Francis M Publicado Dezembro 14, 2005 Publicado Dezembro 14, 2005 Boas!!! Tenho 2 discus no meu aquario hà cerca de 11 dias e tenho notado nos ultimos 3 dias que os dois se coçam varias vezes por dia nas plantas. Dirigi-me então a uma loja "dita" especializada... mas pouco me esclareceram... de qualquer forma disseram-me que poderiam ser parasitas das guelras, que levasse um medicamento que me deram na altura... medicamento este que teria efeito imediato... Apliquei então o medicamento e passadas quase 30 horas os meus dois exlibris continuam com as "coçadelas nas plantas". Depois disto posso ainda dizer q os dois peixes se apresentam com a coloração normal (pelo menos continuam bastante coloridos), não vêm à superficie com dificuldades respiratorias, continuam a comer (não tanto o granulado mas de resto comem tudo), são um pouquinho assustadiços qd me aproximo do aquario, os valores da agua estão correctos para Discus e a temperatura está nos 29 cº já q mantenho algumas especies de plantas q n suportam uma temperatura maior. Agradecia um comentario ao meu problema, se é q é um problema. Tenho pouca experiencia com Discus mas tenho bastante vontade de aprender cada vez mais. Obrigado! Francisco Miranda
Michael Publicado: Dezembro 14, 2005 Publicado: Dezembro 14, 2005 Ola.... Eu tb tou começar com discus e por enqt nao tenho razoes de keixa, assim como com aquario plantado.... O k eu te vou dizer pode ser uma barbaridade, e no k concerne com discus nao faço a minima ideia se isto é aconselhavel. Com outros peixes k tenho, qd surgia esse roçar nas plantas e nao só acrescentava um bocado de sal na agua e dp paravam de roçar.. isto é verdade, mas pra discus nao sei...nao sou expert, cada um diz uma coisa, cada um com a sua teoria... Mas é pra isso k este tipo de foruns existe, e olha ca ta:P K discus tens, tamanhos, e isso? Já agora gostava de saber eheh.. Fica bem Abraço Michael Almeida acromikey@gmail.com acromikey@hotmail.com Michael Almeida
Joao Machado Publicado: Dezembro 14, 2005 Publicado: Dezembro 14, 2005 Boa noite Francisco e Michael. Efectivamente essa "coceira" é sinonimo de existência de parasitas na pele. Podes combatê-los com um desparasitante como por exemplo o Sterazin da Waterlife. Atenção que normalmente esses desparasitantes contêm formol que é mal tolerado por peixes sem escamas como corydoras, botias, etc. Efectivo também é o Praziquantel que encontras nos medicamentos veterinários Droncit, Zypiran e Tenil Vet (NÃO PODEM SER AS VERSÕES PLUS). Aplicas no aqua, previamente dissolvidos num pouco de àgua, 250 Mg de PRAZIQUANTEL (principio activo) para 100 LT de àgua. Ao 5 e 6 dia efectua umas boas mudas de àgua (20% de cada vez). Ao 7º dia repete a dose. Deverias ao dia 12 e 13 efectuar de novo mudas e repetir o tratamento ao dia 14. O Praziquantel è bastante seguro MAS CARO. Um abraço. JPM "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
Recommended Posts