ricf Publicado Dezembro 12, 2005 Publicado Dezembro 12, 2005 Pessoal, Tive azar....a semana passada fui de férias, pelo que fiz a manutenção normal/preventiva antes de ir. Era uma semana apenas por isso era pacífico... TPA, aspiração do areao, preparação do alimentador etc. E fui embora. Inexplicavelmente (e indesculpavelmente) a resistencia desligou-se e eu não verifiquei. Resultado...arranquei no domingo....quando voltei na sexta a agua estava a 17º de dia e com luzes ligadas. Imagino aquilo á noite.... O pior é que parece que todo o ecosistema parou....o meu discus azul turquesa (acho que é isto) estava preto e nadar já assim de lado...o escalar tinha uma risca vermelha a contornar o corpo por baixo da barbatana superior (até me passei quando vi isto)...o resto dos peixes estavam muito estranhos e parados. As plantas estavam carregadas de algas....os peixes deixaram de comer (havia imenso comer no areao...coisa que NUNCA acontece), e os nitritos dispararam, e o PH também estava mais alto (aí nos 7,5). Nesse dia fiz uma TPA de 20L (o aquário leva 100L brutos incluindo areao), com agua mais quente, que meteu a agua aí nos 20º, e deixei o PH a cerca de 7. No sábado á noite, o PH tinha subido novamente (aí uns 0,2), e voltei a verificar os nitritos altos. Voltei a fazer uma troca de 20L de agua, e deixei o PH a 6,8. Por esta altura os peixes já tinham retomado o seu comportamento normal (descansei quando me começaram novamente a pedir comer), mas o discus ainda demorou a reagir. Só no domingo ao fim do dia me pareceu melhor novamente com as suas cores e mais activo. Agora estou preocupado com os nitritos. Hoje vou medir aquilo tudo outra vez. Tenho medo que a quebra prolongada da temperatura me tenha eliminado as bactérias responsáveis pelo ciclo do azoto. Será possível que só tenham diminuido a sua actividade? OU será que tenho que andar agora um porradão de tempo a fazer trocas de agua até o ciclo do azoto se concluir novamente? Citar
Francisco Mendes Publicado: Dezembro 12, 2005 Publicado: Dezembro 12, 2005 Espera... Puseste um discu durante o ciclo do Azoto?... Citar "Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi." |==|================ ================|==|
hatchim Publicado: Dezembro 12, 2005 Publicado: Dezembro 12, 2005 Acho que umas TPA's e umas bacterias em frasco isso resolve mas espera pelos experts Citar
ricf Publicado: Dezembro 12, 2005 Autor Publicado: Dezembro 12, 2005 Espera... Puseste um discu durante o ciclo do Azoto?... Achas? O meu aquário tem mais de um ano...e tirando as plantas com algumas algas devido á falta de luz/co2 e talvez alguns nutrientes, morreram-me muito poucos peixes. Tive foi azar que a resistencia desligou-se no dia em que fui de férias (por acaso foram apenas uns 5 dias). A minha pergunta é mesmo essa! Será que as bactérias morreram? Ou só diminuiram a actividade? Se assim for e uma vez que a temperatura foi reposta poucas horas depois do meu regresso, talvez apenas uns dias até começar a eliminar os nitritos convenientemente. Citar
Joao Machado Publicado: Dezembro 12, 2005 Publicado: Dezembro 12, 2005 Boas. REDUZ DRASTICAMENTE a alimentação e faz TPAS. Em 5/8 dias tudo estará normal. É preferivel não comerem do que morrerem intoxicados. Faz TPAS e TESTES FREQUENTES até estabilizar e aí começa de novo a alimentar. Boa sorte. JPM Citar "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
Just_me Publicado: Dezembro 12, 2005 Publicado: Dezembro 12, 2005 a morte desses alguns peixes e a comida no fundo do arão são responsaveis pelo aumento dos nitritos. A baixa de temperatura não te vai matar as bacterias, apenas lhes baixou a taxa metabólica. Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
TAZ Publicado: Dezembro 12, 2005 Publicado: Dezembro 12, 2005 Tpa's e uma boa limpeza do aquario(aspiração do fundo quando das tpa's) e o minimo de alimentação possivel e no numero máximo de vezes possivel para ser consumida na totalidade para não aumentarem os residuos. Boa sorte Cumprimentos Citar "O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"
ricf Publicado: Dezembro 13, 2005 Autor Publicado: Dezembro 13, 2005 a morte desses alguns peixes e a comida no fundo do arão são responsaveis pelo aumento dos nitritos. A baixa de temperatura não te vai matar as bacterias, apenas lhes baixou a taxa metabólica. Desta vez ainda não me morreu nenhum peixe. Felizmente já não tenho nenhuma morte há uns meses. Penso que o ciclo está novamente a estabilizar. Ontem á noite, os nitritos estavam no limite do aceitavel (0.3). Como face á TPA de Sabado, os nitritos ainda aumentaram voltei a trocar a agua, e aspirar o fundo (aspiro sempre que troco agua, não custa nada e o meu pleco é um porcalhão). Ainda é cedo mas penso que a coisa deve estar a normalizar. Citar
Recommended Posts