artman Publicado Dezembro 10, 2005 Publicado Dezembro 10, 2005 Muito recentemente fui presenteado com um casal de escalares a colocar ovos numa folha do meu comunitario. Setup do aqua neste link: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...1227&highlight= Acontece que no primeiro dia andavam os dois (macho e femea) à volta dos ovos, tentando manter os restantes "habitantes", maior parte tambem escalares, à distancia. Já no segundo dia, a femea passou a manter tambem o macho à distancia porque, pelo que vi, este estava a tentar comer os ovos. Como podem imaginar, o ambiente no aqua não é dos melhores, e já estou a preparar um aqua de criação para transferir o casal, muito embora não vá a tempo desta primeira postura. A minha duvida é se vale a pena transferir o casal à pressa para o aqua recem montado, ou apenas a femea com os ovos. Ou entao, aguentar esta situação mais uns tempos enquanto o nosso aqua cicla, esquecendo qualquer exito desta primeira postura e depois transferir o casal. Cumprimentos a todos Luis Dias
thejohncena Publicado: Dezembro 10, 2005 Publicado: Dezembro 10, 2005 Olha tambem tenho um casal de escalares, e o que eu te aconselhava-te a fazer era, deixa-os comer os ovos e nao os metas a pressa no outro aqua, aconselhavate que o aqua de criaçao tivesse no minimo 60 litros, um filtro de esponja e um termostato e uma luz fraca, sem areão e com um tubo pvc ou um cone de desova, no entanto, se quiseres mesmo fazer cr«iaçao deixa o aqua ciclar e nao tenhas tempo, pk axo que sendo a primeira desova dos teus escalares ainda tem pouca ''experiencia''! Poe ai umas fotos do aquario de criação e do principal, por enquanto nao faças nada, depois quando tiver ciclado, mudas o casal para o aquario de criaçao!! e deixas os pais tratarem dos pekenos, para mais informações lê o tópico do user Valter Silva
artman Publicado: Dezembro 10, 2005 Autor Publicado: Dezembro 10, 2005 Bem, já coloquei o aqua de criação a ciclar (que teve de ser um de 120 lts que estava à espera de melhor sorte). Brevemente ponho fotos dos dois. Entretanto os ovos já foram todos comidos, penso eu que mesmo pelos progenitores... já era de esperar; estava o aqua todo em stress. Já agora aproveito para perguntar se os cones de desova dos discus tambem se usam com escalares. Vou dando noticias quando houver novidades.
thejohncena Publicado: Dezembro 10, 2005 Publicado: Dezembro 10, 2005 Sim podes por cones de desova para discus, eu no meu caso pus um tubo pvc, lavei-o e depois coloquei.o
Valter Silva Publicado: Dezembro 11, 2005 Publicado: Dezembro 11, 2005 @artman: Encontras o meu artigo aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=30526 Qualquer duvida, apita! Tenta separar o casal para um aqua ciclado !... ou tenta so separar os ovos!... No artigo encontras mais pormenores sobre as duas tecnicas! Abraço e boa sorte Anti-BAD KingFish AKA AngelFish :D Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês
artman Publicado: Dezembro 13, 2005 Autor Publicado: Dezembro 13, 2005 Desde já obrigado a todos pelos vossos comentarios. Como tinha prometido, fica aqui uma foto do aqua que montei para criação. Como já disse tem cerca de 130 lts. Coloquei um termostato Jager de 150 wts, dois filtros de esponja com capacidade para 60 lts/cada (para o caso de um dia mais tarde poder criar uma separação para dois casais), duas pedras difusoras e um cone de desova. Enchi-o com 40% de água do aqua comunitário e os outros 60% com agua acondicionada. Esteve a ciclar desde sábado e hoje já coloquei o casal (espero não me ter enganado ), já sem ovos que entretanto foram comidos. Esperam-se novidades... Vou dando noticias.
artman Publicado: Dezembro 13, 2005 Autor Publicado: Dezembro 13, 2005 Ficam aqui algumas fotos do casal.
artman Publicado: Dezembro 15, 2005 Autor Publicado: Dezembro 15, 2005 Até agora não há novidades. Continua tudo calmo depois de uma certa estranheza ao novo ambiente. Alguém me sabe dizer de quanto em quanto tempo os escalares fazem posturas?!?
Valter Silva Publicado: Dezembro 16, 2005 Publicado: Dezembro 16, 2005 os escalares fazem posturas de 5 em 5 dias, ou no maximo 14 em 14 dias. Anti-BAD KingFish AKA AngelFish :D Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês
artman Publicado: Dezembro 22, 2005 Autor Publicado: Dezembro 22, 2005 Olá a todos... ... e se não havia novidades, foi por pouco tempo. Dois dias depois de ter transferido o casal para o aqua de reprodução dei conta que no comunitário já havia mais um casal com "ideias". Já estavam a marcar territorio e a procurar sitio para desovar. Lá fui eu a correr fazer aquilo que tinha pensado que era dividir o aqua de reprodução em dois. E o resultado foi este. Depois não foi preciso esperar muito para ter posturas. Ao inicio tinha a água com um pH muito alto, mas ficou resolvido com um pouco de turfa. Dois dias depois (ontem), tinha posturas dos casais. Um optou pelo cone de desova, o outro por uma pedra que tinha posto a segurar a divisória. Portanto, isto daqui a uns dias vai começar a ficar apertado... estou mesmo a pensar vender um dos casais (brevemente aqui no forum). Já agora, e visto que tenho posturas e preciso de fazer uma limpeza ao fundo do aqua, quando será mais indicado??!? antes ou depois de nascerem os alevins? com ou sem tpa??? E quanto ao azul de metileno... quais as dosagens???
Recommended Posts