Recommended Posts

Publicado

Viva,

A ultima aquisicao para o meu penico foi um "Yellow Tang".

Quando entrou andava todo porreiro a correr o aqua todo. hoje comecei a achar estranho nao o ver quando cheguei a casa e reparei em 3 coisas.

1 - o Zebrassoma esta sempre debaixo da rocha onde esta o lysmata debelius, e este passa o tempo a limpa-lo

2 - esta sempre a esconder-se de tudo.

3 - parece-me que tem pontos brancos.

Os oceallaris estao bem de saude e gordos. continuam a comer que nem uns alarves.

Foto.

Alguem pode ajudar? sera ictio? cryptocarion?

Pic_6756_4.jpg

Sera como diz o Diogo Lopes deixar a natureza seguir o seu curso?

Se me indicarem um tratamento por favor digam-me onde arranjar as coisas.

Obrigado,

RMG

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Publicado:

Olá,

Temos que dar uma mãozinha à natureza!!! Faz muitas TPA´s e aumenta um pouco a temperatura para os 28/29ºC - tenta fazer com que ele coma uma papa que podes preparar com alho moído conjuntamente com comida congelada do mais variado possível.

Abraço,

Diogo

Publicado:

Boas,

Estive a ler um livro Martin A. Moe que diagnostica a doenca como efectivamente criptocaryon e recomenda banho de agua doce com tratamento de formalina em aquario hospital.

Se tiver que ser feito como e o banho de agua doce?

Sera correcto o diagnostico?

entretanto vou aumentar 1 grau a temperatura.

O problema Diogo e que o peixe nao esta a comer. mas o lysmata continua sempre de volta dele. (espero que esteja a ajudar)

Se for preciso amanha passo num sitio qualquer para comprar um aqua pequeno para o tratar.

Abracos e obrigado,

RMG

Publicado:

Oi Rui,

O peixe está gordo? Se estiver não te recomendo fazeres o tal tratamento com água doce num aquário à parte, só vai stressar ainda mais o peixe e acelerar a sua morte. Tenta deixá-lo o mais possível em paz, estes peixes são tímidos e é normal nos primeiros tempos de vida em aquário andarem assustados. Tenta arranjar algumas algas para ele petiscar e dá-lhe artemia enriquecida com alho (Garlic da Kent Marine) como o Diogo referiu. Quando compraste o peixe sabes se ele estava a comer?

Atenção ás variações de temperatura, se aumentares um grau certifica-te que não há variações do dia (HQI) para a noite! As variações de temperatura podem causar o aparecimento de Cryptocarion nos peixes.

Pela foto o peixe até parece estar bem.

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Publicado:

Esqueci-me de referir um facto importante sobre estes peixes, eles não gostam de estar sózinhos no aquário, parecem sentir-se sós e andam sempre assustados de um lado para o outro, tenta arranjar-lhe outro peixe para lhe fazer companhia.

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Publicado:

Boas Ricardo

Ele foi adquirido na AquaDecor. O sr da loja garantiu-me que ele estava a comer, só ainda não tinha comido desde que chegou à exposição.

O peixe estava com um excelente aspecto e nada magro. agora vê-se que perdeu massa.

Mas não volto a comprar mais nenhum sem o ver a comer :roll:

Entretanto o que é que o faz ir comer? é o alho?

Estou a dar neste momento artémia, sera marine mix e cyclopeeze enrriquecidos com Zoe (spirulina) Kent Marine. Vou logo ver se encontro então o Garlic também.

E deixo-lhe Brown e Green Algae num clip

Quando dizes arranjar-lhe um companheiro, estás a falar de outro igual? ou um Paracanthurus Hepatus?

Diogo, as TPA em que é que ajudam? posso fazê-las diáriamente se necessário for, mas gostava de compreender porquê.

Já subi a temperatura em 1 grau. neste momento varia entre os 27,5 e os 28º

Obrigado,

Publicado:

Rui, este é o primeiro peixe que introduziste no aquário? Se for então como disse atrás arranja-lhe um companheiro, não é necessário ser outro acanturídeo pode ser um par de palhaços. Mas se quiseres introduzir no teu aquário outro cirurgião agora é capaz de ser uma boa altura.

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Publicado:

Boas,

Obrigado pelas respostas rápidas :roll:

Não é o primeiro. Estão lá dois oceallaris. E sim, quero colocar um hepatus mas tenho medo de o fazer agora. O meu objectivo era fazê-lo daqui por uma ou duas semanas, mas com o peixe assim tenho receio.

Mas uma dúvida que me continua a perseguir é: Como que raio é que o peixe vai comecar a comer? é o "cheiro" do alho que o faz ir atrás da comida? é puro instinto?

Abraços e obrigado,

RMG

Publicado:

Mais uma vez aqui vem o chato.

Comprei o Garlic da Kent que diz que caso o peixe não esteja a comer se poderá colocar directamente 1 gota em cada 45 l (10g) de água.

Posso proceder assim? não existe problema para os corais e os palhaços? vão comer ainda mais?

Cumpts,

RMG

Publicado:

Olá,

Quando disse para dares alho não estava a falar de um produto com alho, mas sim de alho fresco!! A ideia era fazeres uma papa com alguns tipos de comida congelada (que descongelavas) e misturavas com alho triturado - os meus peixes que estavam com critpo e sem comer começaram de imediato a picar a comida!

O alho tem um cheiro muito forte que se propaga pela água e assim estimula o peixe a comer.

As TPA´s servem para tentares quebrar ao máximo o ciclo reprodutivo dos trofontes de cripto. Ao fim de cerca de uma semana os parasitas ficam em forma de trofontes caindo normalmente para o substracto - se o conseguires aspirar (no meu caso com areão de coral grosso, foi o que fiz) então é o ideal.

Espero ter ajudado.

Abraço,

Diogo

Publicado:

Diogo,

Ajuda? Preciosa. Obrigado e ti a a todos os outros.

Estava com essa dúvida, mas calculei que o cheiro fosse extremamente intenso.

Vou preparar a papinha e colocar metade da dose na água e a outra metade uma hora antes de molho na papa juntamente com a spirulina.

Hoje o Gaijo vai começar a comer. e vai ficar bom. Ainda me há de dar muitas dores de cabeça a correr com os outros do aquário para fora. :)

O minha mulher já me goza que eu estou muito triste com o peixe. Perdoai-lhes Senhor que elas não sabem o que fazem ...

Mais uma vez obrigado.

RMG

Publicado:

Boas,

Ontem quando cheguei a casa notava-se que os pontos brancos eram em muito menor quantidade.

Não sei se devido ao aumento da temperatura se devido à ajuda do lysmata.

Ontem já só tinha 5 ou 6 pontos brancos de lado sendo que os das barbatanas tinham desaparecido todos

O peixe está vísivelmente magro e ainda um pouco assustado mas já sai um pouco mais da toca e já dá um chega para lá nos palhaços quando estes vão lá chatear.

Fiz a papinha com alho e coloquei 2 gotas na água e, embora ele não tenha comido praticamente nada já esteve à procura e a picar entre a RV.

Estou com esperança. #food

Cumpts e obrigado a todos.

RMG

Publicado:

Boas,

Venho aqui só para agradecer ao pessoal todo.

O Zebrassoma já come, não tem sinais aparentes de infecção. Pelo menos o corpo já não apresenta aqueles pontos brancos.

Ainda está magrito mas como já papa, bica rochas e anda à procura de comida as coisa vão se compor.

A papa (para todos) é composta por: Artémia, Larva de Mosquito Vermelho, Cyclopeeze, Sera Marine Mix, Nori, Sea Vegies, duas gotas de Kent Marine Garlic enrriquecidos com spirulina 1 hora antes de dar.

Abraços e Obrigado.

R(/)G

Publicado:

Boa noite

Eu adiciono uma colher de chá com sumo de limão à minha papinha.

Tenho um Zebrassoma Flavescens, Hepatus e Clarkii. Estão bem de saúde e chamam-lhe 1 figo!

O hepatus ainda vinha com sequelas de pontinhos brancos, mas passou-lhe logo.

Grato pela atenção

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boas,

É com grande tristeza que escrevo este post.

O Zebrassoma que já estava a comer como deve de ser, já não estava tão tímido e já passeava à vontade pelo aquário todo apareceu-me ontem morto completamente comido.

Tive que tirar a rocha quase toda para o conseguir encontrar. Estava debaixo da última pedra que levantei.

Já não tinha olhos nem barbatanas. :roll:

Não consigo perceber o que se passou, pois não tive alterações dos parâmetros e penso que graças ao grande escumador que tenho até agora não tive alterações de valores.

Abraços,

R(/)G

• 4 meses depois...
Publicado:

ictio o q fazer???bom o ictio e devido a mudancas constantes de temperatura se tal aconteceu vc tem o termoestato bem situado????nao vamos dar comida viva nem congelada ao peixe este ja ta fraco em termos de intestino ficam mais preso com a doenca de_lhe os tais floco da ciclopeed e espinafres nao mexe na temperatura:e vai comecar a desligar as luzes mais cedo tente alimentalo so a noite!!!!!

se eu tiver calma ele tb tera tempo!!!