milo0p Publicado Dezembro 24, 2005 Publicado Dezembro 24, 2005 Viva!! Nos meus aquas uso água de poço que é o que tenho disponível, a água está impec, o pH é muito perto daquele que quero etc. O problema é que a água já vem vom nitratos, como poderei controlar isso ? Sei que a Rena tem ai umas resinas que ajudam, mas são caras á brava.... Alguma alternativa ?? Citar Portem-se. Sérgio Oliveira.
nunomiguel Publicado: Dezembro 25, 2005 Publicado: Dezembro 25, 2005 Olá, O valor de nitratos é muito alto? Não tens oscilações no pH da água? Normalmente a água do poço tem muito CO2 dissolvido (o que a torna ácida) mas com o tempo o pH tem tendência a subir. Citar Cumprimentos, Nuno
Oinq Publicado: Dezembro 25, 2005 Publicado: Dezembro 25, 2005 Mete plantas de metabolismo rapido para te paparem os nitratos [EDIT] Já agora o que é alto ? Citar Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
Luís Fortunato Publicado: Dezembro 25, 2005 Publicado: Dezembro 25, 2005 Olá. Mete plantas de metabolismo rapido para te paparem os nitratos Olha que se ele apenas tem nitratos em excesso, e os outros compostos a baixas concentrações, colocar plantas, sejam quais elas forem, não vai adiantar muito... Sinceramente, para resolver esse problema, tentava usar outra água, se possível. Ou então, arranjava aquela mítica bola de algas (não me lembro do nome), que por ser uma alga, consegue absorver nitratos, mesmo sem haver os outros componentes que as plantas necessitam. Mas também faço a mesma pergunta que os outros. O que são nitratos altos para ti? Cumprimentos a todos. Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
ART ART Publicado: Dezembro 25, 2005 Publicado: Dezembro 25, 2005 Existe um produto da jbl o nitratex que é mt bom, em tempos tive cerca de 120mg/l de nitratos no aqua, pq a agua canalizada tb os tinha, e com este produto consegui reduzir para cerca de 30 a 40mg/l, para alem de ser reutilizavel por varias vezes. Citar
Oinq Publicado: Dezembro 25, 2005 Publicado: Dezembro 25, 2005 em tempos tive cerca de 120mg/l de nitratos no aqua, porque a agua canalizada também os tinha. Isso é muito fora do valor parametrico... não te podem fornecer agua nessas condições... Citar Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
ART ART Publicado: Dezembro 26, 2005 Publicado: Dezembro 26, 2005 Fiz o teste à agua da torneira e saia a 100mg/l de No3, o maximo permitido pela EU é de 50mg/l, e agora? vou-me queixar a quem? eles lixam-se bem para mim. Isto é na rede de aguas do algarve-olhão, ja falei com uma pessoa que trabalha nas aguas do algarve e ela começou a rir e disse-me para beber agua engarrafada, penso que isto diz tudo! É o que se tem por estes lados. De referir que as pessoas estao colocadas nos cargos executivos/tecnicos, não pela sua competencia mas sim pelas cunhas politicas. E quem se lixa é o mexilhão... Citar
Oinq Publicado: Dezembro 26, 2005 Publicado: Dezembro 26, 2005 Fiz o teste à agua da torneira e saia a 100mg/l de No3, o maximo permitido pela EU é de 50mg/l, e agora? vou-me queixar a quem? Inspecção Geral de Saúde... Citar Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
ART ART Publicado: Dezembro 27, 2005 Publicado: Dezembro 27, 2005 Tambem ja os contactei, sabem qual a resposta: Neste momento é impossivel fazermos testes a referida agua, talvez no futuro possamos averiguar... Sem comentários!... com um pouco de sorte ainda dizem que fui eu que polui a rede de aguas cá da zona! hehehehe... que republica esta... Citar
Oinq Publicado: Dezembro 27, 2005 Publicado: Dezembro 27, 2005 Contacta a DECO que eles sabem mexer-se Citar Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
milo0p Publicado: Dezembro 27, 2005 Autor Publicado: Dezembro 27, 2005 Viva!!! por cá no poço estou com çerca de 200 mg /l.. penso que seja isto.... o que pode provocar nos peixes?? e em Discus? Citar Portem-se. Sérgio Oliveira.
hatchim Publicado: Dezembro 27, 2005 Publicado: Dezembro 27, 2005 Mas usas essa água do poço para consumo??? Ou estás a falar da água da rede?? Citar
ART ART Publicado: Dezembro 27, 2005 Publicado: Dezembro 27, 2005 A deco responde que tenho que ser socio deles para poderem fazer alguma coisa... Não vale a pena neste pais... Citar
milo0p Publicado: Dezembro 27, 2005 Autor Publicado: Dezembro 27, 2005 Ois!! A água não é usada para consumo, só para cozinhar, quais são os efeitos nos peixes?? Citar Portem-se. Sérgio Oliveira.
Oinq Publicado: Dezembro 27, 2005 Publicado: Dezembro 27, 2005 Andei a ler legislação hoje... É permitido o fornecimento de agua com parametros acima dos valores paramétricos, em casos pontuais, como foi o caso deste verão, contudo a empresa fornecedora é obrigada a informar a Inspecção Geral de Saúde, e os consumidores... A deco responde que tenho que ser socio deles para poderem fazer alguma coisa...Não vale a pena neste pais... Isso não é verdade, tenho um amigo muito proximo que não é sócio e expôs uma situação ocorrida na compra dum carro, à qual obteve pressão sobre o vendedor por parte da DECO, ajudando a resolver o problema... Citar Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
ART ART Publicado: Janeiro 1, 2006 Publicado: Janeiro 1, 2006 Sim é verdade! o que se passou comigo qd telefonei, a resposta foi essa! Que me digas que o teu amigo teve resposta diferente é uma coisa, que venhas dizer que o se passou comigo não é verdade... calminha. Outra coisa, a agua pode vir acima dos parametros "oficiais" durante algum tempo, mas o que se passa é que desde o verão que está assim, logo esse algum tempo... já é muito tempo. Depois se a Inspecção Geral de Saúde for informada, se for... e se decidir trabalhar um pouco(conheço muitas boas pessoas lá dentro)... os consumidores devem ser imediatamente informados(LOL - nunca somos), e a agua neste caso não deverá ser considerada potável, logo, o que se paga todos os meses pela agua canalizada, teria que ser revisto, uma vez que não estariamos a pagar por agua dita como sendo boa para consumo. Bem isto agora dava pano para mangas... Bom Ano! Citar
sfss Publicado: Janeiro 1, 2006 Publicado: Janeiro 1, 2006 Boas, milo0p, Podes recorrer a SIC ou RTP, existe um espaço que normalmente dá num dos telejornais, em que eles expõem a situação publicamente. Tenta saber o endereço da SIC ou RTP para onde podes enviar o caso e espera pela resposta deles. Abraços Citar
Oinq Publicado: Janeiro 1, 2006 Publicado: Janeiro 1, 2006 @ ART ART ok, tens razão não devia ter dito que não era verdade, o que queria dizer era que não é sempre assim, sabendo que as desculpas não se pedem, evitam-se; como já não posso evitar, desculpa plo que disse. O fornecimento pode ser mantido plo tempo necessário, se a situação de seca ainda se mantem na tua zono ( como se mantem na minha ) isso pode continuar a ser assim... não há limite de tempo. Sei plo que falo, trabalho nos SMAS daqui de Peniche. Citar Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
Recommended Posts