Recommended Posts

Publicado

Boas,

Tenho 1 aqua de 70 lts numa tentativa de plantado, nos ultimos 15 dias tem-me aparecido algas verdes que parecem fios finhinhos e que se agarram a tudo. (até os caracois teem algas na carapaça).

Tenho feito mudanças de 10 Lts de 3 em 3 dias.

Tenho uma calha lifetech com 72W.

Medi os nitratos e os fosfatos e estão a zero.

Hoje vou-lhe por mais plantas mas se o No3 e o Po4 estão a 0, será que compensa ou vão morrer?

O que fazer para eliminar as algas?

Obrigado

Publicado:

Olá.

Montaste o aquário há quanto tempo?

Pela tua descrição, são algas verdes filamentosas. São algas "benéficas" pois alimentam-se exactamente do mesmo que as plantas. Se elas aparecem, quer dizer que tens os parâmetros ideais para as plantas. Elas estão a ganhar, pura e simplesmente, devido a um factor: As plantas não conseguem assimilar Azoto directamente. Precisam de bactérias nitrificantes que transformem o Azoto numa forma assimilável pelas plantas.

Se tens o aquário montado há pouco tempo, poderá ser devido à inexistência das ditas bactérias nitrificantes, que se estabelecem no substracto do aquário. E como as algas não necessitam de bactérias para as ajudar a assimilar Azoto, é tudo uma questão de rapidez. Quem for mais rápido, ganha :multi: Neste caso, as algas. Mas isso com o tempo, desaparece. Não te desleixes é com o CO2. Se injectares muito pouco, vais ter um boom de algas verdes filamentosas... e diga-se de passagem, não é muito bonito de se ver :multi:

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.