Recommended Posts

Publicado

Como podem ver em cima é essa a pergunta....

será que é necessário? eu acho que não porque vou usar areia da praia mas tb vou meter algumas plantas...tipo vallisnerias, anúbias e assim....

Outra pergunta:

andei a ver na loja onde costumo comprar as minhas cenas e os ciclideos que gostava de pôr sao:

- cynotilapia afra

-pseudotropheus saulosi (estes queria mesmo ter)

-melanochromis auratus (ja tenho no meu outro aquario)

-labidochromis caeruleus

Posso manter estas espécies? num aqua de 120*40*50 ou qualquer coisa assim só tenho a certeza que leva 240 litros

Paulo Miranda visto que o aqua inda é teu faz de tua justiça loooool!

:wink:

ø¤º°`°º¤ø

,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,

°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°

°`°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°` °`°

,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,

ø¤º°`°º¤ø

º°`°º

Publicado:

Na minha opinião axo que não vais precisar do substracto pois essas plantas não exigem muitas condições!

Uma opinião, devias por areia da praia ou até akela areia de filtro de piscina que é branca...

Axo k e assim k se diz!!!

Publicado:

Substrato fértil num aquário de mbunas? Para quê? Para as plantas não é de certeza porque os mbunas com as suas constantes escavações não deixam ponta de substrato por mudar de sitio e em menos de nada ias ter o substrato em contacto com a coluna de água, dando origem a um boom de algas terrivel.

E plantas com mbunas, por norma só servem para ser comidas, arrancadas ou comidas as raízes.

De qualquer das formas os mbunas vão fornecer "adubo" mais do que suficiente para as plantas por isso não te preocupes com substratos ferteis.

Se queres mesmo ter plantas o meu conselho é que não as ponhas no areão, ou se o fizeres que não as ponhas perto das pedras. As valisnérias não se devem aguentar. Já as anubias pode ser que se safem.

Em relação às espécies, os auratus são um bocadito brutos e os labidochromis são capazes de se ressentir com isso. De resto parece-me uma escolha acertada.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Eu sei pelo que tenho visto aqui que os auratus sao um bocado tramados mas acreditem ou não eu tenho-os noutro aquario "comunitario" por assim dizer porque não é bem looool (ciclideo papagaio, auratus, peixe faca, barbos tigre...) e não tenho tido problemas, a sério por isso é que insisto nesta coisa de os meter looool

Outra coisa...

Eu sei que estas espécies sao de Ph alcalino tipo 8.0/8.5 mas neste caso acho desnecessário visto que eles nas lojas estao em aquas de Ph neutro, julgo ser p facilitar as coisas aos lojistas (those bastards lool), portanto acho que simplesmente o Ph da àgua aumentado com as pedras alcalinas e a areia da praia xega e ate sobra e nem será preciso verificar o Ph...o que acham?? :?

ø¤º°`°º¤ø

,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,

,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,

ø¤º°`°º¤ø

º°`°º

Publicado:

Eu sei que estas espécies sao de Ph alcalino tipo 8.0/8.5 mas neste caso acho desnecessário visto que eles nas lojas estao em aquas de Ph neutro, julgo ser p facilitar as coisas aos lojistas (those bastards lool), portanto acho que simplesmente o Ph da àgua aumentado com as pedras alcalinas e a areia da praia chega (palavra corrigida) e ate sobra e nem será preciso verificar o Ph...o que acham?? :?

:? Claro... nem verificar ph , nem nada... os gajos que se desunhem, lá no lago deles também ninguém verifica o ph, nem nada disso. :evil:

São peixes de águas alcalinas e ponto final. Em ph neutro sobrevivem tempo suficiente para não morrerem até serem comprados.

No meu entendimento, se temos peixes é nossa obrigação dar-lhes o minimo de condições e condições parecidas com as que têm na natureza.

É isto que se espera que um aquariofilo responsável faça. Claro que de um coleccionador de peixes espera-se uma atitude desleixada... afinal de contas são peixes, se morrerem, sanita e compram-se novos.

Se queres manter mbunas em condições o minimo que se te pede é que invistas no seu bem estar, nada mais.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Concordo contigo so estava a aplicar as ideias dos lojistas...acredita foi isto que me disseram uma vez...

Ja tenho aquas desde que nasci e ja trato deles dsd os meus 6 anos por isso mesmo sendo novo ja sei umas coisitas...sempre tratei o melhor que pude dos peixes e so queria saber as opinioes dos outros :)

ja agora ando à pricura de silicone aseptico, ja fui à maxmat mas n havia alguem sabe onde posso arranjar? é que ando a ver s faço um fundo 3d com xisto e preciso do silicone p colar...

ø¤º°`°º¤ø

,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,

,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,

ø¤º°`°º¤ø

º°`°º

Publicado:

Peço então desculpa pela minha saída.

Não tem a ver com a idade, há pessoal da minha idade e mais velhos que não deviam ser autorizados e ter nada vivo como animal de estimação...

Infelizmente os logistas, nem todos acondicionam os peixes da melhor forma. Muitos simplesmente atiram com eles para os aquários e esperam que vivam tempo suficiente para só virem a morrer em casa do cliente.

Em relação ao silicone eu uso no meu aquário silicone da quilosa próprio para aquários que comprei no aki, é uma embalagem com a inscrição .

Á partida qualquer silicone neutro e sem fungicidas/anti-mofo é apropriado para colar coisas que vão ficar em contacto com a água.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

era aí que residia a minha duvida....afinal sempre posso usar outro silicone desde que seja neutro e sem tretas loool ok vou ver disso e depois vou ver das pedras pk ate agora nao encontro nada de jeito....

ø¤º°`°º¤ø

,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,

,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,

ø¤º°`°º¤ø

º°`°º

Publicado:

Toma atenção aos xistos... têm arestas cortantes e com mbunas isso dá mau resultado.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

penso que nao havera problema...eh p fazer tipo parede...ha um projecto parecido aqui no forum...

ø¤º°`°º¤ø

,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,

,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,

ø¤º°`°º¤ø

º°`°º

Publicado:

Bem hj fui ao bom do maxmat(passo a propaganda) e comprei a areia do rio po aqua....mas sinceramente n sei s fix uma boa xcolha...

parece areia da praia,até aí muito bem, mas a embalagem em que vinha é que n inspirou muita confiança loooool dá a entender que é p construçao será que serve?? pelo menos dizia que era areia do rio....

ø¤º°`°º¤ø

,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,

,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,

ø¤º°`°º¤ø

º°`°º

Publicado:

Quanto à questão das pedras.....aí está outro problema....

Não encontrei nada nem na maxmat nem na assicomate so vi "pedra regional" e uma laje de xisto ou qualquer coisa assim mas n trouxe porque parecia que tinha ferrugem e achei melhor não...alguem me é capaz de dizer onde posso arranjar pedras alcalinas p um malawi?? :roll:

ø¤º°`°º¤ø

,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,

,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,

ø¤º°`°º¤ø

º°`°º

Publicado:

A areia de rio (de construção) serve bem mas tens de a lavar bem.

As pedras, eu comprei as minhas no mestre maco na secção de jardim.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Eu ja tinha visto aki no forum que alguem tinha usado dessa pedra regional mas quando as vi pareceram-me uma treta.....ja agora sao calcarias?? :arrow:

ø¤º°`°º¤ø

,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,

,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,

ø¤º°`°º¤ø

º°`°º

Publicado:

Pedra Calcaria na Av principal do Seixal, quem vem do Seixal para a torre da marinha :arrow:

1 Abraço

César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))

Publicado:

ò chavalo, deixa de fazer publicidade ás pedras da avenida...vou-me queixar à C.M. Seixal...

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Publicado:

Que são calcarias são.

E tão ali a mão de semear.

Só é preciso ter cuidado com a ronda do Guarda Antunes.

1 Abraço

César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!