Recommended Posts

Publicado

Aconteceu o que não esperava, o meu Discu dominante saltou ontem do aquário. A sorte é que a minha namorada estava em casa e rapidamente o colocou dentro do aquário.

Não me parece que tenha alguma ferida grave e 10 minutos depois do sucedido comeu bem.

O que estranho é que se assustam imenso e tenho receio que aconteça sem ninguém em casa, será morte certa e também não gosto de tapar os aquários por causa das trocas gasosas.

Penso que este stress seja causado por iluminação a mais, porque é um aquário plantado, além de ter o nivel de água baixo (25 cm).

Praticam alguma técnica para manter os Discus calmos, ou será algum factor momentâneo que provoca este stress?

Publicado:

Boa tarde Ricardo.

Esses sustos acontecem mas será só isso....

Não há sintomas de "nada de especial"?

Com o aqua destapado, mais tarde ou mais cedo, vais ter uma surpresa desagradável :) .

Um abraço.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

Não me parece que haja nada de especial. Eles andam muito activos e sempre a lutar entre eles por um "lugar ao sol". Eu tinha o aquário coberto de lentilha e retirei-a quase toda o que provoca uma luminusidade mais forte. À partida será a causa.

Neste momento também me parece que o aquário seja pequeno para 5 Discus com o tamanho deles (12-14 cm - não sei avaliar bem), 145 litros, mas a intenção é identificar um pseudo casal destes 5 e passá-lo para um aquário com 95 litros que tenho para o efeito. Aliás, já estão 2 Discus noutro de 95 litros, ou seja, é um aquário de 200 litros dividido em 2 partes.

A intenção é ficarem só 3 Discus, que penso que sejam 3 machos (2 Snake Skin Azuis e 1 Marlboro Red) :wink: no aquário de 145 litros.

Os casais que penso que tenha são 1 casal de Red Scribbelts e um de Red Scribbelt x Marlboro Red, mas ainda não há certezas.

Onde ele saiu do aquário tinha uma placa de xisto no canto o que provocou uma pseudo rampa de lançamento para fora do aquário. O Discu parece-me bem, tens uma feridas muito pequenas mas parece que não está nada incomodado e parece que estão a melhorar excelentemente bem. De um dia para o outro quase desapareceram. Presumo que ele esteja bastante saudável, até pelo seu tamanho e corpolência.

Publicado:

Provavelmente foi de teres tirado a lentilha e terem ficado com luz a mais... Aconteceu-me o mesmo com os meus Oscares... Tinham uma camada que cobria a superficie do aquario toda e quando a retirei, no dia seguinte começaram os 2 á porrada... E são um casal. Passado uns 4 dias de porrada e se terem esgatanhado todos acalmaram e viraram as atenções para os synodontis e para o pleco. Entretanto as plantas foram tapando a superficie e eles voltaram ao normal.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Publicado:

boas

quando fizeste a ultima mudança de agua ?

eu fiz uma e os meus discos apanharam o edimio ( acho que se escreve assim) por causa do cloro e da diferença da temperatura.

ve se nao teem umas manchas brancas no corpo

Publicado:

Boas

Regal

O que eu acho é que deves tapar o Aqua, pois de outra forma será práticamente certo que mais tarde ou mais cedo, vais ter os Discus cá fora.

Um Abraço

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Publicado:
boas

quando fizeste a ultima mudança de agua ?

eu fiz uma e os meus discos apanharam o edimio ( acho que se escreve assim) por causa do cloro e da diferença da temperatura.

ve se não (palavra corrigida) teem umas manchas brancas no corpo

Não, os Discus estão bastante saudáveis.

Ya, parece que vou mesmo que colocar tampas, mas não gosto mesmo nada!!!!! :wink::oops::lol:

Já estão mais calmos, pois coloquei uma camada de Riccia num dos lados do aquário, claro que agora não saiem debaixo da Riccia a não ser o que saltou cá para fora que continua a apresentar-se bastante melhor, aliás, eu diria que nem foi ele que foi parar ao chão, que esteve a estrabuchar no chão enquanto a minha namorada me telefonava a perguntar o que deveria fazer e que depois foi agarrado com um pano e colocado dentro do aquário.

Pois, mas ao fim de 10 minutos já comeu a sua papinha de coração de boi que não dispensa de maneira nenhuma. Acho que mesmo todo torcido o gajo tinha que mamar a papinha.

Manuel, está tudo bem! Então e os teus? Já cresceram? Abraço!

Publicado:

Boas

Está tudo Bem, e os Discus estão a crescer.

Dentro de mais ou menos 1 mês penso que estaram em condições de vender.

Abraço

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg