Problemas com Discu em stress - URGENTE


cdl

Recommended Posts

Boas,

Tenho um aquario de 240lt montado a 2 anos. Tenho 11 discus que ate bem pouco tempo estavam todos bem. Dois deles tem 14cm acontece é que de a 2 dias para ca o que antes tinha a dominancia do aquario agora encontra-se muito escuro e com as barbatanas recolhidas mas ainda come (vem mesmo até comer a mão).tenho efectuado todos os dias mudanças de agua e reduzi o funcionamento da luz uv tenho 5 de kh e 6 de ph . tendo tambem os nitritos e nitratos a 0. Não me apresenta sinais de vermes pois não noto nada nem na cabeça nem nas guelras e as fezes são castanhas. E a nivel bacteriano tambem não noto nada nas barbatanas nem no resto do corpo. O que sera que se passa? pq os sinais de stress? sera pq antes ele era o dominante e agora que perdeu a sua dominancia para o outro discu esta em stress? o que devo fazer? Ele como ja disse tem 14 cm e é um azul turquesa.Agradecia a vossa colaboração pq é de facto é um discu lindo e ja o tenho á 3 anos e meio.

 

 

Pedro Castro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

foi ataque bacteriano e alem de perder os 11 discus perdi todos os outros em menos de 5 horas, quando cheguei a casa tinha todo morto. Agradeço-te na mesma pela preocupação agora tenho de pensar no que correu mal e reiniciar tudo outra vez.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim eu sei q tina 2 discus a mais para o ambiente que tinha. Em todo o caso relativamente ao que se passou a pouco tempo atras (3 semanas) fiz um tratamento para subir o kh pois tinha constantemente o ph abaixo dos 6 ( mesmo sabendo que os discus toleram ainda mais baixo) desse tratamento resultou uma epidemia de microalgas (fiquei com a agua verde) tratei dessas algas com clearmec da jbl e com luz uv e em 8 dias a agua ficou excelente dai reduzi a uv para 4h diarias e foi ai que tudo começou. Primeiros sintomas de stress procurei saber se era devido a outros peixes ou se existia guerras entre eles, como não me indicava nada ,procurei saber se a qualidade de agua estava em causa com efeito negativo porque fiz testes de agua de marcas diferentes e dava o mesmo resultado.Não quis pensar que fosse bacterias porque continuava com a uv. Acabei por fazer uma troca de agua de 50% (tratada sem cloro...)e aqui aconteceu o meu erro porque penso que ao ter a feito deveria ter ligado a uv e não fiz dai em menos 5 hora ter desenvolvido um surto bacteriano e dizima-los a todos. Agora a pergunta poes-se : então se tinhas uv como é q elas se desenvolveram-se tao rapido? não sei vos responder procuro ainda resposta mas sei que é possivel as bacterias "imbernarem" e so quando aparece o ambiente ideal elas rapidamente se desenvolverem. Eu digo que foi bacteriano porque em todo o corpo dos discus se encontravam manchas (como se tivessem sido comidos por um pleco) ,tinham tambem manchas azuis e aqueles que eu ainda assisti a lutar pela vida encontravam-se com dificuldades respiratorias quando eu tinha o aquario bem oxigenado com bolhas bem pequenas (porque quanto mais pequena for a bolha mais ela se dissolve na agua). Sobreviventes so tive um escalar que tenho a 4 anos e 5 octocinos. Morreu 11 discus, 2 colidoras, 1 kulli, 1 botia palhaço, 1 botia striaccata, 1 faca preto e 1 ramirezzi.

Ainda tenho muitas questões ainda penso no que se passou se alguem tiver alguma ideia esclareça-me...

Ja agora estou a pensar usar para o novo ambiente areia de rio alguem conhece as suas qualidades e o seus defeitos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

Lamento o sucedido.

Na aquariofilia "normalmente" o que se faz depressa faz-se mal.....

O "cherne" da questão:

Houve mudanças radicais e provavelmente rápidas de Ph aos quais os peixes são extremamente sensiveis.

NUNCA deverias ter "mexido" no Kh directamente na agua do aquario pois enquanto os peixes , na generalidade, suportam Kh/pH algo desfazados, normalmente, não suportam mudanças radicais.

Ao mexeres no Kh o Ph alterou-se..Quanto em em quanto tempo?

Ao te assustares com as "pseudo-algas", quanto a mim eram as bactérias do filtro mortas, fizeste uma TPA de 50%.

Ora se o Ph da àgua estava, por expl. em 6 ao mudares àgua com pH por expl. em 7 ele elevou-se "instantaneamente em 0,5...É MUITO.

NUNCA MAS NUNCA, salvo situações pontuais e para entendidos, deves agir DIRECTAMENTE NA AGUA DO AQUA.

As manchas dos peixes foram consequencia das condições adversas encontradas e uma "manobra de recurso" do organismo do peixe para "encontrar" de novo "a vida".

Ambos falharam.

Não desanimes e estuda muito bem "A ÀGUA", suporte de vida destes seres fantasticos, os peixes.

Um abraço.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

João aceito totalmente as tuas palavras mas nas mudanças de agua tenho sempre o cuidado de manter os mesmos valores que estao no aqua para que não suceda uma mudança no habiente dado que estes animais são muito sensiveis. Creio que o meu erro iniciou-se ao tentar alterar o kh (mesmo como foi a minha tentativa de abaixa-lo ligeiramente) como o disseste, aconteceu agora tenho que iniciar todo de novo por medida de cuidado removi e limpei tudo para tornar a instalar. vou começar do zero com uma experiência amarga na memoria, mas isto na aquariofilia é mesmo assim aprende-se com os erros. Nisto aprendi que quanto mais quimicos meter-mos na agua pior.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algo que não bate certo é terem morrido todos em apenas 5 horas. Penso que uma mudança brusca de PH, poderá levá-los à morte, mas não em 5 horas.

 

Já tinha postado noutro tópico que penso que seja o mesmo assunto. Estas mortes repentinas e sem explicação, para mim têm a ver com algo que está contido na água e que não é detectável, nomeadamente, desinfectantes que não produzem efeitos em nós, mas que produzem efeitos na fauna. Isto acontece muitas vezes e agora que as barragens estão a encher e que os caudais estão a subir a nivel de águas fluviais, há uma necessidade da parte da EPAL em usar alguns químicos mais fortes na desinfecção da águas pois com as chuvas fortes são levantados dos fundos das barragens mais detritos.

 

Bactérias??? Não acredito. Tinham que ser muito fortes para, em apenas 5 horas produzir todos os efeitos descritos nos animais. As manchas deverão ser queimaduras provocadas pelo químico aplicado, bem como o sintoma de falta de oxigénio, serão as guelras queimadas.

 

De que cor estavam as guelras dos peixes quando estavam sufocados? Estavam rosadas, do tipo, sem cor?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OLá

 

Tenho um aquario de 240lt montado a 2 anos. Tenho 11 discus que ate bem pouco tempo estavam todos bem. Dois deles tem 14cm  

 

sim eu sei que (palavra corrigida) tina 2 discus a mais para o ambiente que tinha.

 

Acabei por fazer uma troca de agua de 50%

 

Cdl, o que acontece é que tens muitos peixes para tão pouca água como o Nuno disse... não só 2 a mais.. na minha opinião.

 

Quando existe excesso de matéria orgânica dentro de um aquário, mas o PH é abaixo de 7 a forma não tóxica de amónia está presente em muito maior indice do que a forma tóxica.

à medida que sobes o Ph a forma tóxica aumenta exponencialmente e terá sido isto (na minha opinião) que matou os teus peixes.

 

Por isso não se deve mexer no KH como te disse e bem o João já que corres este e outros riscos ao mexeres no PH.

 

Se me é permitido dou-te um conselho.

Não tentes manter tantos discos em tão pouca água especialmente discos com 14cm e num aquário com substrato, é uma bomba relógio.

 

Quanto á questão da areia é uma boa opção, pois é mais facil de aspirar os detritos :oops: , desde que seja neutra e com pouca sílica.

 

 

Abraço e boa sorte para a próxima montagem

 

Não desistas dos Discos :P

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tentes manter tantos discos em tão pouca água especialmente discos com 14cm e num aquário com substrato, é uma bomba relógio.

Concordo.

 

Não fica lá muito bonito sem areia mas tirou-me montes de trabalho e sei que os peixes assim ficam menos sujeitos a problemas bacterianos ou parasitas.

Acho até que o deveria ter feito à mais tempo... :roll:

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o Hugo

Para ser tão fulminante ( horas ) só pode ter sido tóxico, e nesse caso o mais frequente é amónia combinada ou não com falta de oxigénio por excesso de matéria orgânica . Por sua vezes essa redução de O2 mata bacterias no filtro entrando num ciclo vicioso que leva ao aumento repentino de amónia.

As bactérias não matam em horas especialmente nos Discus levam pelo menos 48 horas.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Desde já quero vos agradecer a todos por exporem aqui os vosso conhecimentos porque é assim a partilhar informação que nós aprendemos. Em relação ás guelrras elas estavam rosadas e como ja tinha dito eu mantive o aqua bem oxigenado. Já comprei a areia, deu-me imenso trabalho a limpa-la mas penso que vai compensar.

Abraço

Pedro Castro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

tenho 2 filtros exteriores um eheim 2213 e um fluval 304 os filtros eram limpos semanalmente e efectuava trocas diarias de 15lt, e de 15 em 15 dias efectuava uma troca de 30% para fazer remoção de sujidades que se encontravam alojadas no fundo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha opiniao é a seguinte só vou mesmo falar daquilo que me lembro que li anteriormente.

"As bacterias nao podem matar em 5 horas" errado podem e porquê

? Porque em certas condicoes sao o dobro ao fim de 2 horas e 16 vezes mais ao fim de 4 horas e meia e para isso basta condicoes ideais e essencialmente patogenicidade/virulencia da bacteria. Um farmaco desisnfectante nao mata em 5 horas mata na altura mas para te dizer o que acho k matou foi o seguinte: o susto da muda repentina diminui o sangue do cerebro e eles lentamente ficaram sem oxigenacao cerebral daí as manchas, contudo pode tambem ter sido um ataque de protozoarios eu tive isso no meu aquario e mandei analizar a agua.

Bem tinha tantos protozoarios que a maquina nao tinha capacidade de dar o valor mudei tudo limpei tudo ATENCAO: podia ter corrido o risco de morrer tudo mas esta tudo optimo.

Em relacao ao espaco é erroneo eu tenho 5 discus e acho que um deles vao cometer suicido porque nao tem espaco(250ltros). Outro grande problema é primeiro trata-se da agua; que os peixes tratam deles e é assim mesmo nao vale a pena fazeres esses tratamentos para as algas para depois perderes tudo porque eu acho k esses produtos sao imunosuprressores o que causa a missancene essencial para a patogenicidade se verificar em 5 horas.

Eu na vida apreendi uma coisa o que se faz numa emergencia. A resposta é nos primeiros 5 minutos (a nao ser que acha falta de oxigenio) nao se faz absolutamente NADA. Pensa se dps actua-se. È deploravel o sentimento de perda dum discu ja perdi 4 tenho 6. Mas acho k ja percebi um aquario de 250 litros um aquario da para 4 discus nao mais.

Espero ter ajudado.

just me

Saudações Cordiais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

:onfire::onfire::onfire:

 

Igor, tudo bem que queiras ajudar, e isso é positivo, mas já li o teu texto 3 vezes e não consigo tirar uma elação...

Será que não podes editar o texto para ficar mais compreensivel (para mim pelo menos), e depois possamos "falar"?

 

Desde já agradecido

 

 

Abraço

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Agora sim já entendo qualquer coisa :x-mas:

Embora a divisão celular bacteriana possa realmente efectua-se á velocidade que o Igor fala, isto não quer dizer que entre dentro da corrente sanguínea do peixe de forma a matá-lo em tão poucas horas, o peixe tem defesas, alias isso está já bastante divulgado.

Quanto ao susto provocar a diminuição do nivel de O2 no cérebro...parece-me irrealista pois de facto os peixes assustam-se muitas vezes, em especial na Natureza quando têm de fugir, e não morrem por isso.

Ainda assim e expeculando, teria de ser um "susto" muito grande para que cometecem suicidio colectivo e em várias espécies...

O unico animal que se consegue sobrepor ao instinto de sobrevivência é de facto o homem... e alguns insectos.

Quanto ao resto estamos de acordo.

 

Abraço

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hugo santos eu concordo ctg mas isso que estas a dizer é no habitat natural quando vires um discu a tentar saltar fora do aquario, va la diz me esta esta a exercitar os pernas traseiras :wink:. Suicidio. e ja agora a patogenicidade pode muito bem ser rapida e como tu dizes estamos a falar dum peixes linfocitos t e b e complemento é coisa que eles pouco ou nao tem imunidade sim mas muito pouca apesar de dizer muita coisa. Em relacao ao susto falo a mudanca de ph que pode causa um dinimuicao de glicose mas nao interessa muito hemodinamica;).

Em relacao ao produto nao conheço

Abracos.

Igor Neto

just me

Saudações Cordiais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu fiz esta pergunta porque em 1999 á conta do gyrodactol da jbl foram para o malaganho 100 contos em discus de 15cm e porquê, porque o dito cujo medicamento obedece a parametros de agua concretos nomeadamente ph mais que 7.0 coisa que eu na altura não reparei dado ás letras da literatura serem muito minusculas desde então nunca mais usei tratamentos jbl fiz esta pergunta porque no caso em questão poderia ter acontecido o mesmo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais