Novo portal sobre ciclideos - Inicio dos trabalhos


Slash

Recommended Posts

Olá

 

Como é do conhecimento de muitos de voces um novo portal sobre ciclideos está a surgir.

 

Após alguma troca de posts aqui e MPs chegou-se a um consenso sobre o que se pretendia fazer e o que seria possivel fazer para já.

 

Neste momento temos uma estrutura muito concisa sobre os conteudos do site, no quais já estamos a trabalhar e que é a seguinte:

 

- Home  

 

- Artigos  

+ Vários  

+ DIY  

+ Videos  

 

- Forum - Link para o forum Cichlidae  

 

- Lagos  

+ Lago Malawi  

+ Descrição  

+ Biotopos  

+ Caracteristicas  

+ Lago Tanganyika  

+ Descrição  

+ Biotopos  

+ Caracteristicas  

+ Lago Victoria  

+ Descrição  

+ Biotopos  

+ Caracteristicas  

 

- Espécies  

+ Lago Malawi  

++ Mbunas  

++ Haplochromideos  

++ Aulanocaras  

+ Lago Tanganyika  

++ Shell Dwellers  

++ Sand Dwellers  

++ Rock Dwellers  

++ Meia Agua  

++ Tropheus&Petros  

++ Gobios  

++ Outros  

+ Lago Victoria  

 

- Links  

 

- Agradecimentos  

 

- Contactos  

 

- Ajuda

 

Quanto à estrutura para as fichas dos peixes é a seguinte:

 

- Lago  

- Biotopo  

- Nome da Espécie  

- Nome Comum  

- População  

- Caracteristicas da agua  

- Alimentação  

- Diformismo sexual  

- Tamanho médio  

- Comportamento/Agressividade  

- Reprodução  

- Tamanho minimo do aquário  

- Companheiros ideais  

- Companheiros a evitar  

- Outros dados..  

- Fotos

 

Neste momento já existe algum material disponivel e estamos em fase de processamento dos dados e artigos, e em fase de inserção na base de dados que irá servir de suporte ao site. O contributo e apoio de diversos membros, nomeadamente e sem qualquer ordem em particular, Daniel Marques, Nuno Antunes, João Magalhães, Tropheus, e muitos outros, tem sido exemplar.

 

Relativamente ao aspecto gráfico, existem 2 propostas em cima da mesa e assim que essa situação ficar definida iremos começar a trabalhar na página do site faltando praticamente esse trabalho por realizar para que o site possa ficar online.

 

No entanto, como é sabido, quanto maior for a informação disponibilizada melhor, por isso vimos pedir o contributo de quem estiver interessado em ajudar para os seguintes trabalhos:

 

- Realização de artigos sobre determinado tema a propor relevantes ao site em questão (DIY, textos sobre o lago, receitas caseiras de buffers e alimentares, tudo o que possa ser interessante para a comunidade)

- Realização de fichas de peixes juntamente com obtenção de fotografias (sempre que possivel nacionais).

 

Os interessados digam o que pretendem fazer ou em que areas é que podem contribuir.

 

Aguardamos o apoio de todos vós.

 

Obrigado

Nuno e Nelson.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Já contribui com algumas opiniões :oops: Penso que já viste o logótipo que enviei ;)

 

Da minha parte estou a preparar um pequeno artigo e logo que esteja apresentável terei todo o gosto em ceder ao portal.

 

Continuação de bons trabalhos :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, ofereço o meu contributo nas seguintes vertentes:

 

1) Saulosi

Mantenho pseudotropehus saulosis jovens que tenho vindo a fotografar. Proponho-me a continuar para que quando sejam adultos possa apresentar as fotografias que mostrem como evolui a coloração do macho, que como sabem nasce amarelo (igual ás femeas) e em adulto é listado de azul e branco. Proponho-me ainda a fazer a sua ficha (se ainda não tiverem).

 

2) DLLs

Estou disponivel para programar o que quer que seja em C++. Se precisarem de algum funcionamento complexo que com a linguagem que vão utilizar torne o processamento inviavel ou lento, podem apresentar-me o problema. Discutimos que funções deve o DLL(s) exportar e eu implemento o seu funcionamento. Se for preciso ir mais além também se arranja, é uma questão de conversarmos.

 

3) Ideia

Acharia interessante relacionar as fichas dos users com as fichas das espécies. O relacionamento desta informação permitiria de hoje para amanhã o desenvolvimento de várias funcionalidades interessantes, como por exemplo: "Quem tem o quê?", "Quais as espécies que ninguem tem?", etc, etc, etc - Em relação a isto, estou mesmo a ver como é que se faz, se houver interesse digam qualquer coisa para discutirmos o assunto.

 

 

 

Fiquem bem

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, ofereço o meu contributo nas seguintes vertentes:

 

1) Saulosi

Mantenho pseudotropehus saulosis jovens que tenho vindo a fotografar. Proponho-me a continuar para que quando sejam adultos possa apresentar as fotografias que mostrem como evolui a coloração do macho, que como sabem nasce amarelo (igual ás femeas) e em adulto é listado de azul e branco. Proponho-me ainda a fazer a sua ficha (se ainda não tiverem).

 

2) DLLs

Estou disponivel para programar o que quer que seja em C++. Se precisarem de algum funcionamento complexo que com a linguagem que vão utilizar torne o processamento inviavel ou lento, podem apresentar-me o problema. Discutimos que funções deve o DLL(s) exportar e eu implemento o seu funcionamento. Se for preciso ir mais além também se arranja, é uma questão de conversarmos.

 

3) Ideia

Acharia interessante relacionar as fichas dos users com as fichas das espécies. O relacionamento desta informação permitiria de hoje para amanhã o desenvolvimento de várias funcionalidades interessantes, como por exemplo: "Quem tem o quê?", "Quais as espécies que ninguem tem?", etc, etc, etc - Em relação a isto, estou mesmo a ver como é que se faz, se houver interesse digam qualquer coisa para discutirmos o assunto.

 

 

 

Fiquem bem

 

Olá ..

 

É este tipo de contributo que nos esperamos :oops: Obrigado desde já..

 

1) Força nisso :P até podes fazer um artigo sobre a coloração dos saulosi, a evolução com a idade .. era interessante..Quanto à ficha, andamos a fazer um levantamento do que existe, se não existir já feita dizemos-te qualquer coisa.

 

2) a programação vai ser feita em HTML+PHP+MySQL, no futuro, mas mesmo no futuro poderemos pensar em lançar um CD interactivo e aí as tuas habilidades já poderão ajudar. Se souberes PHP+HTML+MySQL também poderás ajudar na contrução de alguns modulos do site...

 

3) A ideia é boa e está pensada para quando tivermos a area dos aquários pessoais, para já está na lista dos TODO para a segunda fase ;)

 

Obrigado mais uma vez.

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1) Força nisso  até podes fazer um artigo sobre a coloração dos saulosi, a evolução com a idade .. era interessante..Quanto à ficha, andamos a fazer um levantamento do que existe, se não existir já feita dizemos-te qualquer coisa.  

 

Pois... relacionar a idade com a coloração terá de ficar para a proxima geração de saulosi. Eles eram (e são) muito jovens quando vieram para minha casa, mas como foram importados eu não sei a idade que têm. Para já tenho que me ficar pelo morph da coloração...

 

2) a programação vai ser feita em HTML+PHP+MySQL, no futuro, mas mesmo no futuro poderemos pensar em lançar um CD interactivo e aí as tuas habilidades já poderão ajudar. Se souberes PHP+HTML+MySQL também poderás ajudar na contrução de alguns modulos do site...  

 

Disso não sei nada de especial, não é bem a minha área. Claro que me adapto com facilidade a qualquer coisa mas não queria ir por aí. Dentro do C++ e do C# consigo fazer coisas "bem" e "depressa", quando meto o bedelho noutra coisa o "depressa" não é possivel porque tenho de aprender o "bem". :lol: Fico então disponivel para o CD interactivo e para a oportunidade eventual que surja de precisarem dos meus serviços. (Lembra-te que é possivel fazer uma "capota" ASP a um DLL qualquer que pode ter sido escrito em qualquer linguagem, se/quando acharem que faz sentido ou que se justifica apitem)

 

 

3) A ideia é boa e está pensada para quando tivermos a area dos aquários pessoais, para já está na lista dos TODO para a segunda fase  

 

Alright

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tanto quanto sei oficialmente não.

 

O portal é desenvolvido por sócios APC, com contribuições de sócios e não sócios e irá linkar ao nosso forum, mas que eu saiba não é oficialmente um portal da APC embora existam ligações muito estreitas à APC.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma ideia: pralém das fotos dos peixes ter os modelos dos ciclideos em formato 3D interactivo no site. Pegar no peixe, rodar, aproximar, fechar barbatanas...

 

Existem várias soluções que passam por Flash ou Javascipt. Membros com conhecimentos de 3D podiam ir submetendo modelos de acordo com a plataforma escolhida pro site.

 

Aqui estão exemplos de alguns que eu modelei (não são ciclideos mas dá pra ter uma ideia do que dá pra fazer com um par de horas de trabalho):

 

 

caranx2hy.jpg

 

apogonimberbis4tl.jpg

 

th_ccf_Castanheta__14_7_2005__a.jpgth_29f_Castanheta__14_7_2005__b.jpgth_459_Castanheta__14_7_2005__c.jpgth_397_Castanheta__14_7_2005__d.jpgth_c8b_Castanheta__14_7_2005__e.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas :roll:

 

Começando pelo inicio..

 

pato911: Um artigo sobre o morph da coloração parece-me util :D Força nisso.... Obrigado.

 

MotarSolitario: Tal como disse o Nuno Antunes, este portal apesar de ter relações muito estreitas com a APC não tem nada a ver com a APC oficialmente. Apenas o Nelson é Socio da APC :D Penso que não existe o interesse em ter um site exclusivo de uma associação, mas sim um site que sirva as diversas associações e grupos, dando-as a conhecer atraves do portal.

 

Arquimedes: Excelente ideia :D Parece-me uma ideia genial.. Queres perder 1 horita e ver que tipo de plug-ins ou aplicações seriam necessárias ter para que isso fosse facilmente integrado no site ? Basicamente seria fazer um levantamento do que existe e arranjares dois ou tres exemplos... bowdown

 

Obrigado.

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação aos modelos 3D online, todas as soluções têm um custo.

 

Uma solução é o Viewpoint: http://www.viewpoint.com

 

Aquilo tem um custo de 250 USD.

 

Os utilizadores apenas têm que fazer download de um pluggin da 1ª vez.

 

Os membros mandam os modelos 3D dos peixes e alguém que tem a licença da viewpoint usa o software ENLIVEN pra publicar os modelos no portal.

 

Esta é uma solução. Mas há mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No caso do viewpoint, os visitantes fazem download do pluggin gratuitamente, mas tem que se comprar um licença para a criação de conteúdos.

 

Entretanto, uma outra hipótese é tentar usar o Blender, que tem a vantagem de ser totalmente gratuito.

 

http://blender.org/cms/3D_Web_Plug-in.161.0.html

 

Mas, para além de parecer que há dificuldades em instalar o pluggin noutros browsers que não o IE, deixou de haver suporte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

O viewpoint parece-me interessante, no entanto para criar os conteudos é necessário pagar !! Se alguem o tive e quiser criar os conteudos e publica-los não vejo inconveniente (mas verifiquem se este processo não é ilegal)

 

O blender, como nao há suporte para alem do IE e deixou de haver suporte então é melhor esquecer.

 

A ideia de meter conteudos 3D é optima, mas é preciso garantir que não se comete nenhuma ilegalidade ao disponibiliza-los no site. Caso isso seja garantido pode-se usar o viewpoint 8)

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros aquariofilistas

 

Os trabalhos estão a decorrer a grande velocidade, o site começa-se a compor e as coisas começam a ganhar forma.

 

Como já disse o Nelson, o endereço está registado e acessivel em www.portal-ciclideos.com , o site está a ser desenvolvido e neste momento está com este aspecto: www.portal-ciclideos.com/testsite/ é aqui que poderão ir vendo o desenrolar das coisas e possivelmente de dia para dia ver a sua evolução.

 

Qualquer sugestão, critica, opinião sobre o site é bem vinda e sendo elas construtivas irão ser tomadas em consideração e implementadas logo que possivel.

 

Ficamos à espera do vosso contributo.

 

Nuno & Nelson

Link to comment
Partilhar nas redes sociais