Algas verdes depois da passagem de fluorescentes para HQI

Recommended Posts

Publicado

Viva,

Desde que alterei o tipo de iluminação (há 15 dias), nota-se um aumento significativo de algas verdes (tipo musgo) nas rochas e nos vidros (antes era só nos vidros).

Que alga será esta e a que se deverá esta reacção?

É que os parãmetros estão ok...

Nota: Passei de 90W em fluorescentes para 210W (150W HQI+60W fluorescentes, num aquário de 200 litros com 6 anos.

Agradecia as vossas opiniões e sugestões.

Obrigado.

Publicado:

Ola

Quantas horas de luz tens agora? e como as ligas, ligas as hqi com as actinicas ao mesmo tempo ou em separado?

abraços

Publicado:
É que os parãmetros estão ok...

Provavelmente os parâmetros da água parecem ok mas há fosfatos acumulados na superfície das rochas que só estavam (há 6 anos) à espera de, em conjunto com condições de luminosidade suficientemente fortes, potenciarem as algas.

Acho que há 6 vias a seguir:

1 - reduzir temporariamente o fotoperíodo

2 - introduzir herbívoros (ermitas, mithrax, cirurgiões, Salarias)

3 - verificar se a luz ao acelarar a fotossíntese não está a provocar oscilações de pH que por sua vez libertam fosfatos (subir GRADUALMENTE o KH para 10/12 é sempre uma boa ideia)

4 - eliminação manual (é inevitável)

5 - aumentar a extensão e frequência das TPAs

6 - esperar!!! (uma mudança tão dramática num factor tão relevante é de certa maneira equivalente a fazer um pequeno reset ao sistema pelo que se impõe uma "re-maturação" que pode fazer com que o problema se resolva a si mesmo).

Publicado:

Obrigado pela vossa atenção.

Estou com 8h30m de HQI e 13h nas actínicas.

Devo reduzir para 8 e 10 respectivamente?

No entanto, vou seguir as sugestões do Nuno

Abraços.

Publicado:

Viva JR

O que te aconteceu é normal . A luz é um factor necessário mas no entanto, não suficiente para o crescimento de algas. Isto significa que tens nitratos e/ou fosfatos no teu aquario. A luz estava a limitar o seu crescimento.

O que são parametros ok? Fosfatos ? ( apenas vale a pena medires com o teste da rowa) ; nitratos ? calcio? kH?

Parece-me que o mais importante é:

- colocares uma esponja de fosfatos ( rowaphos é a melhor )

- adicionares mais Kalkwasser ( vê o kH e o calcio ) para estimulares a competição da coralina

- equipa de limpeza como o Nuno disse

- Mudanças de água e reposições com água de osmose

- Parares com qualquer outro aditivo que contenha vitaminas , ferro ou aminoacidos

Eu não sou muito adepto de cortar na luz. É apenas uma medida de efeito temporário .

Qual o teu setup e rotina de manutenção. Quais os seres vivos e frequençia de alimentação?

Cump.

Rui

Publicado:

Pois... talvez tenha mesmo fosfatos, pois os nitratos estão nos 0,2ppm.

Vou comprar então esse teste e a esponja que falas da Rowa.

Quanto ao Setup: 100x38x60 sem sump; Escumador Aqua-Medic Miniflotor; 3 bombas de circulação (já não sei a sua potência); +- 15 kg Rocha viva; Fundo de areão médio com 10 cm altura; Iluminação já descrita neste tópico.

Quanto às rotinas de manutenção: Tpa`s com água de osmose (3 estadios e DI); mensalmente mudo 20% com água do Cabo Raso; Adição esporádica de Hidróxido de Cálcio, Iodo e Combi Sam.

Parãmetros:

Temperatura: 25,5 graus Celsius

Ph: 8

Salinidade: 1022 - 1029;

Kh: 8

Nitratos: 0,2ppm

Nitritos; 0,05ppm

Amónia: 0

Alimentação: 2x/ dia - Flocos JBL Marine e Comida congelada (Mix).

Seres vivos:

2 Palhaços;

3 Donzelas;

1 caboz pequeno (acho eu), 13 Camarões, 10 Burriés, 2 anémonas (pequenas)- tudo da nossa costa;

5 Nassarius;

1 Ofiúro;

1 Sarcophyton;

1 Coral mole (não sei o nome);

1 Colónia de Halimeda.

...

E é isto, se achares que é preciso saber mais alguma coisa diz.

Abraço e obrigado pela tua ajuda.

Publicado:

Olá,

Pois... talvez tenha mesmo fosfatos, pois os nitratos estão nos 0,2ppm.

É uma boa hipótese mas eu diria que será importante ter em conta outros factores...

Quanto ao Setup: 100x38x60 sem sump; Escumador Aqua-Medic Miniflotor; 3 bombas de circulação (já não sei a sua potência); +- 15 kg Rocha viva; Fundo de areão médio com 10 cm altura; Iluminação já descrita neste tópico.

Não nos indicas-te qual o caudal (e não a potência) das bombas, mas o meu palpite é que seja muito reduzido! Acho que pela quantidade de algas deverás estar com pouca circulação. A Rocha viva não é muita pelo que um escumador mais potente não seria má ideia

Quanto às rotinas de manutenção: Tpa`s com água de osmose (3 estadios e DI); mensalmente mudo 20% com água do Cabo Raso; Adição esporádica de Hidróxido de Cálcio, Iodo e Combi Sam.

TPA´s com água de osmose está correcto, mas não dizes qual a sua periodicidade nem a quantidade - essa é a chave do sucesso! No meu aqua fiz TPA´s de 15% semanais durante 3 meses e agora estou a fazer os mesmos 15% de 2 em 2 semanas.

Deves parar de adicionar o Combisan pois apenas estás a adicionar nutrientes para as algas crescerem ainda mais.

Espero ter ajudado.

Abraço,

Diogo

Publicado:

JR explica-me estes valores:

pois os nitratos estão nos 0,2ppm
Com que teste estás a medir? 0,2 ppm ou seja 0,2 mg / l é de uma precisão extrema? não haverá algum engano? Eu uso o teste de nitratos da Tunze que é muito preciso e não dá valores decimais.

Salinidade: 1022 - 1029
Isto é um intervalo muito grande de variação :!:

De resto, aposta na equipa de limpeza para o Combisan e mais 5 Kg de rocha viva de boa qualidade ajudava como disse o Diogo.

Cump.

Rui

Publicado:

Mais uma vez obrigado pela vossa ajuda, Diogo e Rui.

De facto, tenho mesmo que investir mais uns euros :?: ... tem que ser.

Tenho que comprar (desculpem descrever aqui... mas é para me comprometer!!):

Uma bomba de circulação potente (com um bom caudal);

5 kg de rocha viva;

Seres para ajudar na limpeza (ermita, salária, etc.);

Esponja anti-fosfatos da Rowa;

Teste Fosfatos da Rowa;

Sal.

Já agora, :D quanto é que acham que irei gastar?? Alguém tem para venda alguma das coisas?

Irei também aumentar a frequência das TPA`s (quinzenalmente - 20%).

Rui:

O valor de 0,2ppm é uma estimativa... o teste é da JBL e a sua escala é de múltiplos de 0,5ppm... como a cor que tenho fica entre os valores 0 e 0,5... resolvi fazer eu o acerto :wink: .

Quanto à salinidade... realmente não tenho conseguido a sua estabilização. Tenho que caprichar nesse aspecto.

Abraços, vou de férias... agora só para o ano!! O meu aquário vai ter que aguentar uns dias:oops: ... mas para o ano venho decidido!

Já agora, bom ano para todos! :wink:

Publicado:

Boa tarde

Rui:

Parares com qualquer outro aditivo que contenha vitaminas , ferro ou aminoacidos

Eu coloco 1 colher de cha de limao na preparaçao da comida dos meus peixes. Esta dose dura uma semana. Portanto, a introduçao de limao e muito espaçada.

Deverei parei com este procedimento.

Grato pela atençao

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Publicado:

Não Pedro. Não vejo qualquer problema no limão. Estava a falar em aditivos ricos em microelementos e em aminoacidos para quem tem problemas de algas, porque potenciam o seu crescimento.

Quem não tem problemas de microalgas e tem os corais e as macroalgas em crescimento activo até pode ser interessante usar aditivos, sobretudo se se fizrem poucas mudanças de água, nomeadamente Estroncio, ferro e iodo.

Cump.

Rui