MIX Publicado Janeiro 13, 2004 Publicado Janeiro 13, 2004 Saudações a todos os aquariofilistas . Venho aqui pôr-vos uma questão que me tem feito andar às voltas antes de tomar uma decisão e por isso resolvi consultar a opinião dos utilizadores e moderadores deste forum. Tenho um aquário com 117X45X40 (um desses Perlea Elite standard...) e desde sempre que achei que a sua iluminação era deficiente pois tem apenas uma calha para 2 fluorescentes de 30W (1 aquaglo hagen e uma solar glo jbl). Como tenho tido algas filamentosas (verde escuras) e me têm dito que isso é culpa da fraca iluminação, gostaria de saber a vossa opinião. Dentro do Aquário tenho 6 discus de 12cm 2 hipancistrus Zebra 2 Hipancistrus Gloden Nuggets 3 Bolivian Rams (espécie de apistograma) 2 Bótia Palhaço Como tenho visto aquários luxuriantes, sem algas e com iluminação que me parece (nas fotografias...) fraca, pergunto-vos. Aconselham-me o quê? Uma calha de t5 ou uma de hqi's? (Conhecem hqi em calha?) existem algumas (marca e modelo) que me recomendem? Obrigado, Miguel Morato Citar "Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."
sergioveterano Publicado: Janeiro 14, 2004 Publicado: Janeiro 14, 2004 olá, mas queres modificar as lâmpadas para acabar com as algas? Nem com HQI nem com T5 acabas com elas. As fotos que tu vês são produzidas para o efeito. Ou mudam a iluminação, ou manipulam o tempo de exposição da fotografia. Citar
MIX Publicado: Janeiro 14, 2004 Autor Publicado: Janeiro 14, 2004 Caro Svet, Eu já experimentei reduzir o tempo de luz por dia, ao ponto de agora ter apenas 8 horas por dia. Ao fazê-lo melhorou ligeiramente o problema, mas agora dizem-me que é falta de luz de qualidade . Sinceramente, eu (o inexperiente) acho que pela quantidade de comida que tenho de dar aos discus (várias X ao dia) tenho excesso de nutrientes na água. Mas contra isso creio que não posso fazer nada certo? O meu teste de NO3 diz que está quase igual a 0, por isso disso não é. Ouvi falar de um redutor de fostafatos, mas como não faço ideia do que seja, deixo aqui a pergunta - funciona? Ainda no que diz respeito à iluminação. As T5 ou as HCI têm muitas diferenças em termos de qualidade? É que de preço têm... e a mim pessoalmente não me dá muito jeito fazer uma ligação pelo tecto para as HQI ou HCI. Um Abraço, Miguel Citar "Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."
sergioveterano Publicado: Janeiro 14, 2004 Publicado: Janeiro 14, 2004 viva, para todos os espectros de luz existe uma alga que se adapta melhor, com luz fraca tens umas algas castanhas, mas com luz em demasia podes vir a ter as vermelhas, que de longe são piores. Eu já experimentei reduzir o tempo de luz por dia, ao ponto de agora ter apenas 8 horas por dia. Ao fazê-lo melhorou ligeiramente o problema As algas vão aproveitar a mesma esse tempo de exposição, só estás mesmo a penalizar as plantas, que levam mais tempo a realizar a processar. Tanto as T5 como as HQI são uma boa iluminação, mas ai tens que ter plantas a sério senão, quem vai aproveitar esse aumento energético: algas quanto ao resto coloca aqui o sistema completo do teu aquário. ok Citar
MIX Publicado: Janeiro 14, 2004 Autor Publicado: Janeiro 14, 2004 Olá Sergio, Aqui vai o setup: Aquário com 117X45X40 (um desses Perlea Elite standard...) Iluminação:calha de 2 fluorescentes de 30W (1 aquaglo hagen e uma solar glo jbl). Filtro: externo Eheim 2026 professional II Peixes 6 discus de 12cm 2 hipancistrus Zebra 2 Hipancistrus Gloden Nuggets 3 Bolivian Rams (espécie de apistograma) 2 Bótia Palhaço Plantas 6 pés de Valisnéria (em dificuldades... as podas parecem ter-lhe feito mal ) 12 pés de cambomba SP (um portento de crescimento - 10cm por semana ) 4 anubias nanas Todas as plantas acima referidas começam a ser um viveiro de algas filamentosas verde escuras que são quase impossíveis de tirar sem cortar as folhas às plantas PH: 6,8 KH: 5,0 Temperatura: 30º Iluminação: Agora a 9 horas por dia com temporizador Mudas de àgua: 40% Semanais Não injecto CO2 pois segundo uma tabela que vi esta configuração de PH/KH dispensa a injecção do mesmo. Não injecto oxigénio. Acrescento um aditivo de ferro da Seachem sem o qual as plantas me estavam a morrer... Acrescento vitaminas líquidas para os Discus da Fresh O aquário não apanha luz solar directa. Apanha apenas (pouca) luz indirecta. O que não estará bem? Será que devo pôr mais plantas? Eu preferia que estas crescessem, mas se para isso fôir preciso pôr + então assim o farei... Abraços, Miguel Citar "Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."
sergioveterano Publicado: Janeiro 14, 2004 Publicado: Janeiro 14, 2004 viva o mal das valisnérias é os cortes sucessivos que se fazem, a planta não tem tempo de se adaptar com tanto corte. As cabombas precisam de mais um pouco de luz, as anúbias até já tem luz a mais tenta coloca-las numa zona mais escura. Não referiste a potência do filtro, mas deve andar perto dos 700L/H, se tem muita corrente, direciona a saida do fluxo do filtro para baixo, para o areão, evita as correntes. Se estás a colocar um aditivo tens que colocar co2, faz com que o as plantas o assimilem melhor. Mas tens que por tb traces, fe só não chega. Depois tens o problema da temperatura 30° é muito, mas como tens os discus... Começa a fazer mais mudas de água, em menos quantidade, mas em mais frequencia, 25% 3/3 dias Coloca mais umas plantas, e mais duas daylight normais. Citar
MIX Publicado: Janeiro 14, 2004 Autor Publicado: Janeiro 14, 2004 Obrigado Svet, Vou seguir os teus conselhos e depois ponho aqui os resultados obtidos. Já agora... Alguém acha positivo injectar Oxigénio no aqua durante a noite? Teoricamente as plantas agradeceriam. Na prática é assim? Um abraço, Miguel Citar "Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."
sergioveterano Publicado: Janeiro 14, 2004 Publicado: Janeiro 14, 2004 Não, não coloques. Só se vires que os peixes necessitam, mas penso que isso não vai acontecer, o meu akua não lhe cabe nem mais um feijão e os peixes não tem falta de ar. Citar
Recommended Posts