pedroplx Publicado Dezembro 6, 2005 Publicado Dezembro 6, 2005 Boas, tenho o meu aquario montado à cerca de 1 semana. Tem cerca de 200 litros e 220W de luz, as plantas estão a dar-se bem à excepção da Callitrichoides "Cuba" que está a ficar um pouco amarelada como podem ver na foto. Até agora não usei fertilização nenhuma, será que é normal ou devo administrar já algum nutriente ? Ferro ? Obrigado
medicalsurfer Publicado: Dezembro 28, 2005 Publicado: Dezembro 28, 2005 Normalmente ,e falo por experiência própria, o amarelecimento das folhas de uma planta costuma corresponder a uma carência de ferro... Por isso deves suprir essa falta, uma vez que nem substrato fertilizante tens. Saudações aquariófilas
Artur Jorge Publicado: Dezembro 28, 2005 Publicado: Dezembro 28, 2005 Não coneço esta espécie mas posso-te dizer que algumas plantas mudam a pigmentação das folhas de acordo com intensidade luminosa. Assim quando estão expostas a elevados níveis de luz as folhas verdes podem adquirir a tonalidade amarelo/vermelho (acho que corresponde à mudança da síntese de clorofila para rodofila devido à estimulação de elevada luz). Neste teu caso e para evitares gastares dinheiro em fertilização que até pode vir a ajudar as algas faz a medição do Fe com um teste específico.
André Silvestre Publicado: Dezembro 28, 2005 Publicado: Dezembro 28, 2005 Olá. O medicalsurfer tem razão mas há que saber diferenciar quais as folhas que amarelecem. Se forem as folhas novas, o problema está relacionado com a falta de ferro. Se for nas folhas velhas, pode ser nitratos, potássio, magnesio ou até falta de luz. Por experiência própria, sei que essa planta requer uma fertilização cuidada e diária, sendo os nutrientes mais em falta ferro, nitratos e potássio. Os testes de ferro são quase inúteis uma vez que as plantas armazenam mais ferro do que aquele que usam. Assim podes ter leituras de 0 no teste e a planta ter as suas reservas cheias, estando saudável. Para além disso, não temos kits no nosso mercado que nos dêm valores certos. É tudo muito pouco fiável. O melhor indicador de ferro são as plantas e é nelas que nos temos que focar se queremos saber se falta ou não ferro. Quem diz ferro, diz outros nutrientes. Esta espécie não fica amarela/vermelha com luz intensa pois a luz que temos nos nossos aquários não é tão intensa que justifique a síntese de carotenóides por parte da planta. No entanto e como referiste Artur, há espécies que ficam amarelo/alaranjado, rosa, vermelhas, devida à síntese de carotenóides estimulada pela luz intensa ( luz perto dos 10000K é a melhor para estimular esta coloração), mudanças de temperatura, pH, carbohidratos disponíveis e concentrações de azoto, fósforo e ferro, sendo a principal a luz. Tudo isto porque a planta precisa de defender as suas estructuras e principalmente DNA de luz que pode causar mutações/estragos nas estructuras e assim sintetiza estes pigmentos. Plantas onde já tive oportunidade de ver essa tranformação: Didiplis diandra, Rotala wallichii, Rotala rotundifolia, Rotala sp. Nanjenshan, Ludwigia arcuata, Blyxa japonica e até mesmo na Rotala sp. green que supostamente ficaria sempre verde mas que, nalgumas folhas, começou a apresentar cor avermelhada e o mais curioso foi que aconteceu apenas numa metade das olhas ( estando a outra metade da folha separada pela nervura central).
Just_me Publicado: Dezembro 28, 2005 Publicado: Dezembro 28, 2005 Quanto ao amarelecimento concordo com o fazteaomar e acrescentar que os testes de ferro no sentido oposto tambem são muito pouco fiaveis pois medem o total de ferro existente na coluna de agua, quer seja Fe 3+ ou 2+, e dependendo do estado do ferro assim este pode ser absorvido ou não pelas plantas. Ou seja com testes pode o teste dizer que temos muito ferro na agua e as plantas naõ terem neenhum disponivel para elas ou o teste dizer que existe pouco ou nenhum teste na agua mas as plantas ja terem as suas reservas. No entanto queria salientar aqui uma coisa, o porque de as plantas serem vermelhas tem muito que se lhe diga. Assim dependendo das condições e da planta em questão esta pode tornar-se vermelha ou não. Por exemplo, com aumento de luz a planta tende a alinhar os cloroplastos para mais luz passar através da folha sem atingir estas estruturas fotossinteticas revelando assim os pigmentos vermelhos que sempre estiveram presentes mas mascarados pela clorofila. è esta a razão principal de ficarem vermelhas e não a produção de pigmentos vermelhos. No entantoem algumas plantas o aumento de radiação incidente na membrana dos cloroplastos (alguem se lembra do nome da membrana?, ciencias da natureza no secundário ) despoleta a transformação de alguns pigmentos que apenas servem para apanhar os fotões e reenvia-los em comprimentos de onda mais baixos protegendo tambem a planta. Pode tambem ser estimulada por baixos niveis de Azoto (N) uma vez que a clorofila precisa de bastante azoto para ser produzida mas alguns pigmentos vermelhos não e sendo de produção pouco exigente para a planta a nivel nutricional (hidratos de carbono -> C, H e luz principalmente). São no entanto utilizados não para fazer fotossintese mas sim para agarrar a luz e encaminha-la e fazer a desmultiplicação dos fotões para um numero menor de clorofilas. E portanto poucas clorofilas e muitos pigmentos vermelhos (e aqui nao falamos só em carotenoides) fazem a planta ficar vermelha. Outro factor importante são sem dúvida os fosfatos e normalmente fosfato = 0 = plantas que não ficam vermelhas tão facilmente, quando se começa a subir fosfatos com N baixo as plantas vermelhas ficam vermelhonas!!! e pronto, já agora de salientar que todas as plantas verdes teem pigmentos vermelhos...podem é estar em muito pouca quantidade ou escondidos pelos verdes Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
André Silvestre Publicado: Dezembro 28, 2005 Publicado: Dezembro 28, 2005 Ora bem, obrigado pela info completa e pela correcção Pedro. Por exemplo, com aumento de luz a planta tende a alinhar os cloroplastos para mais luz passar através da folha sem atingir estas estruturas fotossinteticas revelando assim os pigmentos vermelhos que sempre estiveram presentes mas mascarados pela clorofila. è esta a razão principal de ficarem vermelhas e não a produção de pigmentos vermelhos. e pronto, já agora de salientar que todas as plantas verdes teem pigmentos vermelhos...podem é estar em muito pouca quantidade ou escondidos pelos verdes Exacto, eles estão lá sempre, apenas mascarados. Mas quando expostos a função deles é mesmo de protecção como já tinha referido. São no entanto utilizados não para fazer fotossintese mas sim para agarrar a luz e encaminha-la e fazer a desmultiplicação dos fotões para um numero menor de clorofilas. Esta parte desconhecia. Muito bom. Quanto aos carotenóides, claro que não são os únicos pigmentos vermelhos mas são os principais. No fundo, plantas vermelhas são plantas que sofrem
Quinzico_The_Twin Publicado: Janeiro 16, 2006 Publicado: Janeiro 16, 2006 Olá...uma pergunta, é verdade o que me disseram, que para aumentar ou manter os niveis de ferro no aquário bastam colocar uns pregos lá dentro? Bruno Quinzico - The Twin As acções de hoje são as consequências do amanhã!!! www.algareef.com
José Cruz Silva Publicado: Janeiro 16, 2006 Publicado: Janeiro 16, 2006 Olá Os testes de ferro são quase inúteis então, porque no teste de Fe da nutrafim tenho o teste de ferro livre e o teste de ferro quilificado para aquários com plantas? Abraços Zé Néo
Nuno Silva Publicado: Janeiro 16, 2006 Publicado: Janeiro 16, 2006 Boas, Excelentes respostas! A membra na dos cloroplastos chama-se tilacoide. Outros pigmentos vermelhos são as ficobilinas ( mas n tenho a certeza... ja foi ha uns anitos ). Outro as pecto que acho que é importante referir é o aspecto genético. Não é so em situações de adaptação que as plantas produzem ou realçam os seus pigmentos vermelhos. Muitas vezes ja é predefinido pelos genes e algumas plantas tem assim uma maior tendencia a produzir pigmentos vermelhos, mesmo que as condições não justifiquem. Um abraço! Nuno Silva
Recommended Posts