Recommended Posts

Publicado

boas...

o meu nano reef, já tinha 7 meses quando aconteceu um pequeno desastre, optei então por recomeçar o aquário quase de novo, corrigindo alguns erros estruturais que com a experiência fui descobrindo no outro.

o Setup fica para a próxima, o que corrigi do outro foi colocar mais rocha, e colocar a morta colonizada para a sump, fazer uma DSB na sump, e agora no natal vou colocar HQI, um projector HQI de 150w. para complementar a calha PC 2X55w.

Estava para montar um aquário maior, mas devido a factores económicos, e tambem por querer tentar fazer um Nano, com corais duros na maioria.

Pensei fazer com LPS e SPS, mas depois de alguma informação, manter um aquário de 112l. + sump com SPS, mesmo com o reactor de Kalkwasser. Como tal vou tentar colocar alguns SPS , misturados com Bastantes LPS.

Optei tambem por colocar rocha na sump, porque pelo que tenho percebido um dos problemas dos nanos, é por vezes a filtragem ser bastante limitada devido à pouca rocha que se consegue colocar no aquário e tambem a pouca litragem que dificulta muito. Como tal, coloquei DSB na sump, e rocha tambem.

Aqui ficam as fotos do aquário, já com a base do layout final feita, gostava de ouvir algumas opiniões em relação ao '' 1º andar '' do layout, e como é que concluíriam o layout.

351DSC00168-med.JPG

351DSC00169-med.JPG

abraço

AJF

PS : o aquário já tem 1 mês de funcionamento, a areia tem uma camada por debaixo com 7 meses, e a camada de cima tem 2 meses .

A rocha morta da sump tem 7 meses. e a viva do aquário alguma 7 meses a outra comprei há duas semanas.

Os valores da àgua neste momento são: PH 8,3 , KH: 9 , Cálcio : 480 , Nitritos: 0,05 , Nitratos: Minimo possivel.

Publicado:

Fica aqui o Setup :

Aquário: - 80X35X40 ( CumpXlargXAlt ) = 112l.

Sump:

Iluminação: Calha PC lifetech 2X55w

Movimentação: Hagen Powerhead 402 , Powerhead 802 = 2500l.

Escumador: Red Sea Prizm ( até 400l. )

Substracto: 16 kilos Argamax SS

- No momento com cerca de 6/7 cm.

Rocha: 16 kg RV + 4 kilos de RM já colonizada

Aquecimento: Termostato 150w.

Arrefecimento: Ventoinhas X2

Acessórios:

Osmoregulador da Tunze ligado a um reactor de kalkwasser

Publicado:

Oi :(

vai ser um grande aquário sem dúvida :)

é bom rectificares erros que cometeste anteriormente sem duvida.

Quanto ao layout, para ser sincero acho-o muito baixo e muito "regular", isto é, acho que está todo muito nivelado, e tens ali alguns calhaus que se não tiverem bem fixos com cola vão cair certamente.

Agora se tu gostas do layout assim então está muito fixe :), gostos ão se discutem :)

Gostava de saber que raio de tubo é aquele transparente da direita? é o tubo que leva a àgua para a sump?

e o que é que está pendurado do lado esquedo no aquário?

Dá para ver fotos da sump?

Dá-lhe forte e feio no aqua ;) e qualquer ajuda que precises já sabes... ;)

Abraços

Dom

Posted Image
Publicado:

Olá Domingos :) ,

O tubo a direita é de PVC e é o que leva a Àgua para a sump.

à esquerda tenho o retorno, o tubo do escumador prizm exterior que chupa a Àgua e a powerhead à frente.

o Layout não vai ficar assim, vou ''subir'' um pouco a esquerda e tambem o centro , e talvez unir os dois.

depois tiro umas fotos da sump e coloco aqui.

abraço :P

Publicado:

sim estou satisfeito com o prizm..

e as ventoinhas podes encontrar em qualquer loja que trabalhe com o templo aquático, eu penso que comprei numa loja em oeiras ( não posso referir o nome ) .

abraço

António

Publicado:
( não posso referir o nome )

Então porque não? ficaste insatisfeito? bateram-te na loja? :oops:

Bem em Oeiras deve ter sido ou na Waterlife ou na Aquamagia :P

Mas encontras em outras lojas de Lisboa, Porto e Arredores.

AJF: quando é que introduzes ai alguma vida nesse aquário? quais são os timings? e qual vai ser a ordem? SPS primeiro? LPS?

Abraços

Dom

Posted Image
Publicado:

pensei que não pudesse pelas regras do forum, mas foi na Aquamagia :lol:

em relação a introduzir vida ao aquário, estou à espera de ver como é que o aquário ''reage'' Às mudanças isto é :

-utilizei 20% de àgua com 7 meses do outro aquário, cerca de 18 kilos de rocha viva e morta já com 7 meses neste aquário misturado pela sump e pelo aquário , e a DSB da sump tem tambem 7 meses de aquário embora quando a retirei do aquario para colocar em baixo suponho que grande parte da ''vida'' deve ter morrido.

-Introduzi 80% Àgua do cabo raso, 9 kilos de RV maturada e curada, e vou introduzir talvez mais uns kilos de rocha morta , ou então passar da sump para cima e repor na sump.

tenho feito mudas de àgua, com àgua natural do cabo raso todas as semanas neste primeiro mês. agora vou passar a fazer 15% ou 20% por mês.

Estou a ver se vou ter fase das algas ou não, para já com 1 mês practicamente tenho muito poucas.

Vou primeiro inserir LPS mais fáceis, e depois quando deixar de ter o problema das algas, coloco os LPS mais dificeis, e depois um ou dois SPS ( não quero abusar muito ).

em relação à população estou a pensar colocar :

-2 premnas ou 2 ocelaris

- six line wrasse

- Gramma loretto ou hawkfish

- yellow goby ou salária( dependendo das algas que tiver )

um abraço

AJF

Publicado:

aqui está as fotos da sump:

351DSC00170.JPG

351DSC00171.JPG

passando a explicar a sump mais desarrumada de Portugal, o primeiro compartimento é onde cai a àgua directamente do aquário por um tubo de PVC, de seguida um pequeno compartimento onde era suposto vir a ter lã de vidro quando mandei fazer a sump, o compartimento do meio supostamente para o termostato agora está transformado numa DSB de 12 cm, seguido de outro compartimento onde está actualmente o termostato, e por fim o ultimo compartimento onde tenho a saída do reactor de kalkwasser , e a bomba de retorno , agora tambem com alguma rocha.

um abraço

AJF

Publicado:

ola

So gostava de te fazer uma pergunta se possivel,na 1º imagem parece k esta tudo muito branca ou sera da foto? fazes adicao de kalk?

abraços

Publicado:

olá...

é mesmo da foto, é uma maquina velhinha que tenho por cá que não sei muito bem mexer com aquilo!

Sim adiciono Kalk, tenho um reactor de kalkwasser ligado a um osmoregulador da Tunze.

abraço

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!