marcos santos Publicado: Dezembro 21, 2005 Publicado: Dezembro 21, 2005 ola Esse tubinho branco maliavel pelo que eu percebo pelas fotos e o tubo de descida da agua isso quer dizer que no meu ponto de vista isso vai fazer barulho que nunca mais vai parar se foce a ti mudava para tubo liso que era bem melhor,so coneclho calro. abraços
Melo Ribeiro Publicado: Dezembro 21, 2005 Publicado: Dezembro 21, 2005 Aquele tubo é o que se vende no AKI para escoamento das máquinas de lavar. Geralmente é de cor cinzenta e tem pouca largura. Cumprimentos Melo Ribeiro jamr16@iol.pt
A l e x a n d r e Publicado: Dezembro 21, 2005 Publicado: Dezembro 21, 2005 Nesta imagem pelo que me parece vê-se uma rosca em latão. Faz parte do conjunto? Está exposto à passagem da água? É que se for esse o caso é muito má ideia. O latão é composto por cobre e zinco e em contaco com a água salgada vai-se dissolvendo. Cobre num aquário de recife é mesmo muito má ideia. Em relação ao barulho além do tubo poder de facto fazer barulho principalmente se não for liso da parte de dentro, o facto dessa ser uma coluna seca mesmo seca, e pela imagem que vejo parece-me que vais ter aí um barulho tipo rálo de esgoto a escoar. A melhor opção para esse furo é mesmo um passa-muros convencional e um durso. A l e x a n d r e Aluga-se este espaço.
Forreta Publicado: Dezembro 21, 2005 Autor Publicado: Dezembro 21, 2005 pois.... Está tudo em fase de testes ainda... Mas pelos testes que fiz, se conseguir que o tubo esteja sempre cheio de água ou seja com zero ar, o barulho é minimo. Ainda tenho que arranjar maneira de encontrar esse equilibrio, se for preciso diminuo o saida. Quanto ás mudas foi exactamente por isso que o escolhi maleavel, basta por o tubo para o lado e esgosto com a água. Quando á rosca é para sair rapidamente Quanto ao durso era essa a minha ideia inicial, se o barulho for insuportavel será essa a proxima solução. A coluna pouca molhada, tem a vantagem de se o ralo entupir haver espaço para a água que está na sump, e não inundar o chão. No máximo ficará a bomba funcionar em seco. Muito obrigado pelos comentários, os próximos desenvolvimentos (hoje ou sexta) serão a colocação dos projectores hqi na parede. Gostaria também de saber se estas lâmpadas de 4000k servirão para o aquário enquanto só tiver Rocha e substracto. Já não digo peixes... e corais muito menos. Muito obrigado e até já ! Está quaseeeeeeeeeeeeeeeeee.............. http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34579
A l e x a n d r e Publicado: Dezembro 21, 2005 Publicado: Dezembro 21, 2005 A coluna pouca molhada, tem a vantagem de se o ralo entupir haver espaço para a água que está na sump, e não inundar o chão. No máximo ficará a bomba funcionar em seco. Isso é uma boa ideia desde que a coluna tenha volume suficiente. É um bom preventivo de inundações embora impraticável em aquários grandes que normalmente têm sumps igualmente grandes. A bomba ficando em seco deixa de debitar água. A que está na coluna seca vai caindo de novo para a sump embora lentamente, isto no caso do ralo não estar 100% entupido, e com um pouco de sorte, se a bomba não for "rasca", talvez se vá aguentando com a "mijinha" que corre de cima. Bem pensado. A l e x a n d r e Aluga-se este espaço.
painatal Publicado: Dezembro 21, 2005 Publicado: Dezembro 21, 2005 Estou a ver que este projecto esta a ser pensado aos promenores. Parabens.
Nuno Prazeres Publicado: Dezembro 22, 2005 Publicado: Dezembro 22, 2005 Mas pelos testes que fiz, se conseguir que o tubo esteja sempre cheio de água ou seja com zero ar, o barulho é minimo. Ainda tenho que arranjar maneira de encontrar esse equilibrio, se for preciso diminuo o saida. Esse equilíbrio existe e tem alguma segurança mas eu não me arriscaria sem um escoamento alternativo mesmo que a bomba da sump esteja posicionada de modo a ficar a seco no caso da água no principal subir ameaçando inundação. Há o risco de se queimar a bomba e, por outro lado, a tolerância da sump para viver uns dias sem reposição é menor porque a bomba pode ficar a seco mais depressa. Entretanto recomendo que adquiras mesmo um passa muros clássico (ou PVC roscado com porcas e juntas). Não só é mais fácil partir para o durso mas também te vês livre do parafusinho de latão (será que não o podes retirar e colas o ralo com silicone?). Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
Forreta Publicado: Dezembro 22, 2005 Autor Publicado: Dezembro 22, 2005 Sim o parafuso não está lá mesmo a fazer nada. Já está colado com silicone Quanto ao tubo de pvc o complicado é arranjar o sitio onde me façam a rosca ... mas ainda vou testar esta solução tal como está. Enquanto não arranjar um escumador a um bom preço fica o projecto em stand by... mas continuo a procurar o resto do material. Obrigado a todos ! Está quaseeeeeeeeeeeeeeeeee.............. http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34579
Nuno Prazeres Publicado: Dezembro 22, 2005 Publicado: Dezembro 22, 2005 Quanto ao tubo de pvc o complicado é arranjar o sitio onde me façam a rosca AA Gonçalves, rua dos Lusíadas em Alcântara. A mim já me fizeram uma à borlix porque eu comprei lá os passa muros e os crivos. Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
Forreta Publicado: Dezembro 22, 2005 Autor Publicado: Dezembro 22, 2005 Para já não vou fazer nada vou testar esta condição porque quem não arrisca não petisca... depois senão funcionar vou tentar essa.. quanto é que te custou tudo ? Passa muros 50mm mais tubo pvc com rosca ? O problema do pvc é ser pouco manobravel e tens k andar a colar cantos etc... não gosto muito mas se só assim conseguir o silêncio.. assim será. ABRAÇOS ! Está quaseeeeeeeeeeeeeeeeee.............. http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34579
Forreta Publicado: Dezembro 23, 2005 Autor Publicado: Dezembro 23, 2005 Preciso de saber a vossa opinião quanto ao preço de alguns produtos que pretendo comprar usados : Bomba lifetech 2500l/h - (usado com garantia) - 35 € ! TurboFlotor 1000 + Bomba Rio 2100 - 250 € 2 powerhead (1000L/H e 600L/H) + Escumador Aquamedic Turboflutor Multi SL - 200€ BOMBA AQUACLEAR POWERHEAD 901 (3700L/h) - 42 € Acho que o Pai Natal vai ás compras lol, agradeço que comentem para o pai natal nao ser enganado ehehehe HO HO HO ! Está quaseeeeeeeeeeeeeeeeee.............. http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34579
Forreta Publicado: Dezembro 26, 2005 Autor Publicado: Dezembro 26, 2005 pois... sem a vossa opinião optei por um Escumador red sea prizm a um preço bastante... conto usa-lo nos proximos 3 meses depois faço um update para um melhorzito mas para já penso que me vai chegar. e vou amanhã buscar água ao raso ! Testo logo se há fugas no aquário enquanto vai escumando. Preciso também de uma bomba de retorno ... se alguém tiver alguma coisa que me possa "emprestar"/vender ! Um abraço ! XLINGLE BELLS ! Está quaseeeeeeeeeeeeeeeeee.............. http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34579
Forreta Publicado: Dezembro 28, 2005 Autor Publicado: Dezembro 28, 2005 Avançando na novela deixo-vos as cenas dos novos capitulos .... Como os jarricans eram muito caros e eu sou muito forreta adoptei a seguinte resolução. Comprar garrafoes de água de 5 litros despejá-los para qualquer sitio que necessite e ir enche-los ao oceano a umas milhas da costa. E assim foi: Comprei cerca de 40 garrafoes: alguns já estavam fora do carro ! Despejamos a água para um sitio que necessita-se : uma piscina ! E lá fomos dar um passeio de barco. Já era noite e foi uma grande enjoadela com a ondulação. Ainda apanhamos uma granda banho e chegamos a casa ensopados mas com 40 garrafões cheios de água do mar. Primeiros 15 Litros de água salgada: Cerca de 100 Litros: e "Cheio" : Solução barata.. 15 euros em garrafoes mais 3 em gasolina do barco e 2 em gasolina no carro. Segunda fase.. iluminação 15 euros em broca, buchas, anilhas, chave para desapertar brocas, e chave para apertar os projectores á parede. Furar e aspirar : Quando não se apanha tijolo é pior.. sempre tive jeito para abrir buracos: Uns apertos.. cada projectos pesa mais de 5 kilos tive que por 3 parafusos por cada projector: E asssim ficou... o angulo na iluminação será para simular a inclinação com que os raios solares batem na água na região da ilhas fiji (aposto que nunca ninguém tinha pensado nisto.. nem eu... ) Já agora aí ficam os dados : Fiji Geodetic 1986 coordinates and Fiji Map Grid (FMG) coordinates Longitude: 178 26' 25.6109" E Latitude: 18 06' 04.8570" S Easting: 1967240.42 Northing: 3878098.62 Height: 148.966m above Mean Sea Level (MSL) Del Norte 1009+ Hoje deve chegar mais material ... TÉ LOOOOOOOOOOOOOOOGO Está quaseeeeeeeeeeeeeeeeee.............. http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34579
Diogo Lopes Publicado: Dezembro 28, 2005 Publicado: Dezembro 28, 2005 Olá, E asssim ficou... o angulo na iluminação será para simular a inclinação com que os raios solares batem na água na região da ilhas fiji (aposto que nunca ninguém tinha pensado nisto.. nem eu... ) Já agora aí ficam os dados : Fiji Geodetic 1986 coordinates and Fiji Map Grid (FMG) coordinates Longitude: 178 26' 25.6109" E Latitude: 18 06' 04.8570" S Easting: 1967240.42 Northing: 3878098.62 Height: 148.966m above Mean Sea Level (MSL) Del Norte 1009+ Sem dúvida a melhor desculpa que vi até hoje para quem não conseguiu colocar os projectores direitos!!! :D Muito convincente... parabéns! Abraço, Diogo
Rui Ferreira de Almeida Publicado: Dezembro 28, 2005 Publicado: Dezembro 28, 2005 :D Desculpem , não resisti! Cump. Rui
Forreta Publicado: Dezembro 29, 2005 Autor Publicado: Dezembro 29, 2005 loooooooolllllllllllllllllll hehehe, que azelha meu deus... assim já tenho desculpa para tapar a iluminação ! Na mesma onda dos 15º Fiji, o homem dos vidros também se enganou o que vai dar uma sump com separações obliquos.. não me parece que tenha qualquer impacto.. de qualquer maneira já tenho uma termoestato 300w, e duas bombas de 1200l/h uma delas parece que vai rebentar com o barulho que faz .. tenho que a desmontar. E um escumador Primz... Pelo menos já circula.. Trouxe também umas minirochas vivas dum membro.. se alguém quiser participar eu aceito de bom grado numas rochitas vivas ! Amanhã devo juntar 9 kilos de areia viva aragamax ! Já posto fotos do sistema a circular.. espero que se tenham divertido com a azelhice de colocação dos projectores lol ABRAÇOS !!!!!!! Está quaseeeeeeeeeeeeeeeeee.............. http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34579
Forreta Publicado: Dezembro 29, 2005 Autor Publicado: Dezembro 29, 2005 Primeira rocha "viva" ao pé do termoestado... tinha frio : Depois de colocar a rocha o segundo passo foi a forragem da bomba do escumador : Entretando uns metros ao lado ia-se colando a sump com as várias divisórias. O escumador passará para a parte central da sump ! Imagem do escumador antes : e depois : Depois de colocar a rocha "viva" (amostras) coloquei uns corais que apanhei em cuba.. não fui eu que os pus nesta posição... Para já fica o aspecto geral do aquário.. no início de um longo longo caminho hehehehe Se alguém quiser contribuir para esta causa justa com alguma rocha viva... ou mesmo morta ... será recebida de bom grado Está quaseeeeeeeeeeeeeeeeee.............. http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34579
Forreta Publicado: Dezembro 30, 2005 Autor Publicado: Dezembro 30, 2005 Depois de 2 dias a circular com alguns fragmentos de rocha viva apareceu-me esta maravilha da natureza ! O primeiro ser vivo com mais de 1cm no aquário do forreta!!! Para já se aguentar há 2 dias a água não deve estar muito má. Apresento-vos o MANTORRAS ! Já comprei um densimetro que acusa 1.0305 ligeiramente abaixo do normal. A água que evaporar será reposta com água salgada até os valores normalizarem. E temperatura encontra-se a 25 graus tal e qual a temperatura que defini, penso que é a ideal. O escumador a funcionar á 3 dias continua limpinho. Alguém quer trocar água do raso (garrafoes de 5 litros colhidos a umas milhas da costa) por alguma rocha viva ? hehehe ABRAÇOS ! Está quaseeeeeeeeeeeeeeeeee.............. http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34579
Duarte Conceição Publicado: Dezembro 30, 2005 Publicado: Dezembro 30, 2005 Olá Forreta! Tás aí com umas piadas à maneira O Mantorras (vale 18 M de Quanzas) que aí tens é uma Palythoa. Quanto ao valor da densidade é bastante estranho tendo em conta que é água do cabo raso que normalmente é de 1.024 a 17ºC. Que densímetro é? A temperatura se subires um pouco não faz mal nenhum. Entre os 26-27ºC é um valor bem aceitável. Cumps DC
Pedro Pacheco Publicado: Dezembro 31, 2005 Publicado: Dezembro 31, 2005 Já comprei um densimetro que acusa 1.0305 ligeiramente abaixo do normal. A água que evaporar será reposta com água salgada até os valores normalizarem. Olá Forreta... Segundo a tua indicação tens um valor alto de salinidade no teu aquário, se ao repores a água evaporar com água salgada ainda vais subir mais esse valor... deves ter feito aí alguma confusão Para baixares esse valor deves retirar alguma água do aquário e repor com água doce. Abraço Pedro Pacheco www.coralfrags.org
Ricardo Pinto Publicado: Dezembro 31, 2005 Publicado: Dezembro 31, 2005 Ninguém compra 40 garrafões para poupar dinheiro em jerricans!
Forreta Publicado: Dezembro 31, 2005 Autor Publicado: Dezembro 31, 2005 o densimetro so fica no nivel verde apartir de 1.0306....eu ate tenho kalkwasser pronto! nao poupam porque é tudo rico ainda bem que és... eu gastei 15euros para 200 litros um jerrican de 20 litros custava a volta de 10... é só fazer as contas alem de que é mais facil encher e transportar. tudo o que puder poupar pouparei! Abracos! Está quaseeeeeeeeeeeeeeeeee.............. http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34579
Melo Ribeiro Publicado: Dezembro 31, 2005 Publicado: Dezembro 31, 2005 Amigo "Forreta": Bom dia. Eu, que não sou forreta, prezo-me de ser poupado. Porconseguinte, ficava-te grato se me informasses onde compraste 40 garrafões de água, 5 lts, por 15 euros. É que eu, mesmo comprando no Minipreço, pago 99 cêntimos por cada um. Ora, 99 cêntimos X 40 garrafões...bem..."é só fazer as contas" Bom Ano Novo Cumprimentos Melo Ribeiro jamr16@iol.pt
Carlos Domingues Publicado: Dezembro 31, 2005 Publicado: Dezembro 31, 2005 Boas Eu tenho um jerrican de 30 litros e 12 garrafões da marca UP (se fosse para beber acho que não comprava) que comprei a 0,49 euros. Não sei se foi no Modelo se foi no Sol-Mar (hiper regional). Abraços Carlos Domingues
Recommended Posts