Recommended Posts

Publicado

Boa tarde

Nunca coloquei carvão activado no meu aqua de 200L.

Talvez esteja a precisar...

O carvão activado deverá estar sempre presente ou alguns dias por mês?

A mesma saqueta dará para quantas aplicações?

Para além de deixar a água mais clara, que mais tira o carvão activado?Algo que influencia as algas?

Grato pela atenção

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Publicado:

Tiver uma crise de cyano e usei o carvão activado como uma das armas de combate. Mantive-o desde então substituindo mensalmente.

As FAQs do "Reefcentral" dizem o seguinte:

""What good is carbon? Does it do the same thing as protein skimming?"

Activated carbon can remove organics and heavy metals from the water column, so in a way, it provides much of the same function that protein skimming does. For it to be effective, it needs to be changed on a regular basis, such as every few weeks, or once a month. Some people use it all the time, and others use it for a few days a month if they notice their water developing a yellowish tint, which may happen if soft corals are kept in abundance. These corals secrete organic chemicals that, among other things, may cause allopathy in sensitive stony corals. Many people run protein skimmers full time, and supplement with carbon when they feel it is necessary."

Publicado:

Excelente resumo Nuno.

Eu uso permanentemente e mudo de 2 em 2 meses . Aproximadamente uma bola do tamanho de uma bola de ténis por 200 litros.

As vantagens são :

- remoção de matéria orgânica e fenois ( torna a ´gua mais transparente e ajuda a aumentar o potencial redox)

- remoção de metais peasdos ( a longo prazo podem provocar "crash " ou "old tank sindrome")

- diminui as consequençias da guerra química à distançia entre corais adsorvendo toxinas secretadas

- diminui os efeitos de toxinas libertadas por certos organismos que morrem.

É muito importante a qualidade ddo carvão a utilizar. Deve ser granular e isento de fosfatos. Eu uso o da Kent Marine .

Cump.

Rui

Publicado:

Atenção a outro aspecto importante no carvão activado: parece que se não for substituído, depois de saturado, pode começar a largar de volta para a água algumas das coisas que entretanto fixou.

O motivo é simples e explica-se por analogia: tem mais propensão para fixar umas coisas do que outras por isso, em saturação, na presença duma substância "mais apetecível", por não ter "espaço" para a "encaixar", larga um pouco de uma que já tinha fixado e "agarra" na outra. Se a que largou for arsénio ou cobre já podem imaginar o estrago.

Publicado:

Bom dia

Mas a sua presença constante náo tita igualmente o Iodo? Adicionamos nós o Iodo, para este ser retirado?

Grato pela atenção

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Publicado:

Sinceramente não sei mas por exemplo o Randy Holmes-Farley que é a referência na química da aquariofilia de recife não adiciona Iodo.

O aquário do Rui Ferreira de Almeida, poucas mudas leva e usa carvão activado como ele explicou.

Se está carente de algum elemento então quero um aquário tão carente como o dele!!! :D

Publicado:

:D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D