Recommended Posts

Publicado

Boa Tarde,

Tenho um pequeno problema e gostava que me ajudassem sobre este aspecto que é dos meus mbunas estarem sempre escondidos. Será que devo tirar os esconderijos. Alguem me pode ajudar com umas dicas para eles não serem tão envergonhados

Thnxs

Cumprimentos

Nuno Rodrigues

Publicado:

os mbunas levam cerca de um mes ou mais para ficarem a vontade com os donos pelo menos os meus levaram agora já andam fora descansados mas mesmo assim ainda adoram os esconderijos!

masi os esconderijos dão-lhes segurança e protecção dos peixes maiores por isso até pode ser melhor se os deixares pois assim eles vão se sentir mais seguros!

é tudo uma questão de paciencia!

claro que tambem podes ter ai um menino mau que não deixa os outros sair e ai se retirasses os esconderijos seria ainda pior pois deixarias os peixes mais fracos a merce do maior!

cumps

os meus Canito/as

assin5.jpg

Publicado:
Boa Tarde,  

Tenho um pequeno problema e gostava que me ajudassem sobre este aspecto que é dos meus mbunas estarem sempre escondidos. Será que devo tirar os esconderijos. Alguem me pode ajudar com umas dicas para eles não serem tão envergonhados

Thnxs

Os mbunas adoram esconder-se e se a tua decoração der para isso vão passar todo o tempo escondidos.

Os meus andavam sempre escondidos até que lhe mudei a decoração criando 2 montes de pedra separados com uma zona de areia a dividir, adoraram o layout.

Agora andam sempre a passear por lá mas continuam a "correr" para os esconderijos assim que alguem se aproxima do aquário. É da personalidade dos peixes mesmo. Se forem poucos ou tiverem muito sitio para se esconderem vai ser raro vê-los.

Quantos peixes tens, que espécies e que tipo de aquário tens?

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Obrigado pelas opiniões mas vou fazer um remodelação como o Nuno disse vou colocar 2 montes de pedras aos cantos e deixar um espaço livre no meio.

Tenho um aquario de 80 mas em breve vou mudar para 1.20.

Tenho:

3 Metriaclima Estherae

2 Machos Labidochromis Caeruleus

2 Pseudotropheus zebra albino

3 Pseudotropheus Demasoni

3 Pseudotropheus Saulosi

Cumprimentos

Nuno Rodrigues

Publicado:

Para essa bicharada toda 80cm é curtito. O estarem escondidos pode ser nesse caso resultado de um peixe mais agressivo.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Eu nunca tive mbunas tímidos, conseguem-se apanhar com a mão.

Existem várias razões para eles se esconderem ao verem alguem ou alguma coisa que mecha perto do aquário:

- Iluminação exterior que lhe cause confusão:

- O local onde estão;

- Outros factores que lhes causem stress e que tenham a ver com a aproximação de alguém.

Existem alguns truques para eles se habituarem às pessoas:

- Dar-lhes de comer na mão, se eles não vierem, deixá-los passar alguma fome até perderem o medo :D

- Mudar o aquário de local por vezes é o suficiente para eles perderem o medo.

cumps

João Magalhães APC #45

http://joalmag.blogspot.com/

Publicado:

Os meus nunca tiveram vergonha :D

Aliás parecem os cães quando sentem o dono a chegar a casa, sempre que eu entro na sala vêm todos ver se há tacho :lol::lol: .

Se eu ficar a olhar para o aquario há sempre um ou outro que fica a olhar de frente para mim.

No teu caso deve haver um factor qualquer que os stressa.

APC#136

Publicado:

Oi Pessoal,

a cena dos 1 montes de pedras emcada canto e ter um espaço livre no meio resultou,

pelo menos agora já andam mais "dados" e já aparecem muito mais vezes.

Obrigado pelas ideias.

Cumprimentos

Nuno Rodrigues