Co2 - Devo aplicar ou não?


Rui Alexandre Cruz

Recommended Posts

Boas a todos,

 

Tenho dúvidas, se com a flora que eu tenho no aquário necessito de aplicar Co2.

 

As plantas estão bem, mas penso que não estão tão vigorosas como deviam estar.

 

 

O aquário é de 100x50x40=200 lt (tenho 160 Lt).

 

Luz - 2 lampadas da Sera de 36 W cada, 1 delas a da frente é Daylith (luz do dia) e a outra Sera plant color.

 

Fertilizante: Tropical - 10 ml por semana

 

Fauna: 3 Ramirezes, 15 neons, 2 Bótias Palhaços, 1 Kully, 3 Corydoras Panda e 1 Ateneus, 1 PecoKoltia L170, e nestes dias vou meter para já, penso que seja o minimo inicial 4 Discus.

 

Flora:

 

2 Egérias Densas

 

1 C. Demersum

 

2 Hydocotyle Leucocephala

 

6 Valisnérias Gigantes

 

8 Valisnérias Sparis

 

5 Anúbias Nana

 

1 Planta tipo Anúbia mas grande não sei o nome, ou penso que seja uma Criptocoryne

 

6 fetos de Java

 

2 Higrofhilas Polysperma

 

1 Higrofhila Diformis (não sei de que maneira devo podar esta planta, ela cresce toda torta para todos os lados).

 

1 Higrofhila Witchi (não sei se está bem escrito)

 

Riccia (2 tapetes tamanho de caixa de cassetes de musica ou maior um bocadinho)

 

(P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] Satriotes (poucas)

 

Salvinias (poucas)

 

 

Obrigada e cumprimentos a todos,

 

Rui Cruz,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Erbium,

 

Para já as plantas superficiais não me tiram absolutamente luz nenhuma ao aquário, visto serem para aí meia duzia de cada e pequeninas, mas por acaso já tinha pensado nisso, no futuro deminuirem-me a luz do mesmo.

 

Ao meu vêr sempre pensei que até tinha luz a mais, porque a claridade no aquário é bastante, mes não sei, se esse bastante chega, se tu o dizes...

 

Dizes melhorar a luz como, meter mais lampadas ou substituir as que tenho por mais fortes?

 

 

Abraço

 

Rui Cruz,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

-Meter mais lampadas...tipo o dobro do que tens era o ideal :)...Creio que nessa altura terias um crescimento vigoroso das plantas (nessa altura o Co2 seria imprescindível)...No estado actual a adição de Co2 talvez fosse benéfica mas...realmente importante é a iluminação :)

T-endo pouca luz as plantas de superfície é que estão a mais...

-Quanto à Hygrophila difformis podes cortá-la da maneira que te der mais jeito ...tipo podes cortar a meio e plantar "a parte de cima" ao lado que ela depressa ganhará raiz...aliás, até uma simples folha ganha raiz...

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais