Recommended Posts

Publicado

Boas

Tenho um aquario de 80X30X40 com a lampada de origem de 18W.

Gostava de trocar a lampada por uma com mais W, por causa das plantas k tenho no aquário.

A referência k tenho é :

TLD 18W 54 , a lâmpada é de 59 cm. Já fui a 2 lojas de iluminação e dizem-me k para este tamanho a unica lampada existente é de 18w, eu acho muito estranho, fui a uma loja de animais e lá têm uma lampada de 20w.

Mas eu gostava de colocar cerca de 60w no aquario, e de preferencia usar a calha de origem.

A minha kestão é a aseguinte:

Existem lampadas de 59cm com mais w que 20W???

Será viavel colocar uma outra lampada na lateral do akuario???Para nnão ter de destruir a tampa original.

Cumps

Publicado:

Boas

Não existem. Em 60cm o máximo de potencia numa fluorescente é mesmo os 18w nas lampadas convencionais e os 20 nas de aquariofilia.

Se queres colocar mais iluminação ou alteras a tua calha para levar power compacts por exemplo (existem de 55W e são pequenas) ou então terás de alterar a tampa.

Colocar uma lampada na lateral? Penso que não será muito viável pois queres a luz a incidir em direcção ao solo e não de forma paralela.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Boa noite...

provavelmente a melhor soluçao e com menos trabalho sera as power compact (balastros ja incluidos na propria lampada), pequenas, devendo apenas tomar atençao a temperatura da cor ( faz uma busca sobre o tema e veras que encontras muita informaçao.

Cumps

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!