2005 Caro Nuno Se não percebes nada de electricidade então o meu conselho vai mais no sentido de comprares tudo já ligado. A arcádia tem conjuntos t5 e t8 especificos para aquário, já vêm com bocais simples e duplos, com balastros, arrancadores,etc, é só ligar à tomada e pronto. Tens ideia dos preços e onde comprar aki no porto, Para colocar essas já prontas o que é que tenho que fazer à tampa do meu aqua? Cumps Citar
Nuno Antunes Publicado: Dezembro 30, 2005 Publicado: Dezembro 30, 2005 Caro NunoTens ideia dos preços e onde comprar aki no porto, Para colocar essas já prontas o que é que tenho que fazer à tampa do meu aqua? Cumps Aí no porto não sei bem. Em principio qualquer loja de aquariofilia tem isso (há da arcádia mas acho que a dymax também tem). Os preços é que não são nada simpáticos. Esses kits arcádia (t5 2*24/39w) na aquaristic.net custam 130€ mais portes. Por cá devem ir para valores na casa dos 50 a 100% superiores Para colocar uma coisa destas só tens mesmo de retirar os bocais anteriores e colocar estes novos. Já vêm equipados com tudo. Podes ver aqui do que falo: magnético (à partida mais barato mas não dá para t5, só para t8): http://www.arcadia-uk.info/product.php?pid...an=en&sub=&id=4 electrónico: http://www.arcadia-uk.info/product.php?pid...an=en&sub=&id=4 Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Paulo Miranda Publicado: Dezembro 30, 2005 Publicado: Dezembro 30, 2005 Não estamos mesmo a falar do mesmo tipo de lampada. As pc que tu falas são as comuns lampadas economizadores de energia e para aquários elas não são muito aconselhadas. Boas, Porque é que dizes que as lâmpadas economizadoras de rosca não são muito aconselhadas para aquários ? Eu depois de varias tentativas para instalar das PC de 2 tubos casquilhos 2q11, todas elas frustradas devido sobretudo ao aquecimento, optei por 3 lâmpadas "de roscas da Osram 23 W/840 cada e estou bastante satisfeito com o resultado. A grande vantagem é que estas lâmpadas além de não terem um aquecimento por ai além, só precisam de um casquilho normalíssimo de rosca e já esta. Um Abraço Paulo Miranda Citar
Nuno Antunes Publicado: Dezembro 30, 2005 Publicado: Dezembro 30, 2005 Bom, digo que não são aconselhadas porque os indices de restituição de cor são baixos e as temperaturas de cor também não são das melhores. Para plantados não grandes lampadas, mas sobre isso alguém da área dos plantados te poderá esclarecer ainda melhor, dado que essa não é a minha área preferencial e por isso posso estar a "meter a pata" Lembro-me que alguem aqui do forum usou lampadas economizadoras em vez de fluorescentes e em pouco tempo tinha uma praga de algas bem potente. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
sfss Publicado: Dezembro 31, 2005 Publicado: Dezembro 31, 2005 Boa Noite, lili, tenho o mesmo problema que tu. Tambem tenho um aquario da RENA com a medida 100x30x45 e vêm apenas equipado com uma lampada de 25W da Philips Aqua. Para as plantas que tenho será necessário mais lampadas?! http://asp.com.sapo.pt/aqua.jpg Abraço e Obrigado Boas Entradas... Citar
João Magalhães Publicado: Dezembro 31, 2005 Publicado: Dezembro 31, 2005 Para a solução da dimax ou da arcadia ou outra qualquer será necessário retirar por completo a tampa que vem no aquário. Quando se compra um aquário deve-se pensar no que vamos lá meter... Nenhum ou quase nenhum aquário vendido no mercado vem preparado para plantados, para ciclídeos ou para peixes e plantas mais exigentes, por isso devemos ter isso em conta. As calhas da lifteck ou da dimax são as mais baratas, a arcadia normalmente é sempre mais cara. Uma lifteck de 1m custará sempre mais ou menos 100€. cumps Citar João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
José S. Alves Publicado: Janeiro 1, 2006 Autor Publicado: Janeiro 1, 2006 Caros Amigos A saga continua e mais uma vez mt obrigada pela disponibilidade. Paulo Miranda - O teu aqua é tapado ? essas economizadoras que falas são aquelas dobradas certo? Não tens probs com humidade? e já agora como se faz a ligação dos casquilhos destas lampadas à tomada? Nuno Antunes - Achas que poderei vir a ter probs com as economizadoras? sfss - O teu Rena parece ser o modelo Calypso que é igual ao meu é um modelo mais ao menos mas a iluminação João Magalhães - Tens toda a razão mas quando comprei este aqua andava mt ás escuras (ainda mais do que agora) Mt obrigada pela ajuda CUMPS Citar
TomasSilva Publicado: Janeiro 17, 2006 Publicado: Janeiro 17, 2006 boas, tenho o mesmo aquario da rena, que vem só com uma lampada de 25w. logo o mesmo problema. coloquei um reflector, mas acho que não adianta muito... sugestões são bem vindas. quem conseguir melhorar a luz, por favor digam-me... Citar
João Magalhães Publicado: Janeiro 17, 2006 Publicado: Janeiro 17, 2006 Sacas a tampa fora e optas por uma das soluções atrás referidas Citar João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
TomasSilva Publicado: Janeiro 17, 2006 Publicado: Janeiro 17, 2006 boas, mas sem ter que tirar a tampa... sugestões obg Citar
Nuno Antunes Publicado: Janeiro 17, 2006 Publicado: Janeiro 17, 2006 Nuno Antunes - Achas que poderei vir a ter probs com as economizadoras? Boas Já há algum tempo que não vinha a este subforum... bem me parecia que tinha um tópico "pendente" aqui. Em relação às economizadores o unico problema que antevejo é algumas algas a mais e possivel humidade nos casquilhos que não são propriamente preparados para zonas com o nivel de humidade de um aquário. mas sem ter que tirar a tampa... sugestões Sem tirares a tampa só alterando os casquilhos por completo. Ou metes um duplo t5 (deve caber no espaço que tens) ou então metes um/dois casquilhos power compact (2g11) Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
José S. Alves Publicado: Janeiro 17, 2006 Autor Publicado: Janeiro 17, 2006 Caros Amigos, Mt obrigada pelas sugestões, o que eu fiz, ( ISTO É O MEU MARIDO É QUE FEZ TUDO) foi o seguinte, - Numa 1º fase fixei à famosa tampa dois casquilhos E14 um em cadaponta con duas economizadoras de 11 w que são corespondentes a 60 w cada tudo muito bem isolado com silicone. - Depois a meio das duas coloquei uma PL-S de 11w com balastro. Não mexi na de origem de 25 w. Já agora o que acham ??? Mts cumps Citar
Paulo Silva Publicado: Janeiro 17, 2006 Publicado: Janeiro 17, 2006 mete ai umas fotos sempre era mais facil perceber o que foi feito eheheh Citar
rcromo Publicado: Janeiro 18, 2006 Publicado: Janeiro 18, 2006 olha lili o meu problema era o mesmo que o teu pois so tinha uma aqua glo de 15w e tinha as plantas uma lastima, e algas castanhas filamentosas estavan-me a infestar o aqua por isso nestas tampas da para acrescentar outras lamp. foi o que fiz acrescentei outra igual e as algas estao a desaparecer, tal como as plantas estao a arribar, mas mesmo assim como tambem tenho o co2 vou acrescentar a 3º lamp. pois pra um plantado no minimo e de 05wlitro mas e mais coveniente 1wl nao tes de alterar a tua t8, mas sim acrescentar mais consoant os litros, pois so tens de comprar os respectivos balastros de 1x25para uma lamp. ou de 2x25 pra duas lamp, que sera o ideal + um arrancador e os dois suportes de ligaçao das lampedas , colas os suportes das lampedas na tampa + ou - como o de origem e o balastro e arrancador conforme os de origem, nao ha que enganar. boa sort. se tiveres duvidas diz. Citar
TomasSilva Publicado: Janeiro 18, 2006 Publicado: Janeiro 18, 2006 Lili, se não te importares coloca ai umas fotos obg Nuno, trocando só os casquilhos dá, o balastro aguenta?? Citar
Recommended Posts