Recommended Posts

Publicado:

Boas

Tens um casalinho! :wink: E pelo aspecto dessa fêmea devem estar uns ovitos lá dentro... :wink: Experimenta pôr uma mop para ver se põem alguma coisa.

Esta é a foto do pai dos teus peixes. Os Rivulus parecem quase desprovidos de cor mas experimenta pôr um fundo escuro atrás deles e apontar-lhes uma lâmpada e vais vê-los em todo o seu esplendor!

lungi_HR.jpg

Se precisares de ajuda na incubação de possíveis ovos avisa.

Um abraço

Ricardo Nuno Santos

Ricardo Nuno Santos

APK-72 SAA-109 KT-40

KCA-29 GAK-38 AG-2 SEK-219

Lista de Espécies e Fish Room:

http://killies.no.sapo.pt

(Última actualização: 24/10/2007)

Publicado:

Tão lá fora no terraço num aquario com austrolebias, mas pela revisão que fiz ao tópico vou buscá-los e ponho-os cá dentro com uma ou 2 mops.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Publicado:

Boas

Eu tou a preparar as coisas para pôr alguns Rivulus no exterior... podes lá manter os bichos, mas nunca te esqueças de tapar bem o recipiente onde estão! Como dizia o Alberto Reis no outro dia em que conversavamos sobre os Rivulus: "Aquário blindado! O mais pequeno buraquinho e saltam fora!" E eu há um ano atrás tive essa experiência desagradável!!!

Ricardo Nuno Santos

Ricardo Nuno Santos

APK-72 SAA-109 KT-40

Publicado:

Já estão dentro de casa, num "aquario blindado".

Puz lá uma MOP, vmos ver se realmente poem. Amanhã ou daqui a pouco já vou fazer mais umas para ver se ele encontra refugio da fêmea como dizes...

Caudatas do it better.
banner.jpg

Publicado:

Aí quem procura o refúgio vai depender... se têm os 2 o mesmo tamanho talvez seja a fêmea a fugir dele. No meu caso, o macho era bem mais pequeno do que a fêmea. Já cá tenho outro casal (o macho da foto) e uma outra fêmea em que esta é que foge a "7 pés" dele. E também há o caso de eles terem sido criados juntos... este aspecto pode levar a que haja uma cohabitação totalmente pacífica. Vai observando.

Ricardo Nuno Santos

Ricardo Nuno Santos

APK-72 SAA-109 KT-40

Publicado:

Olá

É só para dizer que o R. lungi é quase de certeza um sinonimo do R. urophtalmus. Já tive as duas especies e as diferenças são quase inexistentes.

Abraços

Paulo José

Publicado:

Boas

A designação correcta dos peixes é: Rivulus lungi "Crique Lambert" G2000/12

Em relação ao que o Paulo disse... há efectivamente uma grande probabilidade de R. lungi ser um sinónimo de R. urophtalmus. No entanto, e segundo o Killi Data do Dr. Huber, ainda é necessário efectuar mais alguns estudos para se obter uma reposta concreta.

Enquanto não houver uma definição final para este (mais um) problema sistemático, opto, e espero que façam o mesmo, por difundir o peixe com o seu nome actual.

De facto eles são muito parecidos... quase iguais... mas olharmos para só para alguns caracteres morfológicos externos pode não permitir uma classificação correcta... e se falarmos nas cores dos diversos killis, dava para escrever um tratado. Por exemplo, as diferentes populações de Rivulus tenuis... a Papaloapam não tem mesmo nada a ver com a de Belize... ou com a de Tennedores.

A partir do momento em que se saiba em que pé fica a classificação dos "bichos" eu informo-vos. :D

Ricardo Nuno Santos

Ricardo Nuno Santos

APK-72 SAA-109 KT-40

Publicado:

Boas

Alguém me pode dar info sobre os Rivulus marmoratus

Cumps

Publicado:

Boas

Agora são conhecidos por Kryptolebias marmoratus. O que necessitas saber? São hermafroditas. O Miguel Figueiredo já os manteve com sucesso, por isso será a melhor pessoa para te informar.

Ricardo Nuno Santos

Ricardo Nuno Santos

APK-72 SAA-109 KT-40

Publicado:

Boas

Rubinho tens razão, lá feiotes são eles, mas achei piada ao facto de viverem em buracos de caranguejio na maré vazia (isto segundo um site que pouca referência fazia a outras características do animal).

Duxorum, o que me levou a fazer a pergunta foi que não percebi bem algumas coisas sobre o K. marmoratus:

-Sendo eles hermafroditas, como é que eles se reproduzem (digo isto por li num site que eles se reproduziam por partenogénese, é verdade?)

-Eles vivem em que tipo de clima?

-Eles são exclusivos de águas salobras e salgadas?

P.S: Ruben o tamanho nestas coisas não conta :roll::roll: !

Cumps

Publicado:

os meus estão fantásticos, muito coloridos, e pouco tímidos.

São uma boa escolha para aquários blindados.

Ainda não consegui foi ovos embora o tamanho avançado dos indivíduos.

Publicado:

Boas

Motar tás a falar de K. marmoratus, se sim podes pôr umas fotos?

Cumps

Publicado:
Boas

Rubinho tens razão, lá feiotes são eles, mas achei piada ao facto de viverem em buracos de caranguejio na maré vazia (isto segundo um site que pouca referência fazia a outras características do animal).

Duxorum, o que me levou a fazer a pergunta foi que não percebi bem algumas coisas sobre o K. marmoratus:

-Sendo eles hermafroditas, como é que eles se reproduzem (digo isto por li num site que eles se reproduziam por partenogénese, é verdade?)

-Eles vivem em que tipo de clima?

-Eles são exclusivos de águas salobras e salgadas?

P.S: Ruben o tamanho nestas coisas não conta :shock:  :D !

Cumps

MIGUEL FIGUEIREDO, PRECISAMOS DE TI!!! :shock:

Bangai... penso que são exclusivos de águas salobras / salgadas... Não quero mandar uma calinada muito grande, mas penso que K. marmoratus pode ser um sinónimo de K. ocellatus. Os marmoratus encontram-se em Belize; Brasil (Atlantic); Cuba; Guadeloupe; Guyane; Honduras; Jamaica; Martinique; Mexico; Ned. Antillas; Puerto Rico; Santo Domingo; USA (Florida); Venezuela (fonte: Killidata) e os ocellatus apenas no Brasil... mas como te disse, neste caso não tenho certezas de nada...

Ando a pesquisar, pois conto em breve vir a ter Kr. ocellatus provenientes do Brasil... depois informo de como as coisas correram.

Já agora diz aí os sites em leste essa informação... dão-me sempre muito jeito!

Ricardo Nuno Santos

Ricardo Nuno Santos

APK-72 SAA-109 KT-40

Publicado:

Boas

Ricardo foi neste site www.flmnh.ufl.edu/fish/gallery/discript/mangroverivulus/mangroverivuls.html

Cumps