Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal....

Alguem sabe se é possivel podar as valisnérias ? É que as que tenho estão bastante grandes e fica dobradas à tona da agua.

Se for possível podar poderiam dizer como o fazer ?

Discus Power !!

Cumprimentos,

João Lázaro

www.aquariofilia.online.pt

Publicado:

Olá João.

Quando as minhas Valisnérias começam a cobrir o aquário, simplesmente corto as pontas, não sei se será a forma mais correcta. Vamos aguardar mais opiniões...

Já agora gostava de saber se é possivel replantar as podas de valisnéria. Deve ser dificil porque não tem raizes...

Publicado:

Viva,

Eu corto as folhas o mais rente à raiz possivel.

As folhas quando são cortadas perdem-se.

Já agora gostava de saber se é possivel replantar as podas de valisnéria. Deve ser dificil porque não tem raizes

Não, as folhas morrem.

Publicado:

Olá

deves cortar as fohas pelo tamanho que desejares e que fique mais estetico.

deves sempre cortar "oblicuamente" e nao perpendicular à folha.

tal como foi dito as folhas morrem sendo a reproducao das valisnerias por runners.

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Publicado:

Viva João,

as folhas de valisnéria devem ser cortadas a cerca de 10 da raiz, caso sejam cortadas mais curtas a planta enfraquece. As folhas cortadas vão definhando gradualmente e já não afectam a planta.

Saudações aquariófilas.

Nuno reis

Publicado:

sorry,

quando disse 10 estava a referir-me a cm... naturalmente.

Saudações aquariófilas.

Nuno reis

Publicado:

viva, eu acho que que tem valisnérias não deve cortar, ou então fazer como diz o joão_m_gil.

Penso que tb pode ajudar aparar as raízes de quando em vez, isto vai fazer com que a planta não cresca tão rápido.

26675160.img.jpg

Publicado:

Viva,

as folhas de valisnéria devem ser cortadas a cerca de 10 da raiz, caso sejam cortadas mais curtas a planta enfraquece. As folhas cortadas vão definhando gradualmente e já não afectam a planta.

Mas cortando-as como dizes as folhas começam a ficar castanhas o que não é muito estético.

Publicado:

boas!

se cortarmos uma folha de vallisneria, nem que seja só a pontinha estamoa a cortar o meristema apical, sem o meristema apical a folha vai parar de crescer e de renovar as células, o que vai dar origem á morte da folha, por isso deve-se cortar o mais proximo da raíz para que a folha não fique ali a apodrecer.

abraços!

Categoria: Humano.

Publicado:

Boas e obrigado por todas as respostas....

O intuito do corte nem é pelo efeito estético mas queria aproveitar para fazer um tipo de replantação, será que dá para fazer ?

Discus Power !!

Cumprimentos,

João Lázaro

Publicado:
tal como foi dito as folhas morrem sendo a reproducao das valisnerias por runners

As folhas quando são cortadas perdem-se.

Não podes plantar folhas cortadas porque estas não ganham raízes...

A não ser que se possa cortar folhas com alguma raiz (mesmo em baixo, nas partes enterradas no areão) e voltar a plantar noutro ponto do aqua.

Alguém já experimentou?? :)

Abraços,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

viva, não dá para replantar, só as plantas de caule é que dá para fazer isso. A valisnéria propaga-se por runner's, apartir da própria planta.

26675160.img.jpg

Publicado:

Desculpem la o meu desconhecimento de plantas mas o que é isso dos runners ??

Discus Power !!

Cumprimentos,

João Lázaro

Publicado:

Boas!

Vai a www.tropica.com , dp nas plantas, coluna do lado direito, procura uma valisneria ( não escolhas a gigantea pq não da pa ver). Na imagens ves a planta principal e dp uma ligação para a 2 planta? É a isso q se chama runners. A multiplicação da planta dá-se assim.

Eu para colocar os novos pes, corto aquela ligação e planto a nova valisneria onde quero.

abraço

Publicado:

Olá

varenr056.jpg

um runner é tipo um ramo que sai da planta com um botao, de onde depois nasce uma nova planta.

na foto de cima podes ver uma planta mae com um runner e dois rebentos.

aqui tens outra planta de runners que é a sagittaria podes ver os rebentos claramente

varenr079.jpg

Atencao : apenas deve cortar a ligacao entre o rebento e a planta mae quando o rebento tem 2/3 da altura da planta mae.

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boas!

O meu aquario (150x40x70) está metade, prácticamente, preenchido com valisnérias.

Todas as semanas tenho de as cortar (se às vezes é oblíquo outras, nem por isso)! Porque, se não o fizesse, acabavam por se dobrar todas e impedir a passagem da luz para as plantas de fundo.

Apesar de as cortar com frequência, elas continuam a crescer e a reproduzir-se :?: ...parecem os coelhos do mundo vegetal ;)

Abraços

• 9 meses depois...
Publicado:

Realmente a valisneria spirallis é um exemplar mto bonito.

Quais os requisitos dessa planta em termos de luz e água?

Alguém tem uns pézinhos a mais que possa dispensar? :cry:

Um bocadinho de verde neste mundo cinzento e poluído

Publicado:
boas!

se cortarmos uma folha de vallisneria, nem que seja só a pontinha estamoa a cortar o meristema apical, sem o meristema apical a folha vai parar de crescer e de renovar as células, o que vai dar origem á morte da folha, por isso deve-se cortar o mais proximo da raíz para que a folha não fique ali a apodrecer.

abraços!

Bem a mim acontece-me isso com as minhas valisnérias,mas o meu marido tem outro tipo de valisnéria(suponho q é a gigantea) e elas são cortadas pelo os próprios peixes e elas continuam a crescer e não morre .

A minha dúvida é se elas estão bem pelo o tipo de valisnéria q é ou é por causa do corte q os peixes lhes fazem.