Nuno Antunes Publicado Dezembro 24, 2005 Publicado Dezembro 24, 2005 Pois é... um história engraçada que se passou hoje com os meus tropheus e que decidi partilhar convosco. Acabei hoje o tratamento no meu aquário devido a um caso de bloat que me levou 2 tropheus Como achei que a culpa era da decoração e da areia resolvi aproveitar que tinha o aquário só com 120L e fazia TPA's de 60L diárias para mudar completamente a areia e meter nova decoração. Assim, ontem à noite coloquei 20kg de areia de filtro de piscina e hoje de manhã coloquei as rochas em posição criando um sistema com algumas cavernas que em poucos minutos estava a ser alvo de uma investigação pela bicharada. Depois foi tratar de encher o aquário (480L) e alimentar os bichos. Uma das coisas que notei logo, após a alimentação é que os tropheus estavam muito agitados e muito mais agressivos e por isso decidi sentar-me a vê-los um pouco. Daí a nada um deles chamou-me à atenção pois tinha uma zona branca junto da barbatana anal (é um dos possiveis indicios de bloat). Preocupado e incredulo decidi seguir o peixe que andava doido pelo aquário fora até que por fim se escondeu debaixo de uma das rochas e ficou lá a dar às barbatanas em alta velocidade. Cada vez mais parvo com o assunto fiquei a olhar para o bicho e eis que vejo um ovo a aparecer... e depois desse mais 2 Claro que a fêmea como boa incubadora bucal tratou logo de recolher os ovos. O insólito desta história é só um... é que tudo isto se passou sem macho! A fêmea fez a dança toda, tremeu feita doidinha, meteu os ovos, guardou-os na boca... só se esqueceu foi que precisava de um macho para os fertilizar Nunca tal tinha visto ou lido em lado nenhum mas parece que os meus tropheus têm umas surpresas na manga... Ah... a fêmea tem os seus 5cm... supostamente só deveria ser sexualmente activa aos 8 a 10cm Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
João Abóbora Publicado: Dezembro 24, 2005 Publicado: Dezembro 24, 2005 Está a treinar para quando for mais velhinha Agora já sabes o que fazer para eles começarem a desovar "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."
HEIMER Publicado: Dezembro 24, 2005 Publicado: Dezembro 24, 2005 Tive um lambardoi fêmea que fez a mesma coisa, alem disso ela tinha a coloração amarela como 1 macho... muito loko "A paz vem de dentro de você mesmo. Não a procure à sua volta."
tropheus Publicado: Dezembro 24, 2005 Publicado: Dezembro 24, 2005 Boas ja tive uma femea adulta que fazia o mesmo Abraço, Duarte de Seabra Cancela Fonseca Alves
João Magalhães Publicado: Dezembro 24, 2005 Publicado: Dezembro 24, 2005 Loucura total Essa gaja sofre de ejaculação precoce João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
Paulo José - APC Publicado: Dezembro 27, 2005 Publicado: Dezembro 27, 2005 Olá Tive varias fêmeas de varias especies do Tanganyika, Mallawi e America Central que puseram ovos a solo. Em todos os casos estavam sem machos. Abraços Paulo José
Nuno Antunes Publicado: Dezembro 27, 2005 Autor Publicado: Dezembro 27, 2005 Update Como seria de esperar a incubação não deu em nada e a fêmea parece-me que ou já não tem ovos ou terá talvez apenas 1 pois ainda anda de boca meio cheia. Fiquei de facto admirado porque as informações que tenho indicam que os tropheus só atingem a maturidade sexual quando têm cerca de 8cm a 10cm mais ou menos (equivalente ao 1 ano de idade). Agora das duas uma... ou esta fêmea é precoce, o que não é novidade em tropheus embora seja raro, ou então está sub-desenvolvida, algo que não posso saber com certeza pois não sei como estaria antes de vir para o meu aquário. De qualquer das formas já fico a saber que pelo menos dos 17 tropheus um deles é uma fêmea e que pelos vistos os tipos curtiram a mudança de layout e a TPA generosa. Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
RicardoBC Publicado: Janeiro 4, 2006 Publicado: Janeiro 4, 2006 Nuno, eu ja tive o meu primeiro bébé, pelo menos só vejo 1, a femea não tem mais de 4-5cm, mas pelos vistos deu à "luz". Uma coisa que noto, é que cada vez que faço TPA's aquilo é uma termideira a 100%, quase todos os tropheus andam na termideira, são uns tarados sexuais e só querem ramboia. Também fiz uma mudança de layout, com mais esconderijos, noto que existe um mcho que reclama muito espaço para ele e faz grandes preseguições aos outros, e às vezes ainda vejo umas lutas, mas nada de especial... Sendo assim, tenho lá um tropheuzito, anda para lá escondido, não o vou apanhar, vou deixa-lo conviver com os pais, tios, tias, primos.... Queria tirar uma foto, mas é quase impossivel... Mas vou dando noticias. Cumprimentos, Cumprimentos, Ricardo Borges Carpinteiro APC #130
Nuno Antunes Publicado: Janeiro 5, 2006 Autor Publicado: Janeiro 5, 2006 Ena, um bébé... assim é porreiro love you Eu ontem também detectei uma cena de pancadaria de meia noite entre 2 dos meus peixes. Calculo que seja um macho a emergir. De resto com tpa's os gajos ficam mesmo doidinhos. Deve ser algo lá nos genes deles que lhes informa que água "fresca" é uma boa altura para iniciar orgias Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Recommended Posts