Recommended Posts

Publicado

Depois de uma busca incansável pela Net e por diversas lojas já descobri o que me parece ser o futuro.... LEDs de Alto Rendimento (ou Alto Brilho).

A Hewllet Packard tem Leds de aplicação específica e que podem ser utilizados por nós nos aquários de recife.

A HP garante mais de 100 000 horas de utilização contínua (aprox. 25 ANOS) sem se registar qq alteração nas características da iluminação.

Existem Leds de 3 e 5 mm com temperaturas de 10000ºK com uma emissão mínima de calor, o que seria óptimo para nanos e para Sumps (tb existem de 5000ºK, 6000ºK).

Saudações

www.reefforum.net - Aquariofilia Marinha em Português

Publicado:

Olá Ricardo,

O que apresentas é de facto muito interessante e acho dificil alguém dar-te a opinião sobre o assunto! Pelo menos para mim é novo!!!

Gostava de saber mais, e por isso peço-te que se possível coloques os links dos sites que encontraste nessa tua pesquisa!

Publicado:

Viva pessoal,

Faço minhas as palavras do dlopes, é de facto muito interessante. Eu também já fiz uma pequena busca na net sobre o tema. Por exemplo a Dimofel www.dimofel.pt comercializa esses leds, mas ainda não tive tempo para lá dar um pulo.

Sem querer armar em esperto, seria talvez engraçado o Ricardo Lacerda mostrar-nos o luxo de "Moonlight" que está quase terminada...!

Abraço.

L.S.

Publicado:

Quando o meu estiver pronto eu peço uma digital emprestada ponho a foto no forum... só para fazer inveja :oops:

Entretando podem dar uma vista de olhos em:

http://www.servangle.net/reef/led/

e também em

http://www.kaotica.com/frag/diy/moonlight/

...e depois têm que me dizer como é que eu ponho aqui uma foto que eu ainda não descobri !!!! Desculpem

Até já....

Publicado:

Olá Ricardo,

Calculo que não queiras iluminar um aquário com esse sistema e mesmo um nano será complicado.

Dando uma vista de olhos pelos links que colocaste posso aferir que serão necessários 48 Leds e 24 transistores (e mesmo assim a iluminação é muito fraca) - ora isto fazendo contas dá 324 euros!!!

Publicado:

Estamos a falar do investimento inicial..... mas as contas não são assim tão lineares.....

E por mês em conta da luz? Todos esses leds são alimentados por 12 V. Uma HQI de 150W gasta mais num dia que os leds em dois meses!!!!

.... eu não trabalho para a EDP !!!

E contando que funcionam 8 horas por dia.... duram 100000/8/365= 35 ANOS !!!!!!

Ainda vou deixar luz para os meus netos !!!!

Mais: se trocar de HQI de dois em dois anos: 87.5€(para uma ab10000 de 150W)*(35/2)=1478.5€ !!!!

E desconta-se a necessidade do Chiler !!!

Mas com esses 48 Leds teríamos o equivalente a uma HQI de 70.... não me parece assim tão mau para um nano ou para um refúgio...

Abraços,

Ricardo

Não sei.... digam de vossa justiça....

Publicado:

Ricardo,

Para colocares fotos segue uma das soluções propostas neste forum no Tópico "Comunidade" -> "Fotos e Vídeos".

Abraço

L.S.

Publicado:

De qualquer forma, em relacção à moonlight acho que não existirão grandes dúvidas. Umas horitas de "bricolage" e poupam-se uns €.

Além disso parece-me estar provado ser altamente benéfico para os corais e outros invertebrados.

Publicado:
De qualquer forma, em relacção à moonlight acho que não existirão grandes dúvidas. Umas horitas de "bricolage" e poupam-se uns €.

Além disso parece-me estar provado ser altamente benéfico para os corais e outros invertebrados.

Eu não coloquei em questão a Moonlight pois para esse efeito compensa concerteza - e olha que sei o que digo - tenho uma Moonlight da Aquamedic e sei quanto me custou!!!!

Para colocares as fotos necessitas de as colocar primeiro num servidor externo (por exemplo criando uma conta na megaleria em www.megaleria.com), depois é só copiares o URL da foto e colocares entre que fazes clicando no icon que tens acima do lado direito - se tiveres dúvidas ou se não conseguires coloca na mesma que eu depois vejo o que se passa e corrijo!!!

Publicado:

A questão dos LEDS já foi debatida e continua a ser nos foruns americanos como o reefcentral. No inicio também toda a gente se entusiasmou com a ideia, mas depois de análisados os prós e os contras as conclusões são que não parece ser muito viável devido ao elevado numero de lampadas necessário.

Há quem use como luz de luar onde parece que são eficazes. Em relação ao resto, no futuro quem sabe.

Na minha opinião os HQI vão permanecer por muitos e bons anos como iluminação de eleição neste campo.

manklit

Aluga-se este espaço.

Publicado:

Oi...

Concordo com o manklit... isso já foi muito debatido lá por fora... e não vale a pena.

Á uns meses li um artigo muito bom sobre iluminação em aquarios onde mediam com aparelhos proprios o valor em PAR dos lumens imitidos de diferentes tipos de HQI em wats e temperaturas de cor... também fizeram a um nano apenas de leds... e o resultado até foi razoavel, mas para nanos... o resto é para esquecer. :cry:

Abraço...

Publicado:

boas!

no programa espacial da nasa estavam a utilizar esses led's de alto rendimento para fazer crescer vegetais no espaço pois são muito económicos e não geram quase calor nenhum, eles tinham uma mini estufa que não devai ter mais de 5l e toda a superficie da estufa estava coberta com estes led's.

a ideia é boa, mas a luz é muito difusa, o que fará com que plantas e corais cresçam muito para os lados e pouco para cima, um crescimento um pouco anormal.

abraços!

Categoria: Humano.