Recommended Posts

Publicado

Boas!

Há cerca de 2 meses reparei que o pH do meu aqua (240l brutos) tinha tendência para baixar, baixando cerca de .5 pontos por semana. Como medida correctiva introduzi uma pedra de calcário que como eu tinha esperado estabilizou o pH. No entanto algum tempo após verifiquei que o pH voltava a baixar da mesma forma. Medi o Kh e Gh e deparei-me com a seguinte situação : Kh - 0 ; Gh - 180 ppm. Passei a introduzir um produto que aumenta directamente o kh mas que, como é óbvio aumenta proporcionalmente e instantaneamente o pH pelo que não posso fazer grandes alterações de kH. O meu aqua visa manter as condições ideais para discus e como tal o gh está demasiadamente alto, quanto ao pH anda na casa dos 6.0 a 6.5 . A minhaa perguntaa são as seguintes :

Uma vez que a dureza está tão elevada não seria de esperar um ph mais elevado e mais estável?

Que rochas posso introduzir para aumentar o kh?

p.s.: Faço trocas parciais de 10% de 15 em 15 dias e o aqua é um plantado com adição de co2 caseiro...

Publicado:

Bom dia.

Para manter discus, ao contrário do que é muitas vezes falado, não é necessário ter pH tão baixo.

Os seguintes parametros servem:

6,5<ph<7,5 - 2<kh<8 - 10<gh<25

Os discus de criação Europeia são mantidos em niveis elevados.

Dentro destes padrões quanto mais elevados forem mais seguro é para ti pois a àgua fica mais estável.

Na minha opinião deves tentar mudar mais àgua, 10 % de 15 em 15 dias é muito pouco.

Caso os discus que tenhas sejam pequenos dificilmente crescerão muito.

Esforça-te e tenta mudar, no minimo, uns 20% por semana.

Caso isso aconteça vais ver que o Kh, aos poucos, vai aumentar e "logo" vai estabilizar mais o ph.

Repara na mensagem que aparece debaixo desta minha resposta 8)

Deverias tambem recolher num recipiente agua (da que efectuas as mudas), colocar lá dentro uma pedra difusora e deixá-la por 24/48 horas e depois testar ph, kh, gh.

Ao saberes estes valores é fácil "cozinhares" a àgua que desejas.

NUNCA (salvo excepções) mistures quimicos directamente no àqua, com Kh de zero é MUITO PERIGOSO.

Boa sorte com estes magnificos peixes.

Um abraço.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!