Recommended Posts

Publicado

Olá a todos.

Pois é... tantos aquários bonitos e maravilhásticos conseguiram-me converter, e decidi montar um aquário plantado.

Há pessoas aqui do Fórum que já viram algumas fotos dele, mas ainda vai no início. Lá para o Natal já devo ter qualquer coisa de concreto.

Entretanto, queria fazer duas perguntas, para saber se o que se passa no meu aquário é normal, ou não...

1ª Pergunta: As plantas competem entre si pelos nutrientes?

Eu creio que sim... Pelo menos é o que me parece...

Vou contar uma história. Há cerca de uma semana, quando montei o aquário, apenas coloquei uns pezinhos de Glossostigma no fundo, e no dia seguinte, acordei todo contente, pois tinha a glosso a fazer pearling :)

Óbvio, que nessa altura não tinha nenhuma fauna nem injecção de CO2. Mas pelos vistos, o que havia na água foi suficiente para pôr a Glosso a "borbulhar".

A partir desse dia, a Glosso nunca mais fez pearling... Deve-se a vários factores, creio eu.

:lol: Não tinha CO2 a injectar, logo a água estava limpinha de CO2, necessário às plantas.

:) Tinha colocado riccia à superfície para arrebitar um pouco, após ter passado duas semanas numa maternidade, noutro aquário :D

:D Pelo simples facto de ter riccia à superfície, esta cortava a luz que chegava à glossostigma...

O panorama que tenho agora no aquário, é que tenho umas boas doses de riccia no cimo do aquário, cheias de bolhinhas, a fazerem pearling, e a Glossostigma cá em baixo (e uma rocha com riccia presa numa rede) sem fazerem bolhinhas...

Isto é perfeitamente normal, certo? Ainda pensei que fosse por não ter algum elemento NPK na água, mas tal dúvida desapareceu, pois a riccia que está à superfície, está carregada de bolhas.

2ª Pergunta: Tenho o aquário, maioritariamente a riccia e os vidros, com algas verdes, fininhas tipo cabelos. Com comprimentos entre os 1-6 cms. É normal? Já li em vários sites, que estas algas são comuns em aquários "novos", especialmente em plantados. Devem-se possivelmente a excessos de Ferro e horas de iluminação. Quanto ao Ferro não sei, mas a luz, realmente tenho andado a esticar-me um pouco (12:30 horas por dia :D)

O aquário não está pejado com as algas. Mas cada dia vão crescendo (em tamanho, não em número)... E queria saber se vai estabilizar com o tempo, e redução de horas de luz...?

Desculpem lá as perguntas serem de "maçarico" :D

Mas quando se começa numa coisa nova, não se tem certeza de nada. E gostamos sempre de ver as nossas dúvidas respondidas...

Para poupar alguns possíveis posts devido ao setup, aqui vai:

Aquário 50x25x30 - 37.5 litros teóricos, cerca de 30 reais.

Substracto: 7 cms +/- de akadama + areão normal (fertilizado com muitos dejectos dos antigos habitantes), estando o areão escondido por baixo da akadama. Enterrei umas 4 bolas de fertilizante de micros da JBL.

Filtragem: Filtro interno Fluval 1 Plus (200 L/h)

Termostato: 75 Watts, Temperatura a 28º C

Iluminação: Calha DIY, 3x15 Watts (2x15 Watts Daylight + 15 Watts Flora-Glo)

CO2: Injecção biológica DIY

Não tenho valores de NO3 nem PO4, porque não tenho testes para isso.

Hoje aumentei os Nitratos em 5 ppm, e o Potássio em 10 ppm.

Fauna:

1x L47 - 3.5 cms (+/-)

1x Ottocinclus Affinis

10x Red Cherry's

6x Neon Negro

Flora:

Glossostigma Elatinoides

Riccia Fluitans

Muito obrigado desde já, pelas vossas respostas.

E quero aproveitar a toda a gente que me "chateou" para montar um plantado. Não vou enumerar pessoas, nem citar nomes, porque posso-me esquecer de alguém... :D

Além do mais, essas pessoas sabem quem são...

Cumprimentos a todos.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Olá!

Espero que entendas o espanholito :?:?

Pic_6315_16.jpg

Eu estou com o problema das "Algas peleteras" mas muito ligeiro.

Ainda não sei se foi por ter começado a introduzir plantas de outros aquários ou por ter retirado os SAE's

Quanto à tua iluminação eu tenho uma similar 2x24 daylight + 1x18 fluora

e o que fiz foi

12 horas: fluora gro

10 horas: Daylight

Simulando um pouco as horas de sol mais intenso.

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Publicado:

Olá zeneo.

Obrigado. Por acaso não consegui lá ler muito bem, o que dizia sobre as algas verdes filamentosas. Creio que são estas que tenho. Já li noutros sítios que é normal aparecerem nos aquários novos, e que significam que o aquário tem condições boas para os peixes... o problema mesmo é a estética.

Se puderes colocar a imagem noutro host de fotos, agradecia. É que a megaleria limita as imagens automaticamente. E já andei a queimar umas pestanas a tentar ler isso :?

Ou então envia para o meu mail.

Obrigado.

Um abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

OI BOM DIA.

È assim eu sou novo nisto mas o que me dá a entender é que a resposta á tua primeira pergunta é pouca iluminação.

No seguinte sentido:

quando tinhas soa a glossostigma ela fazia o pealing porque recebia luz,...

agora que tens a riccia a flutuar esta a captar a maior parte da luz.

E é sabido que as plantas ''lutam'' pela luz.

Eu na minha (talvez ignorante) opinião axo que é isso, se alguem ler isto e axar que nao digam-me pra não andar enganado por mais tempo.

XAUZAO

gallery_26293_1342_184.jpg