amscar Publicado Dezembro 6, 2005 Publicado Dezembro 6, 2005 Depois de ler alguns dos topicos do forum que abordam a tematica e de ter lido uns quantos sites da especialidade, resolvi perguntar a quem for mais entendido uma duvida que me surgiu! Num hipotetico setup num aquario com 300lt , quais as vantagens ou desvantagens de se manter: 4 especies, 1 macho e 3 femeas de cada ou 5 especies, 1 macho e 2 femeas de cada Obrigado e aguardo comentários
pribeiro Publicado: Dezembro 6, 2005 Publicado: Dezembro 6, 2005 Devias especificar as espécies pois assim é dificil... No Dragão mora o Campeão
João Magalhães Publicado: Dezembro 6, 2005 Publicado: Dezembro 6, 2005 Como quiseres... é ao gosto de cada um João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
Bruno Nogueira Publicado: Dezembro 6, 2005 Publicado: Dezembro 6, 2005 Olá, 15/16 Mbunas num aquario de 300L à partida parece-me viavel, mas como já foi dito talvez seja melhor especificares. Fica bem Bruno Nogueira
amscar Publicado: Dezembro 7, 2005 Autor Publicado: Dezembro 7, 2005 Algo mais baseado nisto...que li por ai algures: Larger, More Aggressive Mbuna Setup Select 1 species from 4 of the various groups below (Max 4 of each) , for a max total of 4 groups, and 16 fish. : Group A: • Labeotropheus trewavasae Group B: • Melanochromis johanni • Melanochromis cyaneorhabdos • Melanochromis auratus Group C: • Metriaclima callainos • Metriaclima estherae • Metriaclima lombardoi Group D: • Labidochromis species Group E: • Tropheops tropheops Group F: • Pseudotropheus elongatus types • Pseudotropheus flavus Group G: • Cynotilapia afra As as 5 especies, 3 elementos de cada, seriam neste grupo e propus pelo que li em alguns posts aqui do forum!
Bruno Nogueira Publicado: Dezembro 7, 2005 Publicado: Dezembro 7, 2005 Sim fazes bem em perguntar. A questão é que à partida, 15/16 mbunas nessa litragem parece bem.... não obstante poderá não dar, depende das espécies que escolhas. Dois motivos que à partida me parecem que justificam a especificação das espécies que queres são: - Nem todas as espécies de mbunas têm o mesmo tamanho, vão desde 6 +/- até aos 18cm +/- - Nem todas as espécies mbunas têm o mesmo grau de agressividade. Julgo que é disto que depende o numero de peixes que poderás manter. Outra questão é a compatibilidade entre espécies. Assim sendo talvez seja mais fácil dizeres algo deste género: "estava a pensar por x desta espécie, y daquela espéce, etc. o que acham?" Em relação a essa informação que disponibilizas, a fonte é o cichlid-forum. É um site de referencia para todos nós. No entanto, há mais espécies de mbunas do que as mencionadas aí. Trata-se de uma regra "geral", não ponho em causa que seja uma boa regra, mas há aqui no forum pessoas muito habilitadas a dar-te uma opinião válida para um eventual caso concreto que ponhas. Julgo que podes e deves basear-te nessa regra para fazeres a tua selecção, mas depois de escolhidasas espécies é mais fácil obter ajuda. A titulo de exemplo posso adientar-te que também selecionei as espécies que queria com base numa regra geral desse género, mas quando escolhi as espécies, escolhi-as mal. Aqui no forum explicaram-me porque é que a escolha não era boa (tinha escolhido uma espécie muitissimo agressiva que não daria a minima hipotese aos outros peixes - Melanochromis Auratus) e depois ajudaram-me a "ajustar" a minha escolha. Enfim... Pronto foi a minha opinião, espero ter ajudado. Fica bem Bruno Nogueira
amscar Publicado: Dezembro 7, 2005 Autor Publicado: Dezembro 7, 2005 Na hipotese de 4 especies, 4 elementos de cada: Melanochromis Auratus Metriaclima Lombardoi Cynotilapia Labeotropheus Trewavasae Na Hipotese 5 especies, 3 elementos de cada: As mesmas 4 e outra...Que sugeriam? Essas 4 especies foram escolhidas com base no que li no forum, para um setup de 300Lt sao algumas das que sugerem!
João Magalhães Publicado: Dezembro 7, 2005 Publicado: Dezembro 7, 2005 Melanochromis Auratus - muito vulgares e agressivos Em substituição colocava os Melanochromis cyaneorhabdos (= sp. maingano) Metriaclima Lombardoi - muito vulgares e agressivos Em alternativa colocava os estherae, ou chilumba lwino reff ou maison reff ou outros dentro do mesmo gênero. Cynotilapia - apostava nos cobue ou nos sp. lion's cove Labeotropheus Trewavasae - apostava nos tumbi west João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
amscar Publicado: Dezembro 7, 2005 Autor Publicado: Dezembro 7, 2005 e Metriaclima chilumba lwino reff juvenis ate 5 ou 6 cm onde posso eu arranjar? Tb preferia essa especie aos lombardois!
João Magalhães Publicado: Dezembro 7, 2005 Publicado: Dezembro 7, 2005 e Metriaclima chilumba lwino reff juvenis ate 5 ou 6 cm onde posso eu arranjar? também (palavra corrigida) preferia essa especie aos lombardois! Penso que em lugar nenhum, pelo menos para já. Há uma lista de importação a decorrer que tem essa espécie mas são selvagens. cumps João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
Recommended Posts