Arquimedes Publicado Dezembro 3, 2005 Publicado Dezembro 3, 2005 Uma pergunta: é viável numa TPA de 30% ligar a mangueira ao chuveiro e encher o aquário devagarinho, tendo jogado condicionador no aquário no início prá quantidade de água que vai ser reposta? Citar
muhrninho Publicado: Dezembro 3, 2005 Publicado: Dezembro 3, 2005 loool é um metodo engraçado.... quanto à pergunta...sinceramente nao sei loool mas se queres que te diga eu smp fiz as tpa's directamente da torneira...sorte? talvez.... Citar ø¤º°`°º¤ø ,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸, °º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º° °`°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°` °`° °º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º° ,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸, ø¤º°`°º¤ø º°`°º
P_M Publicado: Dezembro 3, 2005 Publicado: Dezembro 3, 2005 eu acho que 1 condicionador diretamente no aqua nao é boa ideia, pq as reaçoes quimicas desencadeadas dao-se no mm meio em que os peixes estão. Penso que não sera viavel. Eu pelo menos nunca fiz assim. alguem com mais expriencia que se chegue a frente Citar
Arquimedes Publicado: Dezembro 3, 2005 Autor Publicado: Dezembro 3, 2005 Por um lado, os fabricantes nas instruções não falam em aguardar tantos minutos. Eu até ao momento colocava num balde e logo de seguida pro aquário. No que respeita ao gel protector presente em boa parte destes produtos, até acho que faça sentido colocar antes. Agora no que respeita aos cloros e afins e fixação de metais pesados, não sei. Parece-me que faria mais sentido colocar antes. Mas o condicionador fica na água velha e reage com alguma coisa enquanto não tem água nova suficiente? No meu caso, com a abertura que tenho na torneira, levo umas horas e repor a água no aquário. Citar
kromoAqua Publicado: Dezembro 3, 2005 Publicado: Dezembro 3, 2005 complicado mas viavel... no meio do tubo por um filtro tubular com perlon e outras substancia a gosto de cada um... carvão por ex... quando digo no meio pode ser onde cada um quiser. eu uso assim. claro que a agua aqui sofre de deficite de tratamento. por vezes cheira a lodo, sabe a lodo, e tem côr de lodo. e como o rio (ainda ) não está poluido, optimo. Citar
Arquimedes Publicado: Dezembro 3, 2005 Autor Publicado: Dezembro 3, 2005 Pois já devia ter me lembrado dessa porque uma altura trabalhei num local onde faziam investigação sobre leishmaniose e criavam mosquitos pequeninos prás experiências. Quando os queriam apanhar faziam algo parecido com isso: tinham um tubo fininho cortado ao meio, com um encaixe com um algodão no meio. Apontavam uma ponta do tubinho a um mosquito e chupavam do outro lado. Vi muita gente engasgada com mosquitos na garganta, hehehe. Mas essa ideia do carvão e perlon parece muito boa. Obrigado kromoAqua Citar
Nuno Antunes Publicado: Dezembro 3, 2005 Publicado: Dezembro 3, 2005 Eu reponho água em todos os meus aquários dessa forma... mangueira adaptada à saida do chuveiro e pronto. Como reponho a água sensivelmente à mesma temperatura da que está no aquário o débito é mais elevado e em 20 minutos está reposta toda a água retirada. Claro que já tenho duas marcas nas torneiras do chuveiro para saber o quanto é que abro de água fria e quanto de água quente. Até hoje nunca tive problemas. O acondicionador quando uso coloco ou durante o processo de reposição ou no fim. Qualquer cloro que possa existir na água de reposição é prontamente eliminado pois os filtros ficam em funcionamento super-oxigenando a água e evaporando desta forma o cloro. O acondicionador é só mesmo para descarga de consciencia Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Labeo Publicado: Dezembro 3, 2005 Publicado: Dezembro 3, 2005 Eu também faço como o Nuno Antunes. Torneira ligada directamente ao aquario à temperatura sensivelemte semelhante à do aqua, condicionador no fim. Faço-o a um ano e nunca tive problemas. P.S. - Já fiz uma muda de 75% desta forma, ninguém se queixou. Cumpts, Labeo Citar "Quem pode, pode. Quem não pode vê os outros a poder"- Fitágoras
palmeiro Publicado: Dezembro 3, 2005 Publicado: Dezembro 3, 2005 concordo... ou sou mais um sortudo ou nao sei... a mnh vai da torneira po aqua... á 18 anos que cá em casa se faz assim e nunca existiu problemas. Embora um dos problemas da agua da torneira seja o excesso de cloro, se puderes por a agua em "repouso" num recepiente 1 dia ou 2 antes de a meteres no aqua, vai permitir a evaporação do cloro. Mas isso é pra quem tem condiçoes pra o fazer. ja vi quem tenha jarricans de 25 e 50 litros de agua e deixe a agua em repouso 2 ou 3 dias, com um termostato a aquece-la...etc... Citar cmpts, Pedro Palmeiro
Sonhudo Publicado: Dezembro 4, 2005 Publicado: Dezembro 4, 2005 No meu caso, aqua de 120 Lts, troco 10 Lts de água todos os dias, e uso 2 garrafões e uma mangueirinha de apenas 50 cm. Acho assim bem mais simples do que estender a mangueira pela casa toda. Além de que o aqua ganha outra força com TPAs diárias! Ah, já me esquecia, e n trato a água. Só a temperatura é que acerto. Da torneira vai para o aqua. Citar Eu
Bruno Nogueira Publicado: Dezembro 4, 2005 Publicado: Dezembro 4, 2005 Eu também faço TPAs de 25%-30% da forma que sugeres, equipamento todo a trabalhar, mangueira ligada ao chuveiro com débito muito lento e vou enchendo directamente. Uso anti-cloro na água, já sei a quantidade total que preciso de por e vou deitando à medida que enche sem grande precisão. Em relação á temperatura da água, só à pouco tempo é que me apercebi que o meu esquentador consegue "disparar" com pouca pressão por isso agora ponho agua morna. Quando enchia com água fria o aquário baixava de temperatura 1-1,5 graus. Aaaaaaaah já me esquecia, junto também uma colher de sal JBL para malawi/tanganika. Até agora tem corrido bem, recomendo. Citar Bruno Nogueira
Paulo Silva Publicado: Dezembro 4, 2005 Publicado: Dezembro 4, 2005 bem apesar de pouca experiencia tenho feito as minhas tpa'sde 20/25 litros semanais como as faço ao sabado encho na quinta feira a noite 4/5 garrafoes no sabado viro para o aquario os 5 garrafoes que me demoram mais ou menos 10 minutos depois ponho o "aquasana" para ja nao tenho tido problemas mas tb so tenho o aquario desde 8 outubro espero ter dada mais umas dicas [[ ]] Citar
Arquimedes Publicado: Dezembro 4, 2005 Autor Publicado: Dezembro 4, 2005 Bom, hoje também já fiz assim e parece que ninguém reclamou. Próximo do fim dissolvi num litro de água uma colher de sopa de cloreto de sódio, outra de sulftato de magnésio e outra de sal marinho. A água tá entre os 8 e os 8,2. Não quero que suba mais por causa das plantas. Citar
Paulo Silva Publicado: Dezembro 4, 2005 Publicado: Dezembro 4, 2005 Arquimdes qual o objectivo dessas adições? Citar
FAAO Publicado: Dezembro 4, 2005 Publicado: Dezembro 4, 2005 Boas, Nos 3 áquas que possuo faço TPA's directamente com água da torneira. Geralmente mudo 25% da água de 1 a 2 vezes por semana e não adiciono qualquer anti-cloro. Não aqueço previamente a água nem lhe dou o periodo de descanso para que o cloro desapareça... Vai directa lá pra dentro com um cauldal muito baixo, para não haver grandes oscilações na temperatura. Abraço, Filipe Oliveira Citar Filipe Oliveira
Arquimedes Publicado: Dezembro 4, 2005 Autor Publicado: Dezembro 4, 2005 Paulo: O aquário tem ciclídeos africanos e eles gostam de águas duras e alcalinas. Andei a pesquisar aqui pelo forum e comecei a experimentar esta receita que ajuda a manter o PH estável e lá em cima (as plantas é que não gostam muito da ideia, claro). Citar
João Magalhães Publicado: Dezembro 4, 2005 Publicado: Dezembro 4, 2005 Uma pergunta: é viável numa TPA de 30% ligar a mangueira ao chuveiro e encher o aquário devagarinho, tendo jogado condicionador no aquário no início prá quantidade de água que vai ser reposta? Nunca me passou pela cabeça fazer de outra forma :D Não uso acondicionador nenhum cumps Citar João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
godzec Publicado: Dezembro 5, 2005 Publicado: Dezembro 5, 2005 Não sei se é verdade ou não mas num fórum qualquer alemão diziam que o cloro ajudava a eliminar bactérias nocivas aos peixes mas, ao contrário do que se tem dito aqui, eles punham os condicionadores directamente na água ao fim de uns 5 minutos... Mais uma vez digo que não sei se é verdade porque nunca testei, mas deve funcionar. Ahhh, já me esquecia. Dois amigos meus fazem dessa maneira e ainda não se queixaram... Citar
MiguelMartinho Publicado: Dezembro 5, 2005 Publicado: Dezembro 5, 2005 Tal como alguns membros referiram, eu também uso a mangueira do chuveiro ligada à mangueira que vai para o aqua (troco cerca de 30%). Eu normalmente regulo o esquentador para o mínimo e assim preciso de juntar pouca água fria evitando o excesso de pressão de água a caír dentro do aqua. Com um termometro tento temperar a água a uma temperatura identica à do aqua. Eu coloco os produtos que tenho a colocar durante a troca (ao mesmo tempo que o aqua enche). Citar
Bruno Publicado: Dezembro 5, 2005 Publicado: Dezembro 5, 2005 Boas pessoal eu faço da seguinte forma: 4x garrafões com agua del cano ph 8.0 4x 3ml de açido muriatico em cada garrafão 4x 3 gotas de aquasafe em cada 4x pedras difusoras entre 24h a 48h Ficam com um ph 6.5. Espero que tenham gostado do meu cocktail, Um Abraço Citar
TomasSilva Publicado: Dezembro 6, 2005 Publicado: Dezembro 6, 2005 boas, eu normalmente faço TPA de 25% de 15 em 15 dias, salvo alguma alteração no aquário (tratamentos de doença, plantas fracas e colocação de novas) e nessas trocas encho garrafões de 5 litros no choveiro e vou enchendo o aquário, no fim adiciono o produto da rena para por o ph a 7 que também serve para eliminar o cloro, etc... mas com a água mais ou menos a temperatura do aquário para não haver choque... até ao momento nenhum dos meus peixinhos reclamou... Citar
TAZ Publicado: Dezembro 8, 2005 Publicado: Dezembro 8, 2005 Olá a todos, Eu, 3 ou4 dias antes vou enchendo 2 jerricans de 25lts com a agua que vai saindo para os banhos antes de esta aquecer,(sempre se aproveita alguma agua que ia para o esgoto) depois na altura da tpa completo o que faltar com agua directamente da torneira e vai para o aquario lentamente para minimizar as diferenças de temperatura.No fim adciono um pouco de acondicionador.Faço assim há varios anos e nunca tive qualquer problema. Cumprimentos José Ferreira Citar "O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"
Recommended Posts