Recommended Posts

Publicado

Amigos,

Tenho CO2 caseiro em garrafa de 1,5Lt. Na outra ponta, dentro do aqua, tenho uma pedro difusora de madeira. Recentemente puz em cima dessa pedra, de onde saiam as bolhas, um pequeno "copo" invertido que me retem o CO2 por cerca de 1 minuto. Apos como a quantidade de CO2 dentro desse copo cresce tb acaba por sair numa bolha grande. A minha pergunta é se ao ficar o CO2 dentro do aqua mais tempo antes de sair a tal bolha grande, tenho algum beneficio. Claro está que isto é a minha versão dos sistema Pollen Glass Beetle da ADA.

Obrigado pelas respostas

Publicado:

Também queria ouvir essa resposta. Estou curioso.

Marc05

"Human beings, who are almost unique in having the ability to learn from the experience of others, are also remarkable for their apparent disinclination to do so."

Douglas Adams

(1952 - 2001)

Publicado:

Boas,

Eu diria que sim. Quanto mais tempo as bolhas de co2 se mantiverem em contacto com a agua, mais tempo se está a dar para que se efectuem as trocas gasosas. No entanto, não conheço (não disse, "não há"!) nenhum reactor ou difusor de co2 que mantenha "ade eternum" as bolhas retidas à espera que estas se dissolvam.

Por isso:

Uma vez que é tão insoluvel e uma vez que a maioria dos difusores/reatores tenta divividir o maximo possivel as bolhas continuaria a dizer que o objectivo será que a máxima area de co2 entre em contacato com a máxima area de h2o. Com uma bolha grande isso seria ineficiente.

Apesar disso e por mais pequenas que sejam as bolhas, toda a gente as vê a ir pela coluna de agua a cima, dá mesmo vontade de por uma "campanula" e de alguma forma reaproveitar todo aquele co2. Talvez não se faça por razões esteticas, talvez porque acabe por ficar toxico, talvez exista um lobby do fermento de padeiro, talvez alguem saiba mais sobre o assunto...(?!)

Luis.Dias

Publicado:

Olá.

Talvez não se faça por razões esteticas, talvez porque acabe por ficar toxico, talvez exista um lobby do fermento de padeiro, talvez alguem saiba mais sobre o assunto...(?!)

Teres mais CO2 na forma gasosa em contacto com a água, não a torna mais tóxica... Hás-de chegar a um valor, em que não consegues dissolver mais CO2 na água e tens duas fases... uma líquida (água saturada de CO2) e outra gasosa (CO2).

No entanto, não conheço (não disse, "não há"!) nenhum reactor ou difusor de co2 que mantenha "ade eternum" as bolhas retidas à espera que estas se dissolvam.

Pois não... nem isso nos interessa. Ao teres uma maneira de aprisionar bolhas de CO2 em contacto permanente com a água, ou essa zona de água é movimentada, ou então vais criar uma zona anaeróbia, em que o CO2 só dissolve por difusão (processo muito lento).

Sinceramente, mais vale gastar mais um pouco de fermento mais açúcar, HCl mais NaHCO3, ou mesmo mais de CO2 (botijas), do que estar a inventar maneiras para maximizar a dissolução de CO2 na água.

Óbvio que quanto mais pequena a bolha, maior a razão entre área superfícial/quantidade de CO2 na bolha, o que faz com que se dissolva mais facilmente. É a mesma história do, o que é que se dissolve melhor: sal grosso, ou sal fininho... Quanto mais pequenas forem as partículas, maior a área em contacto com o solvente (para a mesma quantidade de matéria).

Acho que para o uso que a gente dá ao CO2 nos plantados, o mais importante é apostar num difusor que liberte bolhas pequenas... de resto, dependendo das necessidades de cada aquário, todos os sistemas fazíveis, são bons. Desde o fermentador, à bela da garrafa de CO2 com válvula de agulha.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:
Acho que para o uso que a gente dá ao CO2 nos plantados, o mais importante é apostar num difusor que liberte bolhas pequenas... de resto, dependendo das necessidades de cada aquário, todos os sistemas fazíveis, são bons. Desde o fermentador, à bela da garrafa de CO2 com válvula de agulha.  

Concordo plenamente que o melhor é um difusor que liberte bolhas pequenas. Essa da bolha grande não me parece que vá funcionar muito bem.

Agora comparar o CO2 DIY com o de garrafa pressurizada é que não tem nada a ver. Quem já experimentou as duas coisas sabe do que falo. Se dizem que o DIY é bom, então o de pressurizado é muito...muito bom! :)

Abraço,

logo.jpg
Publicado:

Olá de novo.

Agora comparar o CO2 DIY com o de garrafa pressurizada é que não tem nada a ver. Quem já experimentou as duas coisas sabe do que falo. Se dizem que o DIY é bom, então o de pressurizado é muito...muito bom!

dependendo das necessidades de cada aquário, todos os sistemas fazíveis, são bons.

:);)

Tal como deves ter entendido, não digo que um fermentador é melhor que um sistema pressurizado...

Digo apenas, que consoante o caso, os sistemas conhecidos de injecção de CO2 são bons. Se tiveres um aquário pequeno, talvez um sistema pressurizado possa ser um "queimar" de dinheiro desnecessário. Enquanto que um fermentador é capaz de dar conta do recado...

É apenas a minha opinião :o

Fica bem.

Um abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:
No entanto, não conheço (não disse, "não há"!) nenhum reactor ou difusor de co2 que mantenha "ade eternum" as bolhas retidas à espera que estas se dissolvam.

o da tetra funciona assim...convem é estar numa zona com agua bem movimentada, mesmo assim a dissolução é bastante lenta e o nivel de concentração de CO2 na agua obtido é bastante baixo. Apesar de se gastar menos CO2 a quantidade que se consegue meter na agua tambem é bastante baixa.

A melhor solução mesmo é a difusão e se preferivel em zonas de agua movimentada, sendo que as bolhinhas a viajarem no aquario se alojam por vezes por baixo das folhas das plantas, aproveitando-as elas da melhor maneira.

De qualquer maneira se quiserem meter um copo invertido á superficie, funciona, mas o aumento de CO2 nao sei se justifica a existencia de mais um elemento inestetico no aquario.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me