Discus - uma ajuda, por favor...


azazel

Recommended Posts

boas ao people do forum,

 

Faz hoje 5 dias que comprei dois discus, de 8 cm +/-, e anida não

comem. :P É normal este estado de "stress" durar tanto tempo? Eu digo

stress porque realmente estão um pilha de energia, até fora de água

saltam! :P assustam-se com qualquer coisa, reagindo com

envestidas violentas ao vidro.. até me mete impressão. Quando tudo

volta ao normal, um deles teima em passar para lá do vidro enquanto o

outro vai debicando os restos de comida k o anterior levanta... o que tem

a "panca" do vidro é nitidamente o mais stressado que o outro (foi o que

saltou fora d'água).

Gostava de saber se há alguma coisa k possa fazer. :(

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu não sei nada sobre discos porque nunca tive.são peixes lindissimos! mas isso não é normal. stress não deve ser já passou mt tempo. têm á haver com a água faz os testes : ph , gh . e muda metade da água. não toda. espero que melhor .

UM ABRAÇO:

MIGUEL MARTINS

# APC 175 #

MBUNAS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Começa por criar zonas de sombra no aqua e com pouca luz.

Tenta não haver muitas movimentações junto deles.

Vai com calma em relação á comida e está atento a possiveis sinais de doença.

 

Vai dizendo qualquer coisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

 

Podes colocar uma foto do aquário e, se possível, dos discus em questão?

 

 

Esse é o comportamento típico de Discus assustados - geralmente por outros peixes, por sombras (aquando da passagem de pessoas...), ou por parâmetros desregulados eou inconstantes.

 

Coloca toda a informação possível acerca do aquário: Setup e, principalmente, Fauna e parâmetros da água.

 

 

 

Um abraço,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

Eu também tive esse problema recentemente. Adquiri 2 Discus Leopard snakeskin, passado 2 dias um deles não comia. No mesmo aqua tenho outros 2 discus mais pequenos que já estão ambientados e um deles é bastante territorial. Falei com a pessoa que me vendeu os discus e o mesmo deu-me ou pouco de larvas de mosquito que os discus estavam habituados a comer. Isolei os 2 discus que já possuía, dividindo ao meio o aqua com uma rede de plástico. (De momento não tenho fotos, assim que tiver , envio-te). No dia a seguir o discus já não estava estressado (já não nadava contra o vidro) e comeu as larvas. Dei também granulado, ele apenas mordiscou e comeu um granulado (o que já é um bom principio)

 

No meu aqua tenho bastante sombra plantas (valisnérias, echindourus e limnophila aquática)

 

Espero ter dado info útil

 

um abraço

 

PG

Cumps,

 

PG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Provavelmente esses peixes são provenientes da Asia onde são criados em condições muito diferentes da Europa.

São peixes que são praticamente alimentados com comida viva, daí que recusem tudo o resto.

A questão é que as larvas vêm infestadas de parasitas e o resultado vai aparecer em breve. :D

Um abraço.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

eles estão bem mais calmos, agora só se escondem. não apresentam

qualquer sintoma desses que estais fartos de repetir para o people mais

novo no vicio :wink: , em relação a comida continuam a não comer, pelos

menos a tona... comprei um granuladozito que por acaso vai ao fundo

rapidamente e pelo menos um deles vai beliscando no fundo. comprei-os

na Ornimundo no Norteshopping e hoje comprei outro... e as fotos meto-

as amanha, andei hoje a procura de uma maquina digital.

 

fiquem bem e obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha o que te posso dizer e para n desesperares...eu tenho os meus desde 4 feira...e taum sempre escondidos....so ainda vi um comer...e foi so uma vez...e ainda tenho esperança de algum se safar...:s (embora muito remota...)mas duma coisa te garanto....com discos nunca mais me meto...lolooll:P boa sorte para os teus...

carlos loução

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Realmente existem vários factores que podem levar os Discus a um estado de stress extremo como parece ser o caso dos teus, má qualidade da água, excesso de luz, temperatura baixa, outros peixes, água excessivamente cristalina, doença, falta de esconderijos, etc.

 

Em relação á frase "com discus nunca mais me meto", normalmente as pessoas que a utilizam cometeram algum erro muita vezes por falta de informação, tanto própria como de quem vende Discus ou até mesmo aquários, enfim um mal que cada vez mais se torna dificil de combater, quem paga a falta de formação da maior parte das lojas são quem compra os peixes e depois os vê a morrer sem nada poder fazer.

 

Os Discus são tão ou mais faceis de manter do que qualquer outro peixe, desde que tenha as condições que necessita, assim como qualquer outro peixe, são peixes resistentes que em boas condições chegam a atingir 10 ou mais anos.

 

Antes de montarem um aquário para manter Discus tentem recolher a máxima informação que possam, e comprem Discus em pessoas ou lojas de confiança.

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, cá vão as fotos prometidas:

 

Pic_7087_1.jpg

 

Pic_7087_2.jpg

 

Pic_7087_3.jpg

 

Pic_7087_4.jpg

 

o mais escuro é o mais recente e ja leva umas bicadas do mais claro...

hoje já os vi a comer à tona da água depois da comida ter ficado a flutuar algumas horas.

gostava que me confirmassem que tipo de discus são, comprei-os como

truquesa brilhante, meno o mais escuro.

 

inté. :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais