ART ART Publicado Dezembro 24, 2005 Publicado Dezembro 24, 2005 http://vida-aquatica.webcrisma.com/fvm_001...01.asp?id_fvm=1 Gostava que dessem a vossa opinião sobre este artigo, não sei se é seguro fazer isto, mas estou a pensar nisso... Citar
Oinq Publicado: Dezembro 24, 2005 Publicado: Dezembro 24, 2005 Na pior das hipoteses queimas o ignitor electronico, de resto... Acho que vou experimentar Citar Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
Just_me Publicado: Dezembro 24, 2005 Publicado: Dezembro 24, 2005 "O aumento da luminosidade para um over de 2x é cerca de 1.7 vezes o fluxo luminoso normal" "Outro "porém" é que ocorre uma diminuição no tempo de vida útil das lampadas. com a sobrecarga, segundo os entendidos na internet no assunto, a vida útil cai para metade" Óu seja, para além de comprares o mesmo número de lampadas ao longo da vida, ainda tens menos luz para o mesmo gasto energetico do que se comprasses logo 2 lampadas. Já tinha sido discutido antes, acho a única razão para usar overdrive é mesmo se nao tiveres espaço para mais lampadas na calha, fora isso, acho estupidez. Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Oinq Publicado: Dezembro 24, 2005 Publicado: Dezembro 24, 2005 a única razão para usar overdrive é mesmo se não tiveres espaço para mais lampadas na calha. O que acontece 99% das vezes... Tenho andado nos ultimos meses a tentar arranjar um modo de acrescentar lampadas dentro da minha calha, mas ainda não encontrei um modo seguro, e sem impacto visual fora da calha... Eu por exemplo tenho 160/170 Litros de agua e só tenho 2x30W há muitas plantas que não se deram bem neste meu aqua, algumas delas vendeste-me tu em excelente estado... simplesmente foram morrendo e desaparecendo... acho que por falta de luz, visto terem nutrientes e CO2... A outra situação é que gastei 700€ num conjunto Aqua com iluminação, movel, filtro, porque dentro das caracteristicas tecnicas que eu pretendia, era o mais bonito para o orçamento disponível. Agora não me apetece nada começar a canibalizar a calha de iluminação de modo a ficar mais feia e mal enjorcada... eu quero mais luz. tenho duas hipoteses, ou abro os cordões a bolsa e gasto uma pequena fortuna numa calha bonitinha e terei de ficar com o aqua aberto ( o que não me agrada mesmo nada, senão entretanto tenho peixes-gatas com pêlo, e com 2 ou 3 Kg dentro do aqua ) ou arranjo uma solução deste estilo... gostei bastante desta historia... se tiver ( sensivelmente ) o dobro da luz, e consumir ( sensivelmente ) o dobro da enerdia, tamos quites e pla conversa gastamos as mesmas lampadas no mesmo espaço de tempo, atendendo ao ( sensivelmente ) dobro da luz... acho uma excelente hipotese para pessoal como eu que para além dum aquario, comprou uma peça de mobiliario e não quer adaptações... Citar Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
Just_me Publicado: Dezembro 24, 2005 Publicado: Dezembro 24, 2005 Acho que há soluções bem melhores... se tens lampadas de 30W provavelmente facilmente substituis por lampadas 54W T5 sem grandes mudanças na calha. fica-te mais barato e mais ecopnomico e uma solução com mais luz... se numa calha aquapor para 60 Cm cabem mais de 100W de compactas...sem nenhum prejuizo para a sua estética, nao percebo como nao há soluções para outras coisas mais simples da vida Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Oinq Publicado: Dezembro 25, 2005 Publicado: Dezembro 25, 2005 (...) se tens lampadas de 30W provavelmente facilmente substituis por lampadas 54W T5 (...) se numa calha aquapor para 60 Cm cabem mais de 100W de compactas (...) compactas E14 ou E27 ? Os meus suportes de lampadas têm um o-ring no tubo das T8, sabes onde arranjar um suporte semelhante para T5, E27 ou E 14? ja corri os catalogos das 3 maiores distribuidoras de material electrico e simplesmente não encontro... ao alterar quero manter a "estanquicidade" ( que bem sei é pouca, mas é melhor que nada ) Citar Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
Just_me Publicado: Dezembro 25, 2005 Publicado: Dezembro 25, 2005 na aquaristic.net tens suportes estanques para t5, balastros e até lampadas quanto aos 100W ....g11 e ainda cabiam mais Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Mauz Publicado: Março 1, 2010 Publicado: Março 1, 2010 Acho que há soluções bem melhores... se numa calha aquapor para 60 Cm cabem mais de 100W de compactas...sem nenhum prejuizo para a sua estética, nao percebo como nao há soluções para outras coisas mais simples da vida :D como???????? Citar
Mauz Publicado: Março 1, 2010 Publicado: Março 1, 2010 Eu tenho uma aquapor de 60cm, quero alterar. Andei a investigar e encontrei um tópico com uma tampa igual a minha. http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...=121647&hl= A ideia apresentada não me agrada pois vou ter cabos fora da tampa e foi por isso que pensei em fazer overdrive. Mas se alguém me puder dizer ou mostrar como posso melhorar esta tampa sem muito trabalho agradeço. Citar
Recommended Posts