taita Publicado Dezembro 8, 2005 Publicado Dezembro 8, 2005 Boas a todos, tenho um aquario faz algum tempo (2-3anos), e como voltei a reactiva-lo, estou a pensar dedicar-me a ter Discus. Assim, estou a pensar em adquirir 2 discus, uma vez que nao posso ter mais dado o tamanho do aquario (1mt largura). Ja pesquisei pelo forum, mas o que encontrei foi sempre ajudas para pessoal ja tem discus. Gostaria que me ajudassem nesta fase inicial de arranque do sistema. É assim: adquiri um areao +/- escuro, sugerido pelo fulano da loja, uma vez que reflete menos a luz. Ja arranquei com o sistema esta segunda feira. Ou seja, ja tenho o aquario a funcionar, e irá ficar a funcionar cerca de 1 semana e meia assim, sem peixes. Ja lhe coloquei a quantidade suficiente de aquatan por causa do cloro. Ja coloquei logo no primeiro dia o nitrivec da marca Sera, para ajudar ao bioarranque. O que mais preciso fazer? para daqui a algum tempo adquiri os discus e ter o aquario em condições para os receber? Para os manter, de facto ja vi algumas dicas aqui pelo forum, como o tipo de comida, o pH (que devera rondar os 6.5, certo?). Mais alguns valores que possa ter de controlar? O filtro que utilizo, é um filtro interno no aquario, que se encontra dentro de uma caixa, e que tenho configurado da seguinte maneira: em baixo-ceramica, ao meio-um saco de filtro de malha de nylon cheio com cristais de remoçao de amónia, e em cima no topo-algodao. Tenho dentro dessa caixa a bomba, e como acho um pouco potente, tenho no outro canto do aquario uma outra bomba com um filtro de esponja. é preciso mais alguma coisa? Obrigado pela ajuda Nuno Citar
Bruno Nogueira Publicado: Dezembro 8, 2005 Publicado: Dezembro 8, 2005 Sinceramente não percebo nada de discos, sei apenas que são dos peixes que mais necessitam de TPAs. No entanto houve uma coisa que me deixou a pensar, foi o "saco de filtro de malha de nylon cheio com cristais de remoçao de amónia". Uma vez que estás a dar inicio ao ciclo do azoto, parece-me que remover a amónia é coisa que não te interessa neste momento. Enfim, vamos deixar os mais experientes manifestarem-se. Fica bem e boa sorte. Citar Bruno Nogueira
Joao Machado Publicado: Dezembro 8, 2005 Publicado: Dezembro 8, 2005 Boa tarde. Um aquario com 1 metros pode ter 20 cm de largura e 20 de altura, o que dava 40 Lt, ou 50cm de largura e 50 de altura o que dava 250Lt . É importante dares a quantidade de àgua. Os discus são peixes que , caso tudo corra bem, podem atingir os 14/20 Cm e alguma corpulencia. Aquas com menos de 200 Lt são "curtos". Genéricamente os filtros devem ter à entrada algo que remova as particulas em suspensão na àgua (lã, esponjas....) e depois algo que permita a fixação das bacterias. Daqui por 1 semana compra por expl. 2 Corydoras e alimenta-os pouco. Duas semanas depois se a amónia e os nitritos acusarem valores regulares compra uns 6 cardinais e continua a alimentar pouco e faz mudas de àgua regulares. E assim sucessivamente...... Quanto a discus..... JPM Citar "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
taita Publicado: Dezembro 8, 2005 Autor Publicado: Dezembro 8, 2005 obrigado pelas respostas. o meu tem 1mt largura, 30cm profund, 40 altura. tou a pensar apenas ter 2 discos, e talvez alguns cardinais a principio como disseste Citar
Joao Machado Publicado: Dezembro 8, 2005 Publicado: Dezembro 8, 2005 Boa noite. Com toda a sinceridade, quando fizeres uma "upgrade" para 200 Lt põe os discus. Eles deveriam estar no minimo 5/6 peixes pois são peixes de cardume e como crescem muito esse aqua é limitado. è só a minha opinião. JPM Citar "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
Recommended Posts