carlluchi Publicado Dezembro 9, 2005 Publicado Dezembro 9, 2005 Olá, já li "milhares" de topicos, no entanto na semana passada passei por uma loja em que vi um aquario de +/- 400 litros sem sump, fui investigar e troquei algumas impressões com o vendedor. A configuração na loja era +/- esta: 2 Filtros externos Rena x3, um em cada lado, uma bomba de circulação a fazer corrente e um escumador interno. ( era a unica coisa que de facto não ficava bem na fotografia) segundo o vendedor não era necessario sump ( embora admitisse que era melhor) desde que se adicionasse um componente de "bacterias" que me disse qual mas não fixei. e trocas de agua mansal de +/- 10%. A minha pegunta é: tenho um doce de 1000x400x400 acho que leva +/- 100 litros. tenho um filtro externo x3, preciso adquirir outro, mais uma bomba de circulação, mais as lampadas. Com esta configuração já seria possivel manter um sistema estavel? ou melhor ainda só com um filtro X3, visto que o que tinha 2 filtros tinha mais do dobro do tamanho. A minha outra questão ao vendedor foi a questão do escumador interno, ele falou-me num externo que daria tambem, alguem conhece e se é eficiente? Desde já se chegou aqui o meu obrigado pelo tempo que me dedicou, espero pelos vossos comentário. Obrigado ( procuro escumador para compra se alguem tiver um para despachar ) Bears Home - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=43435 Webcam - Online http://carlluchi.camstreams.com
Duarte Conceição Publicado: Dezembro 9, 2005 Publicado: Dezembro 9, 2005 Olá carlluchi. Há várias maneiras de se atingir o mesmo fim é um facto. Não vou colocar aqui em questão o que disseram, mas não posso concordar com a maior parte das coisas. Não entendo a relação entre a sump e as bactérias que te referiram. A sump é um depósito em baixo do aquário que serve fundamentalmente para esconder algum material como termostatos e escumador. As trocas de água devem ser se possível semanais, em pequenas quantidades. Há quem opte por trocar uma quantidade maior apenas 1x por mês p.ex. Quanto ao teu aquário, levará brutos 160 litros e não necessitas do filtro interno para nada, e se já leste muitos tópicos aqui no fórum como referes certamente apercebeste-te que a maioria utiliza a Rocha Viva como o grande elemento filtrador dos seus aquários. Utilizar um filtro é estar a "criar concorrência" à RV e também a potenciar uma fábrica de nitratos. O que tu necessitas de adquirir é - Escumador (já que não gostas de internos (eu também não) opta por um modelo daqueles de pendurar por fora) - Bombas de circulação - 2 de 2000 l/h ou superiores se puderes - Iluminação - Depende do tipo de corais que queiras manter. As lâmpadas que utilizas actualmente se forem do tipo T8 é melhor esquecê-las. Se queres um aquário de recife pensa em HQI ou T5 e como alternativa mais barata tem as Power Compacts. - Substracto - Areão de coral ou Aragonite - Rocha Viva - Quanto mais melhor. Aposta em 15-20 kilos de RV de boa qualidade, leve, porosa e a cheirar a mar. Aconselho-te ainda a leres um post do Rui Ferreira de Almeida (inamovível nesta secção) sobre iniciação a aquários de recife onde estes e outros assuntos estão bastante claros. Boa sorte Cumps DC
octopus Publicado: Dezembro 10, 2005 Publicado: Dezembro 10, 2005 Boas, Carlluchi`, É óbvio que concordo com tudo o que disse o Duarte. Quero só acrescentar um ponto. Coloca essa loja, ou quem te atendeu, na tua lista negra, ( lojas a não mais visitar ). Pior do que dizer não sei, é, dar indicações erradas. E, infelizmente, há muitos casos em que o conhecimento de causa sobre certa matéria roça o analfabetismo. Essa é a causa de muita gente deixar este hobbie por fracassar devido a falsas informações de lojistas que têm uma única preocupação : vender. Vender o quê ? Nem eles sabem. Com este post, espero estar a ajudar quem quer montar um bom sistema e os lojistas que percebem realmente do assunto. Imagina-te a perguntar ao mecânico da esquina qual é o problema do teu Ferrari que não pega. Abraço
carlluchi Publicado: Dezembro 11, 2005 Autor Publicado: Dezembro 11, 2005 Boas, Antes de demais queria agradecer as respostas, mas sobretudo ao Duarte Conceição que tive o prazer de conhecer no Stand " sempre em mutação" na Batalha, uma conversa de 10 minutos que foi mais produtiva que muitas horas a ler topicos e visitar lojas. Ao retante pessoal presente o meu obrigado pela forma como fui recebido. Vou começar a transformação do doce em salgado do zero, depois crio um topico separado para ir registando a evolução e de certeza pedir mais ajuda . Mais Uma vez obrigado. Bears Home - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=43435 Webcam - Online http://carlluchi.camstreams.com
Recommended Posts