Recommended Posts

Publicado

tenho 2 escalares no meu aquario (comunitario) não sei se são 1 macho e 1 femea

mas ontem reparei que 1 deles me encheu uma folha de ovos e nao deixava mais nenhum aproximar-se hoje de manha quando fui ver a folha ja estava vazia :cry:

o que devo fazer da proxima vez que isto me acontecer :D

como distinguir se é macho ou femea :D

Publicado:

Se queres fazer reprodução de escalares, coloca um molho de canas atadas, com espaço entre elas, de forma a deixar uma "clareira" no centro para eles poderem nadar coloca um mínimo de 6 escalares e vais ver como vão surgir muito rápidamntre casais. Tens que atar muito bem as canas para não flutuarem e deixar espaços, para os peixes poderem nadar entre elas.

• 1 mês depois...
Publicado:

eu ja tive reproduçao de escalares e quando os pais comem os ovos pode ser:

-os pais sentiramse demasiado ameaçados (aconteceume 2 vezes)

-outros peixes comeram os ovos

-tens 2 femeas e os ovos nao foram fecundados (os pais comeram os ovos)

-os ovos tinham todos fungos (os pais comeram os ovos)

estas sao as possiveis causas que me ocorrem.

:wink:

Publicado:

Olá

Como o codez referiu, são várias as causas.

Eu saliento, sem dúvida, os peixes sentirem-se ameaçados e/ou assustados e/ou incomodados.

Abraço

Miguel

__hr_Angel%20fries.jpg?bca5NP_AgcjUo_FP

Publicado:

Boas :P

Quando te referes a canas para os escalares, são canas normais e têm que ser de que altura (o meu aquário tem 75 cm de altura)? :P

Abraços :wink:

Neves

Publicado:

Boas,

É normal os casais de escalares comerem os ovos nas primeiras posturas, será talvez fruto da inexperiência deles. Por outro lado também é normal eles comerem os ovos quando verificam que as condições da água não permitirem que os seus alevinos venham a sobreviver.

Muito provavelmente eles continuarão a por ovos em intervalos de cerca de 12 dias a duas semanas e se verificares que eles continuam a comer os ovos porque não tentar alterar as condições. Por exemplo colocando-os num aquário sozinhos ou até considerar retirar os ovos do aquário onde estes desovam.

Cumps,

Carpe Diem

Publicado:

Ola

Ja fiz bastantes reproduçoes de escalares e para isso usava um tubo de PVC e quando começava a desova preparava um aquario ao lado com agua do mesmo aquario. Quando acabava a desova retirava com rapidez o respectivo tubo com os ovos e metia no novo aquario. Neste aquario deitava umas gotas a zul de mitlene para evitar os fungos. Fui sempre bem sucedido com este sistema. Ate sempre, Rui[/b]

Publicado:

Boas :D

Eu queria fazer uma surpresa á minha mulher, como ela gosta muito de escalares Gustavo de ter um aquário só com: :( :D

- Escalares e corys :)

A minha duvida é qual a medida para um aquário de escalares? :D

Pois já tenho um de 150*50*75 e não posso por outro em casa. :)

Abraços :)

Neves

Publicado:

Boas,

Rui já agora gostava de saber se usas algum método especial para evitar que os ovos entrem em contacto com o ar ou se simplesmente retiras o tubo e os ovos ficam por segundos fora de água? É uma dúvida que tenho, pois sempre tive o cuidado por receio de matar os ovos, de garantir que os mesmos não entrassem em contacto com o ar.

Neves, quanto ao tamanho para um aquário de escalares deve manter um aquário que tenha 15 litros de água (+ ou -) por cada escalar, embora ache que deves ter um aquário com pelo meno 40 cms de altura. Assim sendo se calhar o mínimo para manter escalares deve ser 80 litros.

Cumps

Carpe Diem

Publicado:

[Ola

b]Com efeito os ovos apanham ar por segundos.Quando fazia a tranferencia ja tinha tudo preparado no novo aq.Ou seja a mesma agua, mesma temp. Normalmente era num aquario de 50 l mas que so tinha + - 25 l. So mudava um pouco de agua depois de eles terem nascido e porque a artemia que dava poluia um pouco a agua, mas muito pouco para os alevins nao sentirem a mudança. Ok. Aguardo mais perguntas. Ate breve.[/b]

Publicado:

Olá

Só uma achega: o meu timing de tirar os tubos PVC com as posturas é logo que os bicharocos nascem.

Não porque haja qualquer problema com a mudança dos ovos, mas para evitar ao máximo que eles funguem.

Isto porque o trabalho dos pais é mais eficaz que a pedra difusora e porque o 2º aquário, mesmo com água do 1º, não tem necessáriamente as mesmas características e equilíbrio.

Abraços

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Publicado:

Oi!

Eu retiro os ovos logo a seguir 'a postura. Tenho boas taxas de sucesso.

Os ovos passam pelo ar e a agua que uso no segundo aquario e' agua saida da torneira com 1 filtro de esponja e uma pedra difusora durante 2 dias!

Abraco

Valter

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Publicado:

Que queres dizer com boas taxas de sucesso?

Os Escalares podem por mais de 300 ovos, quantos peixes se safam?

Cumps,

Carpe Diem

Publicado:

Olá

Conseguia 90% ou + de escalares por ninhada, todos com um desenvolvimento uniforme.

Como geralmente criava 2 posturas em simultâneo, eram cerca de 1000 de cada vez (500/postura).

Abraços

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

Publicado:

fOSGASSSSSEEEEEE

Não queres dar a receita ao pessoal? Quais os passos seguidos, cuidados, como os mantinhas e como os fazias crescer.

Fazias artémia para tanta malta?

Cumps,

Carpe Diem

Publicado:

Oi

Muito resumido, ok?

1-

Timing de tirar os tubos PVC com as posturas é logo que os bicharocos nascem.  

Não porque haja qualquer problema com a mudança dos ovos, mas para evitar ao máximo que eles funguem.  

Isto porque o trabalho dos pais é mais eficaz que a pedra difusora e porque o 2º aquário, mesmo com água do 1º, não tem necessáriamente as mesmas características e equilíbrio.

2- Artémia recém-nascida durante 1 mês, +- de 2 em 2 h (5 a 6 vezes/dia).

Artémia congelada, inicialmente cortada durante o 2º mês, e ir fazendo a habituação a comida seca.

Qualquer comida a partir do 2º mês.

3- Sempre usei FBF no 1º mês (qualquer dia vou experimentar os filtros de esponja), com substrato proporcional ao tamanho dos bichos, para que eles nunca se consigam enterrar.

4- Aspecto essencial: ter aquas de vários tamanhos durante o 1º mês, de modo a que o cardume domine facilmente o aqua onde está, tipo o dobro do volume do cardume. Mais ou menos isto:

esal%20peq.JPG

Abraços

Publicado:

Prendias os tubos de PVC com uma ventosa ou usavas algum peso?

Trocas de água? Qto em Qto tempo e já agora os aquas para onde mudavas os escalares estavam ciclados ou ias mudando regularmente a água e isso evitava a necessidade de ciclar previamente o aquário?

Cumps,

Carpe Diem

Publicado:

- Sem trocas, ou trocas apenas no limite.

- Aquas ciclados, excepto os 2 1ºs.

- Tubos PVC encostados no vidro de trás e semi enterrados.

A-%20estante%20I.JPG

B-%20estante%20II.JPG

C-%20estante%20III.JPG

Desculpem a qualidade das fotos

Publicado:

Bem só um pequeno aparte,

Granda show de room!!!

:oops::cry::cry::cry::cry::cry::shock:

Quem me dera, tantos aquários!!!

Também quero uma cave dessas!!!

Fiquem bem... 8)

Publicado:

olá luís!

belo fish room!!!!

quando eu for morar sozinho (daqui a uns aninhos) e tiver dinheiro tb vou ter um fish room :lol: .

só uma pergunta: porque é que utilizas areão nos aquários de criação?

não é mais facil a manutenção de plantados?

abraços!

Categoria: Humano.

Publicado:

Oi

Tas disse:

só uma pergunta: porque é que utilizas areão nos aquários de criação?  

não é mais facil a manutenção de plantados?  

Ó Tas, Tas mesmo apanhadinho pelas planTas

Quererias dizer pelados em vez de plantados ?

É que as fotos têm 1 ano, e há um ano ainda nem sabia o que era um pelado, hehehehe... Mas que funcionavam, funcionavam...

Abraços

Publicado:

O areão torna o aquário mais trabalhoso de manter e limpar, mas é um espaço excelente para a fixação de bactérias que em muito ajudam a manter um aquário saudável.

Cumps,

Carpe Diem

Publicado:

Oi pessoal,

O Tas é mesmo maluco por plantados!!! :lol::cry::P

Só vê é plantados e plantas.......!!! :P

Fiquem bem... 8)

Publicado:

Luis,

Parabens pelo teu fish room. E eu que pensava que tinha tido muitos escalares!!! Há cerca de 10 anos a garagem dos meus pais não tinha automóveis, tinha aquários e cheguei a ter 10 casais em posturas constantes o que fez com que tivesse cerca de 5000 escalares em casa.

Nessa altura vendiam-se muito bem para as lojas (Correia e Serpa; Ruimar, Aquaplante, Aquachile; etc) a cerca de 40/50 escudos cada, com cerca de 2 meses (o que era bastante mais barato do que as lojas compravam à Mil Aquários. Com 18 anos este dinheirinho dava jeito!!!

E agora, como é que é? O que é que fazes aos escalares?