AJF Publicado Dezembro 9, 2005 Publicado Dezembro 9, 2005 boas... o meu nano reef, já tinha 7 meses quando aconteceu um pequeno desastre, optei então por recomeçar o aquário quase de novo, corrigindo alguns erros estruturais que com a experiência fui descobrindo no outro. o Setup fica para a próxima, o que corrigi do outro foi colocar mais rocha, e colocar a morta colonizada para a sump, fazer uma DSB na sump, e agora no natal vou colocar HQI, um projector HQI de 150w. para complementar a calha PC 2X55w. Estava para montar um aquário maior, mas devido a factores económicos, e tambem por querer tentar fazer um Nano, com corais duros na maioria. Pensei fazer com LPS e SPS, mas depois de alguma informação, manter um aquário de 112l. + sump com SPS, mesmo com o reactor de Kalkwasser. Como tal vou tentar colocar alguns SPS , misturados com Bastantes LPS. Optei tambem por colocar rocha na sump, porque pelo que tenho percebido um dos problemas dos nanos, é por vezes a filtragem ser bastante limitada devido à pouca rocha que se consegue colocar no aquário e tambem a pouca litragem que dificulta muito. Como tal, coloquei DSB na sump, e rocha tambem. Aqui ficam as fotos do aquário, já com a base do layout final feita, gostava de ouvir algumas opiniões em relação ao '' 1º andar '' do layout, e como é que concluíriam o layout. abraço AJF PS : o aquário já tem 1 mês de funcionamento, a areia tem uma camada por debaixo com 7 meses, e a camada de cima tem 2 meses . A rocha morta da sump tem 7 meses. e a viva do aquário alguma 7 meses a outra comprei há duas semanas. Os valores da àgua neste momento são: PH 8,3 , KH: 9 , Cálcio : 480 , Nitritos: 0,05 , Nitratos: Minimo possivel. Citar
AJF Publicado: Dezembro 9, 2005 Autor Publicado: Dezembro 9, 2005 Fica aqui o Setup : Aquário: - 80X35X40 ( CumpXlargXAlt ) = 112l. Sump: Iluminação: Calha PC lifetech 2X55w Movimentação: Hagen Powerhead 402 , Powerhead 802 = 2500l. Escumador: Red Sea Prizm ( até 400l. ) Substracto: 16 kilos Argamax SS - No momento com cerca de 6/7 cm. Rocha: 16 kg RV + 4 kilos de RM já colonizada Aquecimento: Termostato 150w. Arrefecimento: Ventoinhas X2 Acessórios: Osmoregulador da Tunze ligado a um reactor de kalkwasser Citar
Domingos Leitão Publicado: Dezembro 12, 2005 Publicado: Dezembro 12, 2005 Oi vai ser um grande aquário sem dúvida é bom rectificares erros que cometeste anteriormente sem duvida. Quanto ao layout, para ser sincero acho-o muito baixo e muito "regular", isto é, acho que está todo muito nivelado, e tens ali alguns calhaus que se não tiverem bem fixos com cola vão cair certamente. Agora se tu gostas do layout assim então está muito fixe , gostos ão se discutem Gostava de saber que raio de tubo é aquele transparente da direita? é o tubo que leva a àgua para a sump? e o que é que está pendurado do lado esquedo no aquário? Dá para ver fotos da sump? Dá-lhe forte e feio no aqua e qualquer ajuda que precises já sabes... Abraços Dom Citar
AJF Publicado: Dezembro 12, 2005 Autor Publicado: Dezembro 12, 2005 Olá Domingos , O tubo a direita é de PVC e é o que leva a Àgua para a sump. à esquerda tenho o retorno, o tubo do escumador prizm exterior que chupa a Àgua e a powerhead à frente. o Layout não vai ficar assim, vou ''subir'' um pouco a esquerda e tambem o centro , e talvez unir os dois. depois tiro umas fotos da sump e coloco aqui. abraço Citar
SouSa Publicado: Dezembro 12, 2005 Publicado: Dezembro 12, 2005 tas contente com o prizm??? já agora onde arranjaste essas ventoinhas??? Citar
AJF Publicado: Dezembro 12, 2005 Autor Publicado: Dezembro 12, 2005 sim estou satisfeito com o prizm.. e as ventoinhas podes encontrar em qualquer loja que trabalhe com o templo aquático, eu penso que comprei numa loja em oeiras ( não posso referir o nome ) . abraço António Citar
Domingos Leitão Publicado: Dezembro 12, 2005 Publicado: Dezembro 12, 2005 ( não posso referir o nome ) Então porque não? ficaste insatisfeito? bateram-te na loja? Bem em Oeiras deve ter sido ou na Waterlife ou na Aquamagia Mas encontras em outras lojas de Lisboa, Porto e Arredores. AJF: quando é que introduzes ai alguma vida nesse aquário? quais são os timings? e qual vai ser a ordem? SPS primeiro? LPS? Abraços Dom Citar
AJF Publicado: Dezembro 12, 2005 Autor Publicado: Dezembro 12, 2005 pensei que não pudesse pelas regras do forum, mas foi na Aquamagia em relação a introduzir vida ao aquário, estou à espera de ver como é que o aquário ''reage'' Às mudanças isto é : -utilizei 20% de àgua com 7 meses do outro aquário, cerca de 18 kilos de rocha viva e morta já com 7 meses neste aquário misturado pela sump e pelo aquário , e a DSB da sump tem tambem 7 meses de aquário embora quando a retirei do aquario para colocar em baixo suponho que grande parte da ''vida'' deve ter morrido. -Introduzi 80% Àgua do cabo raso, 9 kilos de RV maturada e curada, e vou introduzir talvez mais uns kilos de rocha morta , ou então passar da sump para cima e repor na sump. tenho feito mudas de àgua, com àgua natural do cabo raso todas as semanas neste primeiro mês. agora vou passar a fazer 15% ou 20% por mês. Estou a ver se vou ter fase das algas ou não, para já com 1 mês practicamente tenho muito poucas. Vou primeiro inserir LPS mais fáceis, e depois quando deixar de ter o problema das algas, coloco os LPS mais dificeis, e depois um ou dois SPS ( não quero abusar muito ). em relação à população estou a pensar colocar : -2 premnas ou 2 ocelaris - six line wrasse - Gramma loretto ou hawkfish - yellow goby ou salária( dependendo das algas que tiver ) um abraço AJF Citar
AJF Publicado: Dezembro 12, 2005 Autor Publicado: Dezembro 12, 2005 aqui está as fotos da sump: passando a explicar a sump mais desarrumada de Portugal, o primeiro compartimento é onde cai a àgua directamente do aquário por um tubo de PVC, de seguida um pequeno compartimento onde era suposto vir a ter lã de vidro quando mandei fazer a sump, o compartimento do meio supostamente para o termostato agora está transformado numa DSB de 12 cm, seguido de outro compartimento onde está actualmente o termostato, e por fim o ultimo compartimento onde tenho a saída do reactor de kalkwasser , e a bomba de retorno , agora tambem com alguma rocha. um abraço AJF Citar
marcos santos Publicado: Dezembro 13, 2005 Publicado: Dezembro 13, 2005 ola So gostava de te fazer uma pergunta se possivel,na 1º imagem parece k esta tudo muito branca ou sera da foto? fazes adicao de kalk? abraços Citar
AJF Publicado: Dezembro 13, 2005 Autor Publicado: Dezembro 13, 2005 olá... é mesmo da foto, é uma maquina velhinha que tenho por cá que não sei muito bem mexer com aquilo! Sim adiciono Kalk, tenho um reactor de kalkwasser ligado a um osmoregulador da Tunze. abraço Citar
Recommended Posts