Nuno Vareda Publicado Dezembro 17, 2005 Publicado Dezembro 17, 2005 Boas, Juntei-me a este espaço há pouco mais de 2 semanas...e desde essa altura tenho vindo a ganhar gosto por este hobby. Ao ponto de neste curto espaço de tempo ter construido um Nano Aquario 20x20x20 portanto de 8 litros... Comprei há 3 dias um Betta para dar vida ao nano...e para ver se consigo ficar realmente "viciado" ao ponto de comprar um "aquas" maior...mas hoje deparei com o meu betta a ter um comportamento ... estranho...pelo menos para mim...que sou um novato nestas andanças...e como não quero ficar na duvida decidi colocar este post e aguardar que alguns de vós ...já mestres nestas lides...possam opinar ... Portanto O Comportamento que eu verifiquei foi o de o Betta abrir...por completo as barbatanas...e em conjunto abrir uma parte que fica junto ás guelras...será este comportamento normal!? Ou será o indicador de alguma doença ou carência de algo!? Consegui captar um desses momentos e espero que consigam identificar pela foto... Setup: - Nano de 8 litros - Temp. 25-26º - Ph. 6,5 7,0 - substrato turfa - Musgo de Java - Rocha vulcanica não tenho qualquer tipo de filtro. Foto:
Tkdragon Publicado: Dezembro 17, 2005 Publicado: Dezembro 17, 2005 Viva!!! Nuno desde já bem vindo ao mundo da aquariofilia. Em relação ao Betta não tem nenhum problema isso que ele faz e uma posição de ataque visto o Betta ser um peixe criado na Tailandia para lutar entre sim, ele fica assim porque deve ver o reflexo dele no vidro e pensa que é outro macho que ai está, por isso já sabes não deves juntar 2 machos Bettas senão irão lutar até a morte. Abraços e boa sorte.
Nuno Vareda Publicado: Dezembro 17, 2005 Autor Publicado: Dezembro 17, 2005 Ufa!...Isto de ser novato...tem muito que se diga! Obrigado Tkdragon, agora fiquei muito mais tranquilo... Fico ainda com uma duvida e agradecia se a conseguisses responder, será aconselhavél, colocar + uma fêmea neste nano!? Gostava de tentar completar o ciclo de reprodução desta especie para aprender....e para ...convençer a minha esposa a deixar colocar um aquario com umas dimensões mais adequadas... ... Ista da vida de casado tem as suas particularidades!!!
Tkdragon Publicado: Dezembro 17, 2005 Publicado: Dezembro 17, 2005 Olá Nuno; Não sou a pessoa mais indicado pra te aconselhar na reproduzão do betta embora tenha um nunca pensei em reproduzir mas penso que são necessárias algumas tecnicas visto o macho também atacar as femeas aconselho-te a meteres um tópico nos peixes e invertebrados porque costumam lá estar criadores de bettas deixo-te aqui um link interressante onde podes tirar algumas dúvidas, infelizmente não estou muito a vontade no que respeita a bettas talvez um dia destes tambem tente reproduzir o meu embora tenha que conjugar tudo visto ter 5 aquas em casa e ter alguns já com reproduções de outras especies e as vezes não é fácil gerir tudo. Pois tambem sei isso de convencer as mulheres felizmente como podes ver já convenci a minha agora ela é tão apaixonado pela aquariofilia como eu se poder ajudar em mais alguma coisa e só dizer. http://www.aquallun.com.br/bettas.htm Abraços
Joao Machado Publicado: Dezembro 17, 2005 Publicado: Dezembro 17, 2005 Boa noite. Nuno bem vindo ao "Hobby". convençer a minha esposa a deixar colocar um aquario com umas dimensões mais adequadas... ERRO de estratégia...Compravas um de uns 500 Lt que elas depois facilmente deixam comprar os de 8 Lt. O teu aqua não parece ter qualquer FILTRO, certo? Terão de haver muitas mudas de agua Informa-te sobre os filtros e a "ciclagem", faz pesquisa Um abraço. JPM "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
matrix69 Publicado: Dezembro 18, 2005 Publicado: Dezembro 18, 2005 Em relação ao Betta não tem nenhum problema isso que ele faz e uma posição de ataque visto o Betta ser um peixe criado na Tailandia para lutar entre sim atenção que este peixe é agreciso por natureza para com os seus semelhantes machos porque é maneira de definirem os seus territorios e não por serem criados na tailandia o Homem é que se aproveitou dessa caracteristica do peixe para promover combates tal como faz com outros animais tais como caes e galos.
Regal Publicado: Dezembro 19, 2005 Publicado: Dezembro 19, 2005 Tentando a reprodução do Betta, nunca vais conseguir convencer a esposa a adquirir um aquário de 500 litros, pois os aquários de reprodução de Bettas são exactamente do tamanho do que tens. Para começar a reproduzir os Bettas tens que estar disposto a fazer alguma alterações no teu aquário, vou-te indicar os 1ºs passos, se estiveres interessado em continuar, chuta que eu ajudo-te: 1ºs passos: Tirar tudo de dentro do aquário e colocar só troncos, bastantes e pequenos, um objecto flutuante (esferovite, por exemplo) com uma base de 6x6 cm e um termóstato de baixa potência (25 watts) e manter a temperatura a 26º C. Por baixo do aquário tens que ter algo negro (cartolina por exemplo). Colocar o nível de água a 7-8 cm. Arranjar mais 2 aquários, um para as fêmeas (duas pelo menos) e um para depois colocares o macho quando os pequenos nascerem. Se quiseres mesmo ir avante convém arranjares mais 2 aquários com bastante superfície para depois separares os pequenos (depois saberás porquê). Após fazeres estas alterações, diz.
Regal Publicado: Dezembro 19, 2005 Publicado: Dezembro 19, 2005 AAHH! E ele estava de guelras abertas, porque estava a ver-se ao "espelho". :D E porque está bem de saúde. Se não estivesse, em vez de abrir as guelras e fazer frente ao seu "clone", simplesmente escondia-se com medo dele.
Recommended Posts