Mr_Skin Publicado Dezembro 9, 2005 Publicado Dezembro 9, 2005 O que é que voces entendem por agua estabilizada??? Abraços Citar Hugo M. Viana Tá Doxinhoooooo!!!Toma tá li assim
paulo duarte Publicado: Dezembro 9, 2005 Publicado: Dezembro 9, 2005 Não sei se isso existe... O que existe são aquários estabilizados, com uma colónia de bactérias estável, capaz de decompor amónia e nitritos. A quantidade dessas bactérias que se encontram na coluna de água é ínfima, pois estas tendem a fixar-se em superfícies (areão, rochas, decorações, matérias filtrantes, etc.). Teoricamente, é possível efectuar uma TPA de 100% sem destruir a colónia de bactérias (desde que a água tenha a mesma temperatura e parâmetros químicos). Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
Luís Fortunato Publicado: Dezembro 9, 2005 Publicado: Dezembro 9, 2005 Olá. Teoricamente, é possível efectuar uma TPA de 100% sem destruir a colónia de bactérias (desde que a água tenha a mesma temperatura e parâmetros químicos). Então porque é que queres fazer uma TPA??? Se todos os valores vão ficar idênticos... Mais vale lá deixar a água, e não andar a trocá-la. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
bluejay Publicado: Dezembro 9, 2005 Publicado: Dezembro 9, 2005 Olá.Então porque é que queres fazer uma TPA??? Se todos os valores vão ficar idênticos... Mais vale lá deixar a água, e não andar a trocá-la. Cumprimentos Luís Fortunato Eliminar nitratos por exemplo. Citar
paulo duarte Publicado: Dezembro 9, 2005 Publicado: Dezembro 9, 2005 Então porque é que queres fazer uma TPA??? Se todos os valores vão ficar idênticos... Talvez não me tenha explicado bem... Quando me refiro aos mesmos parâmetros, em água doce, falo temperatura, de pH e dureza (KH, GH ou condutividade). São as oscilações nestes valores que poderão causar a morte das bactérias benéficas. As TPAs continuam a ser indispensáveis pois retiram o que essas bactérias não conseguem, tal como os nitratos ou fosfatos (introduzidos pela alimentação). Mudar água, ao mesmo tempo que se sifona o areão, ajuda também a retirar do aquário cistos de parasitas, como o íctio (que está sempre presente em qualquer aquário, à espreita da debilidade dos seres para se propagar). Existem aquários de água salgada que passam anos, e muito bem, sem qualquer TPA (apenas reposição de água evaporada) pois a rocha viva e as DSBs, juntamente com a adição de Kalk, permitem a desnitrificação e eliminação de fosfatos. Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
Luís Fortunato Publicado: Dezembro 9, 2005 Publicado: Dezembro 9, 2005 Olá de novo. Talvez não me tenha explicado bem... Quando me refiro aos mesmos parâmetros, em água doce, falo temperatura, de pH e dureza (KH, GH ou condutividade). Pois... é que a concentração de NO3, PO4, etc... são parâmetros químicos, que também influenciam o pH, KH, GH, etc... Daí achar muito estranho, queres mudar uma água, por outra exactamente igual... Existem aquários de água salgada que passam anos, e muito bem, sem qualquer TPA (apenas reposição de água evaporada) pois a rocha viva e as DSBs, juntamente com a adição de Kalk, permitem a desnitrificação e eliminação de fosfatos. Nem é preciso ires para a água salgada. Toma o exemplo do Oinq (Nuno Leitão). Tem um aquário de água doce, e apenas faz reposição de água. Nada mais... Basta teres plantas, equilibradas com todos os outros nutrientes, que mantenham os "parâmetros químicos" todos equilibrados... Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
paulo duarte Publicado: Dezembro 9, 2005 Publicado: Dezembro 9, 2005 Daí achar muito estranho, queres mudar uma água, por outra exactamente igual... A questão não é querer mudar a água, mas sim poder fazê-lo, e a 100 %. Um dos mitos da aquariofilia é o da água maturada. Não digo que não existam bactérias em suspensão mas o seu nº é diminuto. Mais vale um pedaço de rocha ou de areão colonizados do que muitos litros de água. A mudança de peixes para um aquário novo em 24 horas é perfeitamente possível. Das vezes que o fiz também aproveitei alguma "água velha" mas apenas por descargo de consciência. Essas 24 horas devem servir para equilibrar a temperatura, pH e dureza. Depois disso conseguido, basta "transladar" rapidamente os filtros (sem terem ficado parados) e o maior número de decoração possível. Com cargas "biológicas elevadas" (leia-se muitos peixes e porcalhões) convém ter um cuidado adicional com a alimentação Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
Bruno Nogueira Publicado: Dezembro 10, 2005 Publicado: Dezembro 10, 2005 Acho que é evidente que dá para trocar 100% da água se os parametros (que referiste) forem os mesmos, mas não estou a perceber qual é a vantagem de o fazer. Mesmo admitindo que o objectivo seria por os nitratos a zero na realidade só vejo desvantagens: 1) Mais trabalho 2) Teste na água velha e na água nova. 3) Uso de prováveis quimicos para por a água nova igual à velha. 4) Repetir o ponto 2) e 3) inumeras vezes até bater certo. 5) Desconforto dos peixes entre a saída da agua velha e entrada da agua nova. Em suma, uma trabalheira... mais um aparte, mudo +/- 1/3 ou 1/4 da água do meu aquario semanalmente e tenho sempre os nitratos inferiores a 1 ppm. Qual é o beneficio de mudar 100% da água? Citar Bruno Nogueira
Esgalha Publicado: Dezembro 10, 2005 Publicado: Dezembro 10, 2005 tipo a mim parece-me que o paulo duarte meteu apenas umas questao hipotetica. ele quis dizer que se se tira-se a agua toda e se mete-se nova exactamente igual ( hipoteticamente falando ) o aquario n deixava de estar estavel por causa disso, pq as bacterias ntrificantes continuariam presentes no aquario, uma vez que as colonias se fixaçao maioritaria nas materias filtrants e decoraçao em geral. indo a questao dos nitratos.. num aquario plantado a questao dos nitratos é diferente, e as mudas de agua tornam-se menos importantes, uma vez que as plantas completam o ciclo do azoto. toda a materia organica que e decomposta em amonia, nitritos e nitratos fosfatos etc, e depois transformada pelas plantas em novas folhas caules etc. as folhas das plantas qd morrem, por sua vez criam mais amonia nitritos e nitratos. num aquario platnado se as mudas sao mt frequentes, estam-se a eliminar os nutrientes da agua e isso n interessa. dependendo da quantidade de peixes la dentro entao serao necessarias mais ou menos mudas, pois a certa altura as plantas n têm capacidade para sintetisar toda a materia organica em suspensao na agua. num aquario sem plantas, ou pouco plantado como n temos plantas que consumam a materia organica ( nitratos e fosfatos ) em suspensao na agua, entao esta vai-se acumulando e sem mudas de agua acaba por atingir valores criticos, pois continuamos a adicionar materia organica na agua ( sobre forma de comida, dejectos de peixes, peixes mortos ) e n retiramos nenhuma ( atraves das mudas de agua ). Citar
Recommended Posts