carlluchi Publicado Dezembro 16, 2005 Publicado Dezembro 16, 2005 Uma questão que me preocupa é o custo do consumo electrico,será que alguem poderia me dar uma idea do custo mensal da factura electrica. Aqua de 350 litros +/- 4 bombas escumador resistencia lampadas. Obrigado Bears Home - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=43435 Webcam - Online http://carlluchi.camstreams.com
Oinq Publicado: Dezembro 16, 2005 Publicado: Dezembro 16, 2005 tudo isso depende do consumo electrico de cada equipamento, tens acesso a esses dados? potencias das bombas e lampadas... Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
octopus Publicado: Dezembro 16, 2005 Publicado: Dezembro 16, 2005 Boas, Carluchi, Faz a soma de Watts de todo o equipamento que tens. Quando atingires 1 KW, quer dizer que estás a gastar 1000 W por hora. Deve ser muito difícil para um aquário com essa configuração gastares 1 KW / h. Penso que a EDP está a cobrar +- 10 cêntimos por KW. Abraço
Diogo Lopes Publicado: Dezembro 16, 2005 Publicado: Dezembro 16, 2005 Olá, No meu aquário tenho um total de Lâmpadas HQI´s - (2x250W) - 500W - ligadas 8 horas Lâmpadas PC´s - (2x36W refúgio 1 + 2x36W refúgio 2 + 4x9W + 2x18W) - 216W - ligadas pelo menos 14 horas Lâmpadas T5 - (2x80W) - 160W - ligadas 10 horas Lâmpada UV - 30W - ligada 24 horas Bomba Retorno - 85W - ligada 24 horas Bombas Internas Tunze - (2x44W + 62W) - 150W - ligadas 24 horas Bomba UV - 18W - ligada 24 horas Bomba Alimentação Escumador - 65W - ligada 24 horas Bomba de Alimentação Refúgio superior - 18W - ligada 24 horas Neste momento estou sem refrigerador, mas este terá pelo menos 600W. Assim não será dificil num aquário com 175x50x60 cm ter pelo menos durante 8 horas consecutivas um total de 1242W, e 24 horas por dia 366W. E nestes valores não estou a contabilizar um refrigerador! Espero que não se assustem, mas umas contas feitas por alto dá-me algo como 45 euros por mês só para o aqua! Uma vez que tenho tarifa bi-horária e as lâmpadas estão ligadas à noite, o valor é um pouico mais baixo... Abraço, Diogo
João Cotter Publicado: Dezembro 16, 2005 Publicado: Dezembro 16, 2005 Este é uma das áreas mais infelizes do nosso hobby. O preço da electricidade no nosso país não ajuda nada. Oxalá a liberalização do mercado introduza algumas melhorias neste aspecto. Pelos meus cálculos, o meu consumo de electricidade (só para o aquário e seus equipamentos) estimo que ronde não menos que 60 euros/mês. Sim, é um exagero. (o meu setup está nas fichas pessoais de aquários - estamos a falar de cerca de 1100 litros de água no total) João Cotter If you're not part of the solution, you're part of the precipitate http://www.bioaquaria.com http://www.facebook.com/bioaquaria
Nuno Prazeres Publicado: Dezembro 16, 2005 Publicado: Dezembro 16, 2005 Atenção que a tarifa bi-horária baratucha só se aplica entre a partir das 23 até às 9 ou das 22 até às 8 consoante estamos na hora de Verão ou Inverno. No limite as HQIs ligariam precisamente essas 10 horas para minimizar custos mas quem é que quer um aquário às escuras todo o dia? Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
Diogo Lopes Publicado: Dezembro 17, 2005 Publicado: Dezembro 17, 2005 Olá Nuno, As HQI´s no meu aqua acendem às 8 da noite! Normalmente chego a casa por volta das 19 e raramente estou em frente do aqua antes da hora de jantar, por isso achei que era o melhor horário que me permite ter o aqua aceso quando efectivamente estou em casa e na sala. Abraço, Diogo
Nuno Prazeres Publicado: Dezembro 17, 2005 Publicado: Dezembro 17, 2005 Faz todo o sentido! Admito é que seja importante para a saúde do aquário que a sala não fique iluminada durante o dia o que pode ser chatinho para a família. Outro aspecto muitíssimo importante a considerar na electrificação é a qualidade das ligações. Há para aí muitos castelos de fichas triplas que são um convite ao curto circuíto que, já se sabe, vai acontecer precisamente dois minutos depois de se sair de casa para um fim de semana fora ou umas feriazitas. Finalmente há que ir ao quadro eléctrico e verificar quantos Amperes suporta o dijuntor ou dijuntores que comandam as respectivas tomadas (quanto aos meus são ou de 10 e de 16A). Aí pega-se no valor máximo de watts do aquário (tudo ligado) soma-se outro equipamento que esteja no mesmo subcircuito e divide-se por 220. Se der um número próximo ou superior à amperagem do dijuntor estamos mal porque uma sobrecargazinha ou oscilação de voltagem pode fazer disparar o dito o que pode ser catastrófico. Exemplo: o meu aquário deverá consumir com tudo e mais alguma coisa ligada em simultânio incluindo o chiller que ainda não existe algo como 1200 watts. Se ligar um aquecimento a que tenho por cá (1400w) numa tomada do mesmo sub-circuito, fico com 2600 watts que, divididos por 220 (tensão mínima da rede), resultam em 11,81 Amps. Ou seja: tenho de trabalhar com um dijuntor de 16 A e nunca de 10 A se não quero arranjar problemas. Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
A l e x a n d r e Publicado: Dezembro 17, 2005 Publicado: Dezembro 17, 2005 Este é uma das áreas mais infelizes do nosso hobby. O preço da electricidade no nosso país não ajuda nada. Oxalá a liberalização do mercado introduza algumas melhorias neste aspecto. Concordo... em parte. Se formos fazer bem as contas ao que se gasta em corais e material, o preço da electricidade é uma gota no oceano, principalmente se estivermos a falar de corais duros. Mesmo quando o investimento acaba há sempre qualquer coisa a melhorar ou aquele equipamento novo que saiu e que queremos experimentar, enfim nunca mais acaba se não quisermos. A vantagem com os corais é que se pode chegar a casa e dizer: "olha querida, já viste o coral que o joão me deu? lindo não é?" Infelizmente com a conta da luz este cenário é altamente improvável. Em relação à liberalização do mercado até pode vir a ser bom mas se fizerem o mesmo que as petroliferas fizeram vai ser ainda pior. Só uma achega relaitavemente às instalações eléctricas. O ideal é ir buscar a alimentação directamente ao quadro e fazer um quadro dedicado ao aquário, com fusíveis e contactores para as HQIs e como é óbvio ligação à terra. De resto é seguir tudo o que o nuno disse. A l e x a n d r e Aluga-se este espaço.
octopus Publicado: Dezembro 17, 2005 Publicado: Dezembro 17, 2005 Boas, Concordo com quase tudo o que foi dito. Quase...... ! No projecto que vou iniciar, a alimentação vem directamente do quadro geral e vai alimentar um pequeno quadro junto ao sistema. Este quadro vai ter dois disjuntores. Um para as tomadas de iluminação e outro para as restantantes tomadas. Regra dos electricistas : Iluminação - 10 A, Tomadas para equipamento - 16 A. Quem me deu esta informação, foi o electricista do Belenenses. Ele lida com baixa e média tensão. Deve perceber um pouco do assunto, não ? Quanto aos cabos de alimentação, 1.5 para iluminação e 2.5 para tomadas. Além dos disjuntores, vou colocar também uma protecção por diferencial a 30 miliamperes. No caso das HQI, verificar sempre se, além da reactância e do ignítor, lá está o condensador. No caso de não ter, colocar um. Com condensador, o pico de energia no arranque é menor, logo, menos custo. Além de que, prolonga a vida útil das lâmpadas. Abraço
octopus Publicado: Dezembro 17, 2005 Publicado: Dezembro 17, 2005 Esqueci-me de referir um pormenor. Quanto à ligação terra, há quem ache que numa casa, só alguns equipamentos como: frigorífrico, placa e forno, máquinas de lavar, precisam de terra. Eu em casa, tenho todas, TODAS, as tomadas com ligação à terra. Não nos proteje só a nós, mas, protege qualquer equipamento. Terra ....... sempre !
lpsimaof Publicado: Dezembro 17, 2005 Publicado: Dezembro 17, 2005 .... Regra dos electricistas : Iluminação - 10 A, Tomadas para equipamento - 16 A. .... Abraço Não é a regra dos electricistas, é o Regulamento Eléctrico para baixa tensão que assim o obriga. Cego é aquele que não quer ver
octopus Publicado: Dezembro 17, 2005 Publicado: Dezembro 17, 2005 Pois !!!! Se é regra ou regulamento, não sei. Mas, pelos vistos, está correcto. Assim ainda fico mais descansado. Obrigado pela correcção. No entanto, já vi em espaços comerciais, ( 2 cafés aqui ao pé da minha casa ), quadros com disjuntores de 10 amperes a alimentar tomadas, imagine-se........ para arca dos gelados, balcão frigorífrico e microondas, tudo isto " empoleirado " num só disjuntor de 10 A. Até eu que percebo pouco da matéria, sei que está pertinho de uma bomba relógio. E...... sem protecção alguma. Abraço
Nuno Prazeres Publicado: Dezembro 17, 2005 Publicado: Dezembro 17, 2005 .... Regra dos electricistas : Iluminação - 10 A, Tomadas para equipamento - 16 A. .... Abraço Não é a regra dos electricistas, é o Regulamento Eléctrico para baixa tensão que assim o obriga. pois mas se o regulamento datar por exemplo de 1998 é certinho que uma casa de 1997 não o cumpre Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
Oinq Publicado: Dezembro 17, 2005 Publicado: Dezembro 17, 2005 Pois !!!! Se é regra ou regulamento, não sei. Mas, pelos vistos, está correcto. Assim ainda fico mais descansado. Obrigado pela correcção. No entanto, já vi em espaços comerciais, ( 2 cafés aqui ao pé da minha casa ), quadros com disjuntores de 10 amperes a alimentar tomadas, imagine-se........ para arca dos gelados, balcão frigorífrico e microondas, tudo isto " empoleirado " num só disjuntor de 10 A. Até eu que percebo pouco da matéria, sei que está pertinho de uma bomba relógio. E...... sem protecção alguma.Abraço Enganaste, assim tá com proteccção redobrada...se o cabo suporta 16 e ta limitado a 10 no dijuntor, ta com maior protecção... Actualmente pagamos 0.12€ por Kw/h, quem tem Bi-horário, paga 0.065€ por Kw/h em horario de vazio. Quanto ao Bi-horário, depende se tens um ciclo diario ou um ciclo semanal com a condicionante de verão ou inverno, convido-vos a verem aqui http://www.edp.pt/index.asp?LID=PT&MID=1&O...ID=0&CID=402614 esse mesmo horário. Actualmente e supostamente a EDP forneçe 230V ( +/- 10% ) e não 220V. Uma coisa que normalmente as pessoas desconhecem... os dijuntores estão nos quadros electricos para proteger os cabos, e nunca as pessoas ou equipamentos, para isso existem os interruptores diferenciais... Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
Oinq Publicado: Dezembro 17, 2005 Publicado: Dezembro 17, 2005 O Regulamento de Segurança de instalações electricas de utilização de energia electrica data de 26 de Dezembro de 1974 ( decreto lei 740/74 ) Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
Nuno Prazeres Publicado: Dezembro 17, 2005 Publicado: Dezembro 17, 2005 Oinq: Obrigado pela informação O meu multímetro dá tipicamente 230/231 em Lisboa e 219/220 na Ericeira. Acho que a EDP distribui de forma não uniforme. Quando recomendo dividir os watts totais por 220 e não por 230 para chegar aos amperes é para ser mais conservador. 10% de 230 é 23 por isso está lá (até se deveria dividir por 217). Entretanto se o tal regulamento é de 74 isso é óptimo. Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
octopus Publicado: Dezembro 18, 2005 Publicado: Dezembro 18, 2005 Boas, Oinq, obrigado pelo esclarecimento. Já aprendi mais alguma coisa. Quando falei dos 10 amperes, eu sabia que a protecção era maior. No entanto, se num café o disjuntor dispara, ( e dispara, nos casos dos cafés que citei, várias vezes por dia ), o estrago pode ou não acontecer. Num aquário de recife, imagine-se que vamos passar o fim-de-semana fora. Na noite de 6ª para Sábado o disjuntor dispara. Chegamos a casa no Domingo e como está o aquário ? Catástrofe. Quanto ao diferencial, sei qual é a função, mas, tenho uma dúvida. O tipo que me fez o quadro, colocou os diferenciais antes dos disjuntores. Ao testar, os disjuntores não disparavam, mas, sim, os diferenciais. A ligação é correcta ? O tal electricista até me ofereceu um aparelho de medida de pinças para medir a amperagem nos cabos de fase. Nos testes que fiz, dava-me uma leitura entre 10.4 A e 11.8 A nas fases dos três circuitos. Suponho eu que se tivesse disjuntores de 10 amperes, disparavam. Certo ? Esclarece-me estes pontos, por favor. Obrigado e abraço.
Oinq Publicado: Dezembro 18, 2005 Publicado: Dezembro 18, 2005 A ligação é correcta ? O tal electricista até me ofereceu um aparelho de medida de pinças para medir a amperagem nos cabos de fase. Nos testes que fiz, dava-me uma leitura entre 10.4 A e 11.8 A nas fases dos três circuitos. Suponho eu que se tivesse disjuntores de 10 amperes, disparavam. Certo ? Esclarece-me estes pontos, por favor.Obrigado e abraço. Sim a ligação está correcta, na verdade no meu quadro em casa eu tenho o diferencial que todos temos ( aka EDP ) de seguida tenho 1 diferencial para iluminação e um para cada circuito de tomadas, de seguida tenho então os dijuntores de protecção à cablagem; mas os interuptores diferenciais podem estar antes ou depois dos dijuntores, é indeferente... por norma metem-se antes para permitir teres 1 interruptor diferencial para varios dijuntores, dado que assim permite-te poupar interruptores diferenciais ( 60 ou 70€ cada ). Os dijuntores obdecem a uma curva de disparo; um dijuntor de 10A se meteres lá 12, ele aguenta durante um determinado tempo, findo este ele dispara então; essa curva de disparo varia de dijuntor para dijuntor ( fabricante ) e vai-se alterando com o tempo ( quase insignificativamente, mas altera ). O que o interruptor diferencial faz é analisar a corrente que passa na Fase com a corrente que volta no Neutro, se essa diferença for maior que o calibre dele ( por defeito de isolamento em algum equipamento, por ex. ) ele dispara protegendo as pessoas que contactam com esse mesmo equipamento. Bem, a conversa já vai longa, mas quando nos pomos a conversar sobre o que gostamos, é o que acontece... Um abraço Nuno Leitão Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
octopus Publicado: Dezembro 18, 2005 Publicado: Dezembro 18, 2005 Boas, Nuno, mais uma vez, obrigado pela explicação. Os disjuntores que tenho, (me foram aconselhados), são da Hagger. Dizem que são bons e eu, de facto, nunca tive problemas. Abração Paulo
Oinq Publicado: Dezembro 19, 2005 Publicado: Dezembro 19, 2005 Eu tenho um bocado a pancada do equipamento siemens, é excelente material a nivel tecnico; mas Hager sem duvida que tem a melhor relação preço qualidade, até por ser o mais vendido, logo o preço é bastante bom, mas mesmo a nivel tecnico fica a frente de bastantes outras marcas :D ( o dijuntor que me protege o escritorio é Hager :D ) os restantes Siemens, assim como todos os interruptores diferenciais :D Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
Recommended Posts