Recommended Posts

Publicado

Bom dia a todos

Vou ao Brasil, pelo preços que tenho visto é de facto mais barata a rocha viav lá, haverá possibilidade de conseguir trazer alguma na bagagem ?

Ou então a outra alternativa é que vou mandar vir uns contentores de material por barco, de que maneira será posivel fazer chegar cá ainda viva, ( tempo de viagem pelo menos 2 semanas ).

Obrigado desde já pelas vossas respostas.

Publicado:

Olá,

Penso que não conseguirás trazer nada, pelo moenos legalmente! De qualquer forma na minha opinião a RV do Brasil não é muito boa! É pouco porosa...

Abraço,

Diogo

Publicado:

penso que em duas semanas a rocha não chega viva mesmo que venha com agua.desde que ela viesse com algo para fazer circular a agua e um escumador a trabalhar,caso contrario vai apodrecer tudo.e depois quando abrir os contentores ve uma bela rocha fedorenta

Publicado:

Viva

No Brasil transportar ilegalmente qualquer ser vivo para fora ou dentro do país sem licensa é crime púnivel com pena de prisão...

Um colega meu americano trouxe 4 camarões em alcool de uma es~´ecie nova de Lysmata e não os pode descrever nem depositar num museu porque como não tinha licensa eram organismos colhidos de forma ilegal...

Será que vale mesmo o risco?...

Boas férias :wink:

RCalado

Publicado:

Boas

Eu emportei RV DO Brasil e as coisas não me correram lá muito bem porque na alfandega em Portugal complicaram mas quanto ao transportar não há problema desda que haja facturas.

A loja onde comprei até disse que podia enviar directamente para Portugal.

Estou a espera que a pessoa que me troxe a rocha me dê a direcção

Publicado:

No Brasil tem dois tipos de RVs ...as originarias de Recife que sao duras e as de Guarapari que sao beem porosas.

Creio nao valer a pena trazer RVs... pode ter problemas alfandegarios... ultimamente o IBAMA tá fazendo cerco inclusive as importadoras daqui.

Celso e-mail: celsois@ipaq.org.br

IPAq. Aquicultura e Aquariologia ao seu alcance. em www.ipaq.org.br

logo.gif

Publicado:
...ultimamente o IBAMA tá fazendo cerco inclusive as importadoras daqui.

Acho muitíssimo bem! Além do problema da exportação indevida e excessiva e da possiilidade de destruição do ambiente por esse lado, diria que o Brasil vive permanentemente uma situação de altíssimo risco (pela riqueza única da sua biodiversidade) quanto à introdução de espéceis não nativas.

Nós os portugueses fomos os primeiros a agredir essa biodiversidade pelo que temos, pelo menos, uma dívida moral quanto a este aspecto. :oops:

Infelizmente, hobbys como o nosso, podem se não houver responsabilidade ética, tornar-se autênticas ameaças à biodiversidade. Veja-se o caso da Caulerpa no Mediterrâneo.

Eu deixo a minhas podas a secar e deito no lixo!

Não percebo muito do assunto mas desconfio que se uma folhinha de C. taxifolia for parar ao Algarve, principalmente no Verão,... :wink::oops:

Publicado:

Regulamentar a coleta nos recifes está acontecendo em todo mundo... Vários paises estão diminuindo as coletas e investindo em estudos sobre impactos ambientais.

Um dos objetivos da ONG ao qual participo em um de seus braços (forum) é justamente a preservação de recifes de corais e estudo na manutenção e reprodução de organismos aquáticos.

Isso é uma tendencia irreversivel embora o hobby sinta o impacto inicial (ficamos uns 3 meses sem nenhuma importação)

http://www.coralreefnetwork.com/kona/impac...act/species.htm

Celso e-mail: celsois@ipaq.org.br

IPAq. Aquicultura e Aquariologia ao seu alcance. em www.ipaq.org.br

logo.gif