Recommended Posts

Publicado

boas,

vou montar um filtro 2213 da eheim novo num comonitario, que estou a pensar em colocar as seguintes massas filtrantes:

de cima para baixo,

:lol: lá de vidro- (fornicida com o filtro)

:roll: biobools

:evil: lá de vidro- (fornicida com o filtro)

:cry: ceramica

:x esponja azul- (fornicida com o filtro)

esta bem constituido?

já agora, o aquario tem 113ltr.

Publicado:

e se coloca-se lã de vidro no espaco das biobools?

achas que ficava melhor?

abraco

Publicado:

Dependendo do tipo/quantidade de peixes que vais por, se vais ter muitas plantas, quais plantas ponha-lhe carvão ou esponja.

Publicado:

num plantado eu nao punha nem carvao nem zeolite nem nada desses produtos, pois vão retirar mtas substancias necessarias as plantas para alem do carvao so te durar 2 ou 3 semanas depois começa a devolver as (palavra censurada) ao aquario, ja o zeolite pode te durar 6 a 8 semanas, digam os vendedores o que quiserem mas é assim mesmo a duração desses produtos. poe no cesto de baixo: ceramicas e por cima esponja azul, cesto de cima: micromec(jbl) ou algo parecido para colonias de bacterias e por cima a lã. este setup dura pelo menos 1 ano para o micromec e muito mais para as ceramicas, fazendo uma filtragem biologica/mecanica muito boa. Tenho isto num heiem pro2 2026 e funca as mil maravilhas, para um densamente plantado e com muitos peixes(+- 40 peixes, comunitario) de 240 litros e 150watts de luz.

Publicado:

Convém ter em atenção que existem dois tipos de cerâmicas, com diferentes funções:

a normal (como o EHEIM EHFIMECH) para filtragem mecânica, e a acolocar no cesto de baixo.

A porosa (como o EHEIM SUBSTRATpro) para filtragem biológica e a colocar no cesto seguinte.

O carvão activado só deve ser usado por pouco tempo e em situações pontuais (retirar medicamentos da água, por ex.)

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:

Não confundir zeolite com carvão activado, são completamente diferentes na sua função. A zeolite pode até ter bastantes beneficios quer para permitir colocar peixes mais rapidamente no aquario, controlar niveis de amónia devido a mortes inesperadas de peixes, etc..., para além de poder ser utilizada como filtragem biologica, devido á elevada porosidade.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

td bem,

mto obrigado pela ajuda que teem dado,

ART ART

o filtro que tenho é um eheim 2213 classic e este nao tem cestos, tem um balde onde metemos as massas todas juntas.

paulo duarte

as ceramicas que tenho sao aqueles cilindros da eheim com o buraco no meio, agora nao sei qual é o tipo da ceramica

Just_me

este zeolite tambem o tenho de tirar passado 3 messes?

abraco

Publicado:
as ceramicas que tenho sao aqueles cilindros da eheim com o buraco no meio, agora não (palavra corrigida) sei qual é o tipo da ceramica

Essas são o EHFIMECH. Servem para reter sólidos, sem entupir a filtragem: Convém colocares também algumas cerâmicas porosas para promover a fixação de bactérias

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:

Boas Paulo

Tenho o mesmo filtro no meu aquario e coloquei o Efisubstrato Pro da Eheim para alem das ceramicas e da esponja que vem com o filtro.

Convem que utilizes uns sacos para separa as massas filtrantes ou simplesmente e mais barato umas meias de senhora, facilita nas limpezas do filtro

Espero ter ajudado.

Abraço

Pedro Rodrigues

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!