Discus e tubifex


azazel

Recommended Posts

Boas conpanheiros do "vício"

cá estou eu de novo com uma dúvida que me deixa preocupado. já li enúmeras vezes aqui no forum coisas como " tubifex cria parasitas nos Discus...", "atenção as larvas de mosquito vermelho..." e outros avisos do genero... estes referem-se a alimento vivo, certo? e os liofilizados, também são prejudiciais? É que um dos meus 3 Discus só pega no tubifex! :wink: tenho dado muito pouco mas mesmo assim tou com o receio.

 

fiquem bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

Particularmente considero que "bichinhos" de àgua doce "infestam" os discus de parasitas.

Nesse caso é como combater um incêndio com um lança-chamas.

Esse peixe é, provávelmente, de origem asiática, onde são alimentados com comida viva.

Vai-lhe dando artémia que ele habitua-se.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois mas ele não come tubifex vivo, come apena tubifex liofilizado. :)

e gostava de saber se também existe esse perigo contaminação.

 

mas vou experimentar artemia! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Para que entendas, eu considero o tubifex um alimento excepcional, mas….

O tubifex é uma larva “bentonica”, vive no lodo e chamar lodo é para não lhe chamar o que na realidade é, pois eles habitam em lavas de agua estagnada e com fundo lodoso.

Agora para dar um exemplo do que o tubifex liofilizado é capaz de fazer vou:

Da primeira vez que fiz criação de corydoras usei tubifex liofilizado para os acondicionar, (apesar de tudo continuo a achar que o tubifex é o melhor alimento para acondicionar corydoras para desova), o aqua ficou minado de sanguessugas, e isso é um animalzinho até fácil de detectar e de eliminar, o problema são os parasitas intestinais, que podem sobreviver ao processo de liofilização, os cistos de alguns vermes intestinas são muito resistente.

O que escrevi acima é fruto da minha dedução visto que não introduzi nada nesse aqua que pudesse vir contaminado, e como vale mas prevenir do que remediar, não aconselho ninguém a alimentar os discus com tubifex.

 

- Mariamena os discus que tu vês à venda nas lojas são de quase toda a parte menos da América do Sul de onde são originários.

-Azazel é melhor começares em pensar fazer uma desparasitação aos teus discus.

 

Fiquem quem

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Azazel e Maria.

Os vossos discus são os mesmos?

Só falei da possibilidade de o peixe ser Asiático pois dada a falta de Euros cada vez mais se veem peixes (discus) mais baratos dessa proveniencia.

Não sou contra os peixes Asiáticos pois sei que os MELHORES DISCUS DO MUNDO são lá criados.

ESSES OS IMPORTADORES NÃO COMPRAM.....SÃO BONS E CAROS.

Caso não seja indescrição podes-nos informar a proveniência desses peixes (loja), tamanho, variedade, tempo aí em casa, PREÇO?

Normalmente os peixes Alemães NÃO são alimentados dom este alimento e são receptivos a granulado, flocos, etc.

Cumpts.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é amigos, eu também não acreditava que os parasitas resistissem aos processos de congelação e liofilização mas depois de perder um Apisto Agassizi que estava espantoso, mudei de ideias... É que o único factor aqui também foi a alimentação, neste caso, larva vermelha congelada. A pergunta que se impõe é: O que é realmente seguro dar aos nossos peixes?

João Moreira

"Imagination is more important than knowledge" A. Einstein

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia João.

Eu dou aos meus peixes (discus), granulado para discus, papa caseira(figado, peixe, camarão, vegetais, etc.) e artémia.

Todos os bichinhos de àgua salgada são seguros.

Dependendo dos peixes que tenhas tens boas opções tendo uma "picadora Molinex" e, por expl., peixe, camarão, mexilhoes, lula, ameijoas, etc., etc..

Um abraço.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

João Machado esqueceste das verduras e do teu tempero famoso. Os meus Discus não pegam na comida com alho, mas os africanos adoram.

Um abraço, fiquem bem

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes desta crise com os meus Apistogramas tinha comprado Red plankton, a conselho de um lojista. Mas agora até isso tenho um certo receio de dar... Uma coisa é certa: acabou-se a larva vermelha e a dáfnia cá no aquário... As receitas caseiras têm apenas um problema que é o tempo para a preparação: entre as fraldas da bébé e as brincadeiras do rapaz já só sobra mesmo tempo para a manutenção geral...

João Moreira

"Imagination is more important than knowledge" A. Einstein

Link to comment
Partilhar nas redes sociais