tiagoPires Publicado Dezembro 12, 2005 Publicado Dezembro 12, 2005 boas... estou a montar um aqua 130*50*60 para tropheus que tem 390 litros brutos. o aqua ja tem um eheim profissional seco-humido 2229 com 6 litros de substract pro e faz 1050 l/h, tem tambem um fluval 304, mas mesmo assim acho que tem pouca corrente para os tropheus... o que queria saber é se devo adicionar uma ou duas cabeças motoras e quais as que me aconselham??? tenham atençao ao preço, preciso de me conter no que for possivel cumprimentosTiago Pires
aquaben Publicado: Dezembro 12, 2005 Publicado: Dezembro 12, 2005 será que eles percisam de mais corrente??? eu não me vou pernunciar sobre o assunto, poque tenho muito pouca experiencia com Tropheus, mas para mim essa filtragem está optima. Um Abraço e boa sorte para o teu novo aqua José Bentes APC"134"; APK "214" http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home
Nuno Antunes Publicado: Dezembro 12, 2005 Publicado: Dezembro 12, 2005 2050 L/h para 390L brutos é aceitável. Se quiseres poderás colocar uma powerhead também de 1000L/h mas eu a ti esperava a ver como se comportam os detritos no aquário. Em relação a corrente essa que tens chega bem para os tropheus. Que espécie de tropheus e que quantidade vais colocar? São juvenis ou adultos? Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
tiagoPires Publicado: Dezembro 12, 2005 Autor Publicado: Dezembro 12, 2005 desde ja obrigado pelas respostas atempadas tou a pensar por uma colonia de uns 20 individuos e tou indeciso entre os "ikola" os "bulupoint" e os "murago", vai tudo depender dos preços na altura da compra...relativamente a preços e comportamentos, aconselham algum destes em especial? o aqua ainda nao está pronto para eles, ja tenho a agua a ciclar mas ainda nao o decorei nem vi parametros nenhuns visto que ainda tenho tempo.... so la para fins de janeiro é que compro os tropheus até porque preciso da ajuda do pai natal para os comprar achas entao que uma powerhead d 1000l/h é aconselhavel? é que nao kero ter locais de aguas paradas!!!! cumprimentosTiago Pires
Nuno Antunes Publicado: Dezembro 13, 2005 Publicado: Dezembro 13, 2005 As 3 espécies que escolheste são todas muito interessantes em termos de comportamento e em termos de preço são também similares. No nosso país presumo que terás alguma dificuldade em encontrar os bulu point e os murago, talvez numa importação de uma loja os consigas. Em preço falamos de qualquer coisa como 20 a 25€ por exemplar juvenil nas lojas nacionais. Criadores nacionais depende... já vi quem venda por 5€ e já vi uns "glutões" a vender por bem mais. Pessoalmente considero que para o peixe em causa um valor entre 5 e 10€ para particulares é um valor correcto e aceitável. É dificil encontrar criadores no nosso país pois além de serem peixes exigentes levam praticamente 1 ano desde alevins até adultos com criações e muito pessoal desiste a meio, sem nunca ter tido criações, vendendo os peixes que tem. Powerhead para já não é necessária, apenas os filtros. Dado que vais comprar presumo que sejam juvenis com 3 a 4cm e esses não sujam como os adultos logo tens mais tempo para pensares o incremento de filtragem. Actualmente tenho 3200L/h num aquário de 480L brutos e a água fica em condições. Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
tiagoPires Publicado: Dezembro 13, 2005 Autor Publicado: Dezembro 13, 2005 pois, em principio vou adquirir juvenis atraves de uma importaçao, e estou mesmo indeciso entre estes 3 mas ainda tenho algum tempo para me decidir!!! relativamente á decoraçao estava a pensar fazer algo tipo o aqua do mario foito que está exposto noutro forum ( espero que ele nao se importe, mas adorei o layout ), pondo apenas duas colunas de xisto ( uma mais alta e outra mais baixa) para dois possiveis machos dominantes e o resto é areal para povoar com uns enantiopos!!! que acham?? Nuno Antunes, tenho acompanhado o teu progecto e na altura em que medir os parametros da agua logo peço mais uns conselhos ate porque com 20 peixes de 20 euros cada, não convem cometer erros cumprimentosTiago Pires
paulo duarte Publicado: Dezembro 13, 2005 Publicado: Dezembro 13, 2005 Powerhead para já não é necessária, apenas os filtros. Devo dizer que não concordo. O seco/húmido, se estiver montado com a sua configuração de origem (um pré-filtro no tubo de sucção e só com substract pro no interior) não irá fazer filtragem mecânica quase nenhuma. Essa fica a cargo do fluval, o que me parece pouco... Talvez uma power head 402 da Aquaclear (são das mais baratas) com um filtro rápido, ajude a tirar a porcaria. Cumprimentos, Paulo Duarte
MárioFoito Publicado: Dezembro 13, 2005 Publicado: Dezembro 13, 2005 relativamente á decoraçao estava a pensar fazer algo tipo o aqua do mario foito que está exposto noutro forum ( espero que ele não (palavra corrigida) se importe, mas adorei o layout ), pondo apenas duas colunas de xisto ( uma mais alta e outra mais baixa) para dois possiveis machos dominantes e o resto é areal para povoar com uns enantiopos!!! que acham?? Claro que não me importo, mas não uses esse layout, é a pior coisa que podes fazer se a tua intenção forem tropheus, vais ficar com um ou 2 maxos dominantes em volta de cada "torre" e num aquário do tamanho do teu isso não vai resultar muito bem, ate pode resultar se por acaso tiveres so um ou dois machos e o resto tudo femeas, que é muito improvavel. Pesquisa bem antes de comprares os tropheus, se procurares aqui no forum vais encontar varios topicos bem interessantes. Lembrome de ter lido um artigo na internet sobre a relação entre o layout do aquário e a agressividade dos tropheus, basicamente tens de ter muito cuidado e delimitar muito bem os possiveis teritórios, eles formam território sobre uma pedra ou então em torno de uma parede de pedra, esta ultima é a menos aconselhavel porque aumenta significativamente a sua agressividade(é por isso que não te aconselho um layout como o meu), na minha opinião o melhor era colocares duas zonas de pedra uma de cada lado do aquário. Mas espera por mais opiniões porque eu não tenho experiencia com tropheus, o que sei é o que tenho lido na internet e posso estar a dizer um grande disparate. Abraço
tiagoPires Publicado: Dezembro 13, 2005 Autor Publicado: Dezembro 13, 2005 paulo duarte Devo dizer que não concordo. O seco/húmido, se estiver montado com a sua configuração de origem (um pré-filtro no tubo de sucção e só com substract pro no interior) não irá fazer filtragem mecânica quase nenhuma. Essa fica a cargo do fluval, o que me parece pouco... Talvez uma power head 402 da Aquaclear (são das mais baratas) com um filtro rápido, ajude a tirar a porcaria. acho que vou mesmo comprar a power head visto que nao vejo muita movimentaçao da agua porque o eheim so remeche mesmo a superficie, mas so a compro quando vierem os peixes visto agora nao ser o mais importante....ainda faltam coisas mais importantes!!! quando me esclarecerem bem a questao do layout logo, logo vos questiono sobre a iluminaçao...mas cada coisa a seu tempo para nao me confundir e ficar bem esclarecido cumprimentosTiago Pires
aquaben Publicado: Dezembro 13, 2005 Publicado: Dezembro 13, 2005 Em relação as Tropheus moori, actualmente só tenho 1 macho e uma femea de murago, que a meu ver são os menos agrecivos dentro do genero, ja tive outras varidades de moori, mas tive sempre azar com eles. Boa sorte José Bentes APC"134"; APK "214" http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home
Nuno Antunes Publicado: Dezembro 14, 2005 Publicado: Dezembro 14, 2005 @Paulo : se a configuração do seco humido é essa que dizes de facto não chega. Não conhecia a configuração desses filtros daí a minha resposta. De qualquer das formas a powerhead não é necessária enquanto não houver peixes, logo é uma compra que pode ser adiada à espera de melhores dias @Tiago: O layout do mário não é dos melhores para tropheus pelos motivos que o mário já te referiu. Normalmente os tropheus são um bocado de extremos e tanto podes ter peixes calminhos quem nem com o aquário carregado de pedra até acima se portam mal, e podes ter peixes que são uns terrores tenhas tu o layout que tiveres. A decoração rasteira parece resultar melhor com os tropheus mas outros factores como a espécie, o numero de exemplares e o tamanho do aquário também têm influencia na maior ou menor agressividade demonstrada. @aquaben: A resposta para ti é a mesma que para o tiago. Por norma os tropheus são todos agressivos, sendo que essa agressividade pode ser potenciada ou atenuada por factores externos à espécie. Há casos de colónias pacificas que ao mudarem de aquário desenvolveram machos hiperdominantes e casos de colónias em que só uma mudança para um aquário maior reduziu a agressividade. De entre os tropheus os brichardi e os annactens são os que têm a fama de serem os mais agressivos. Já os moori e os sp red não demonstram agressividade mas os peixes aparecem ratados e "pregados" nos topos dos aquários. Os sp black são brigões por natureza mas o nivel de peixes danificados é muito inferior. De todos os duboisi são considerados os mais calmos e pacificos, mas já vi relatos de machos duboisi hiperdominantes, por isso acho que é mesmo uma questão de sorte. No fundo quem opta por tropheus tem de estar pronto para actuar a qualquer altura e intervir se for necessário. Não é por acaso que são considerados peixes exigentes e desaconselhados a novatos. Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
tiagoPires Publicado: Dezembro 14, 2005 Autor Publicado: Dezembro 14, 2005 entao vou mesmo optar por uma decoraçao mais rasteira e esperar para ver o que sucede quando os habitantes xegarem!!! no que diz respeito ao numero de exemplares, acham que 20 individuos para um aqua destas dimensoes ( 130*50*60), sao muitos? quantos aconselham? ja agora, relativamente á iluminaçao ... acham que o tipo de iluminaçao importa muito??? uma iluminaçao incorrecta pode provocar algum tipo de desconforto aos peixes??? é porque tava a pensar comprar uma calha daquelas de cozinha.... é a chamada contençao de custos!!! a iluminaçao vai tar pouco tempo ligada diariamente, porque o aqua está junto a uma porta em vidro e fica iluminadissimo o dia todo, e apesar de ter cortinas, ate chegam a entrar uns raios de sol pelo aqua a dentro, por isso se tiver que ligar as luzes será por umas 5 horas, para poder admira-los a noite cumprimentosTiago Pires
Nuno Antunes Publicado: Dezembro 14, 2005 Publicado: Dezembro 14, 2005 Para o teu aquário 20 exemplares chegam bem. Se tiveres problemas financeiros podes baixar até aos 10 mas com isso poderás estar a potenciar a agressividade (mais espaço para estabelecer territórios, menos peixes, tendencias naturais mais acentuadas). Em ultima análise podes colocar 10 num mês e outros 10 no mês seguinte mas deves tentar que sejam de tamanhos identicos. Em relação à iluminação o seu tipo não é particularmente importante pois no aquário de tropheus a iluminação está lá para gerar algas. Uma calha de cozinha serve perfeitamente, desde que não te importes do efeito menos estético. Em relação ao tempo de iluminação deves apontar para as 12h diárias... e lembra-te que os peixes também dormem por isso 12h de luz + 12h de escuridão. O facto de teres luz do sol não invalida o uso da calha pois nem sempre os dias estão bonitos e se estiver o tempo chuvoso a quantidade de luz diminiu consideravelmente. Ps: Vê o tópico no cichlidae Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
tiagoPires Publicado: Dezembro 14, 2005 Autor Publicado: Dezembro 14, 2005 em principio vou optar pelos 20 exemplares, no minimo devo descer para uns 15, nao va ter o azar de virem muitos machos em relaçao a iluminaçao vou optar por uma calha dupla de cozinha de 1,20m ou 1,30m eu tenho areao branco no meu aqua, espero que nao me stresse muito os peixes, ate porque normalmente o areao com a sujidade e o tempo tem tendencias a escurecer, e apesar de tudo parece-m mais um creme muito claro!!! estou neste momento na redecoraçao do aqua e em principio logo a noite posto umas fotos para teres uma ideia de como está e me aconselhares ou nao para uma possivel mudança, caso esta nao seja a correcta cumprimentosTiago Pires
Nuno Antunes Publicado: Dezembro 14, 2005 Publicado: Dezembro 14, 2005 em principio vou optar pelos 20 exemplares, no minimo devo descer para uns 15, não (palavra corrigida) va ter o azar de virem muitos machos Bem... assumindo probabilidades diria que tens mais probabilidades de ter um numero alto de machos em 15 do que em 20 unidades. Se tiveres um rácio 1:1 em algumas espécies de tropheus até te safas. eu tenho areao branco no meu aqua, espero que não (palavra corrigida) me stresse muito os peixes, ate porque normalmente o areao com a sujidade e o tempo tem tendencias a escurecer, e apesar de tudo parece-m mais um creme muito claro!!! estou neste momento na redecoraçao do aqua e em principio logo a noite posto umas fotos para teres uma ideia de como está e me aconselhares ou não (palavra corrigida) para uma possivel mudança, caso esta não (palavra corrigida) seja a correcta O areão branco pode stressar um pouco a peixarada se a intensidade luminosa for muito elevada visto reflectir um bocado mais a luz. Eu uso areão creme, embora já tenha visto branco e tenha gostado do aspecto. Fico à espera dessas fotos. Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
tiagoPires Publicado: Dezembro 16, 2005 Autor Publicado: Dezembro 16, 2005 so hoj é que consegui tirar umas fotos, que estao uma miseria, mas pelo menos da para terem uma ideia e me ajudarem a mudar o layout se nao axarem correcto!!! aqua vao duas vistas gerais: pelo que li aqui pelo forum e no topico do :D SENHOR DOS TROPHEUS :D , para um aqua destes convem nao encher o aqua de pedras mas sim dividi-las pelos dois cantos tentando separar bem os territorios de dois possiveis machos dominantes, e foi o que fiz!! em cada canto do aqua encontram-se duas "cavernas" feitas com rocha calcaria e duas placas de xisto com uns 25 a 30 cm que espero que sejam adoptadas por dois machos dominantes!!! seguem-se fotos mais promenorizadas... canto esquerdo centro canto direito que tal?? aguardo criticas P.S: e nao digam que falta o papel de fundo, porque eu sei aliás...ainda falta muita coisa :D mas assim é que da gozo, aos poucos e com paciencia para sair tudo certinho cumprimentosTiago Pires
paulo duarte Publicado: Dezembro 16, 2005 Publicado: Dezembro 16, 2005 Pessoalmente, não gosto da combinação de clacários com xistos. Ou uma coisa ou outra... Creio que podes ainda melhorar a disposição das pedras para dar um aspecto um pouco mais natural e criar pequenar cavidades onde exemplares perseguidos ou futuros juvenis se possam esconder. Já agora, o Quadro electrico é um local de emergência que deve estar num local facilmente acessivel (principalmente às escuras). O teu está atrás do aquário... Tens espaço suficiente? Cumprimentos, Paulo Duarte
Nuno Antunes Publicado: Dezembro 16, 2005 Publicado: Dezembro 16, 2005 Ora bem, as minhas criticas são semelhantes às do Paulo. 1- arestas dos xistos. Pareceu-me ver aí umas arestas bem afiadas... deves limar isso para não te danificarem os peixes. 2- pedras isoladas ao centro... não gosto muito. 3- Pedras brancas com os xistos, eu retirava, contrastam demais. De resto optaria por uma disposição dos xistos mais "casual" e a introdução de frestas apertadas para que os alevins se consigam esconder. Se vires o meu layout eu tenho tal como tu 2 cavernas e depois duas zonas centrais com pedras pequenas para os alevins. Mas estou a pensar uma remodelação, porque os detritos acomulam nas pedras pequenas e isso piora a qualidade da água, algo muito critico com tropheus. Viste o aquário de tropheus na aquadecor? Estou a pensar num layout assim para o meu com a inclinação das pedras a favor da corrente para que assim os detritos vão dar aos filtros. Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
tiagoPires Publicado: Dezembro 16, 2005 Autor Publicado: Dezembro 16, 2005 boas.. relativamente ao xistos, tb ja tive a ver e realmente teem uma arestas que precisam mesmo de ser limadas!!! a pedra isola da era pa dar um pouco de contras-t porque axava o aqua muito claro, e so pus uma ja a pensar no facto de que muitas pedras e com cavidades pequenas entre elas, iriam acumular muita materia organica e alterar as condiçoes da agua, por isso é que nao tenho pedras muito juntas para a agua passar bem por todo o lado e arrastar o mais possivel a porcaria... outro dos motivos que me que me levou a por uma decoraçao assim mais simples sem grandes esconderijos para os alevins, é porque vou adquirir peixes jovenis e como sabes, se houver juvenis será so la pa os fins de 2006, dai nao me preocupar muito com esconderijos pequenos!!! mas isto da decoraçao ainda ta muito verde, de certeza que vou fazer modifiçoes ate porque tb nao me convenceu a mim relativamente as pedras brancas com os xistos, peço desculpa mas isso é um gosto pessoal e eu gosto de ver o contras-t a nao ser que me digas onde consigo arranjar akelas pedras redondas cinzentas, axo ke se chamam pedras do nilo, e era o que queria por, mas nao as encontrei!!!! Viste o aquário de tropheus na aquadecor? Estou a pensar num layout assim para o meu com a inclinação das pedras a favor da corrente para que assim os detritos vão dar aos filtros. nao ,nao tive hipoteses de la ir mas fala la melhor disso, nao percebi essa da inclinaçao das pedras a favor da corrente nao tiras-t uma foto ao aqua??? paulo duarte Já agora, o Quadro electrico é um local de emergência que deve estar num local facilmente acessivel (principalmente às escuras). O teu está atrás do aquário... Tens espaço suficiente? da perfeitamente para aceder ao quadro, ate tinha uma tampa que tirei porque com o aqua ali nao dava para abrir!!! cumprimentosTiago Pires
Mário Ribeiro Publicado: Dezembro 16, 2005 Publicado: Dezembro 16, 2005 Aqui está a foto do aquário. Tenta encontrar as pedras que referes nos MaxMat
Nuno Antunes Publicado: Dezembro 16, 2005 Publicado: Dezembro 16, 2005 Obrigado pela foto Mário... de facto nem se me passou pela cabeça tirar uma Só referir já, antes que alguém tire conclusões erradas, que o aquário tem 60cm... mas os tropheus que lá estavam eram alevins... com cerca de 1cm (aliás vêem-se alguns na foto)! Explicando ao tiago a questão da orientação das pedras... se reparares as pedras neste layout estão todas viradas para o mesmo lado. Se pensares agora numa corrente a circular no fundo da esquerda para a direita, qualquer detrito que exista não fica retido nas pedras pois estarão orientadas no sentido da corrente. Deu para perceber? Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
tiagoPires Publicado: Dezembro 16, 2005 Autor Publicado: Dezembro 16, 2005 assim ja fiquei mais esclarecido.. mas um layout desses num aqua com 60cm de altura nao fica muito desproporcioanl?? nao ficará muito rasteiro e com uma desproporçao enorme de aguas abertas, o que fará com que os trophweus se concentrem mais no fundo?? tenho mesmo que mudar o meu layout... ta muito artificial!!! mas so devo ver bem isso amanha que é quando vou comprar o termoestato, porque se me puser a fazer mudanças de layout agora ainda perco um braço... a agua ta um gelo cumprimentosTiago Pires
Mário Ribeiro Publicado: Dezembro 16, 2005 Publicado: Dezembro 16, 2005 Tiago os Tropheus quando forem adultos vão "ocupar" o aquário. Acaba-se por concentrar a beleza nos peixes e um pouco menos do layout. Os Tropheus são peixes que ocupam muito o aquário portanto este tipo de layout é o mais indicado. Consegues esconderijos para os alevinos, evitas acumulação de detritos e fica muito natural.
Arquimedes Publicado: Dezembro 16, 2005 Publicado: Dezembro 16, 2005 Só uma coisa em relação às rochas calcárias: comigo foram as primeiras a ficar cheias de algas pelo que o branco deve ser provisório.
Ricardo C Sousa Publicado: Dezembro 16, 2005 Publicado: Dezembro 16, 2005 Só uma coisa em relação às rochas calcárias: comigo foram as primeiras a ficar cheias de algas pelo que o branco deve ser provisório. Faço minhas as palavras do Arquimedes. As minhas estão tudo menos brancas. Também é verdade que no teu caso, uma vez que vais ter Tropheus, eles vão tratar de "limpar" essas rochas de toda e qualquer alga que por lá decida crescer. Ricardo Sousa (ex-Ulmo) APC#147
Recommended Posts