Recommended Posts

Publicado

Pois é, como alguns poderão saber, o meu aquário novo está em funcionamento desde Setembro. Só agora tive tempo para colocar fotos mas assim já ficam com uma ideia do que pretendo fazer. Apresentarei também algumas fotos do decurso da montagem.

Gostava muito que dessem a vossa opinião sobre o setup em geral e se tiverem alguma dúvida é só dizer…

O projecto em si é muito parecido com o do Diogo Lopes (muitas ideias copiadas dele…lol). Obviamente tirei ideias de vários aquários.

Pic_751_23.jpg

Diogo usei parte da imagem do teu projecto(espero k não te importes …LOL)

1 – Aquário principal 140x60x65 (c.l.a) 546L vidros 1cm (fundo1,2cm)

2 – Sump 120x40x50 (c.l.a) 240L

3 – Refúgio superior e futura zona de fragmentação para corais 60x45x50 (c.l.a) 135L

4 – Sistema de iluminação 2HQI x 250W 10.000K BLV (made in ramirezi) + 2 T5 actínicas (1x54W e 1x39W)

5 – HQI Alasca 150W 14.000K BLV

6 – Escumador Deltec APF600 com alimentação por queda de água do aqua principal e bomba Aquabee needle-weel 2000L/h

7 – Reactor kalkwasser DIY com nivelador de autoclismo… e bomba Hydor 500L/h

8 – Depósito de reposição 25L

9 – zona de recepção de água com 3 aquecedores-termostato 300W

10 – Zona de retorno

11 – Bomba de retorno Ocean Runner 3500 (3500L/h)

12 – “Closed-loop” interno com bomba Hydor 2800L/h ligado a SCWD

13 – Coluna “seca” no canto traseiro direito com 2 furos 5cm. Tubo de retorno com durso. Bomba que alimenta o refúgio superior 1000L/h

14 – Caixa com os balastros e condensadores HQI

Publicado:

Pic_751_12.jpg

Pic_751_13.jpg

Pic_751_14.jpg

A estrutura que suporta o aquário e sump é de ferro galvanizado com camada isolante (anti-água…) com 8 pernas de apoio. Os vidros assentam numa camada de esferovite e madeira. A estrutura que suporta o escumador e refúgio superior será feita em madeira (o meu pai tem jeito para estas coisas :? ).

Pic_751_15.jpg

ligações aos passa-muros com adaptação para tubos de 4cm

Pic_751_16.jpg

pormenor da queda de água.

Este sistema tem várias coisas feitas por mim, destacando-se o aquário principal e refúgio superior e reactor de kalkwasser.

Pic_751_17.jpg

Aquário com vidros de 1cm, fundo de 1,2cm. Furos de 5cm e tubagem de 4m. Silicone preto e travamentos de 1cm de espessura e 5cm de largura

Pic_751_18.jpg

Pormenor dos travamentos

Pic_751_20.jpg

Pormenor da estrutura de pvc. Esta estrutura permite uma maior circulação de água por trás da parede de rocha viva. Os peixes também reagem bem a este espaço por ser uma zona escura onde se podem esconder e é muito interessante vê-los a aparecer/desaparecer pelos vários buracos criados pela rocha.

Estas bombas de circulação eram provisórias…

Pic_751_21.jpg

Pormenor da estrutura em pvc. Usei uma rede em plástico para servir de apoio à rocha atando-a com abraçadeiras.

Pic_751_22.jpg

Aquário com DSB com 8-9cm com aragonite e areia Samoa Pink. Cerca de 20kg de rocha viva já curada. Esta rocha vinha cheia de vida e ao fim de 1 mês de montagem já era possível ver centenas de “bichos” a moverem-se pelo vidro na zona junto ao areão.

Também coloquei 10 kg de areia viva do meu antigo aquário que serve agora de sump (o que se vê nesta foto é mais pequeno e estava só lá para não ocupar espaço noutro lado…).

Sump

Antigo aquário 120cmx40x50(c.l.a) com vidro de 8mm separada em 3 zonas. À esquerda fica a zona de retorno com o repositor automático, no centro um refúgio com macro-algas, rocha viva, etc e à direita a zona de recepção de água vinda do aquário e do escumador.

Luz

Aquário principal: 2x250W HQI 10.000K BLV ligadas 11 horas/dia e 2 T5 actínicas, 1 de 54W(frontal) e 1 39W(traseira), ligadas 12-13 horas/dia.

Refúgio inferior: 2 T8 30W (posteriormente talvez coloque mais luz…) 15 horas/dia em contra ciclo com aqua principal.

Refúgio superior: 1 HQI 150W 14.000K BLV ligada 15 horas/dia em contra ciclo ao aqua principal.

Todos os projectores têm vidro com filtro UV assim como as lâmpadas.

Circulação

Bomba de retorno Aqua Medic Ocean Runner 3500 (3500L/h)

“Closed loop” interno com bomba Hydor pico 2800L/h ligado a 1 SCWD.

2 bombas para circulação interna de 2500L/h

Hydor pico 1000L/h para elevação para o refúgio superiror.

Circulação total(aqua principal) aproximadamente 22x.

Filtração

Escumador Deltec APF600 com bomba needle-well Aquabee 2000L/h

60 Kg rocha viva

10Kg rocha DIY com cimento branco e areão grosso de coral.

DSB 8 cm no aqua principal, 10 cm no refúgio inferior e 20 cm no refúgio superior.

Água

Água do mar

Trocas de água de 30L quinzenalmente. Água de renovação de osmose inversa 6 estágios + sal Instant Ocean.

Neste momento os testes dão os seguintes valores:

Ca: 400-420

KH: 9-10

pH: 8.1 – 8.4

Mag: 1350 ppm

Fosfato: não detectável

Nitrato: não detectável

Gravidade específica: 1.024

Temp: 25ºC(medidor electrónico)

As únicas algas que tenho são as diatomáceas dos vidros.

E caulerpa…lol

Peixes:

Zebrassoma flavescens

2 Paracanthurus hepatus

Centrupigue loriculus

2 Amphiprion clarki(na sump porque levantam muito o areão para cima dos corais :wink:

1 Amphiprion frenatus

Para a parte direita do aquário que irá incluir o refúgio superior, 1 aquário hospital (ainda não sei as medidas…) onde pretendo fazer desparasitação intestinal e tratamentos profiláticos caso seja necessário (conforme a espécie…).Servirá também para os peixes engordarem um pouco antes de enfrentarem os seus futuros companheiros.

A ver se para a semana consigo pôr umas fotos do aquário já montado...

Publicado:

Olá Nuno,

Pessoalmente acho que está tudo bem pensado!!! (não fosse o modelo bom :?:wink: ) Pela data as fotos isso já deve estar avançado!

Acho 3500 litros pouco para o retorno - ainda mais dividido em dois. Eu optaria (aliás como tenho agora) em colocar apenas uma bomba mais forte - eu tenho uma Iwaki e estou muito satisfeito.

De resto apenas gostaria de fazer referência ao facto de 1000 l/h para o refúgio ser pouco - eu vou aumentar!

Como tencionas fazer a circulação interna? não vais ficar só com esse closed-loop, pois não? As bombas de 2500 l/h parecem-me também insuficientes - 22x o volume é pouco para um aqua desse tamanho!

Abraço,

Diogo

Publicado:

Está tudo muito bem parabéns! Só não está certo é os desgraçados dos clarkii na sump. Ainda por cima usa-los como avatar...

Mais fotos!

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Publicado:

Bom projecto sim senhor, só tenho um alerta a fazer em relação à rede que sustém a rocha. Daqui a uns tempos vai ficar tapada e é um poço de detritos que é o mesmo que dizer um paraíso para algas. Já tive prateleiras de eggcrate que têm buracos muito mais largos e acabavam sempre por se encher de detritos e algas. Normalmente o que me acontecia era que a alga coralina crescia tanto no eggcrate que acabava por diminuir o tamanho do quadrados sendo mais fácil os detritos assentarem lá. Depois as algas faziam o resto.

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Publicado:

Diogo

Tens razão em dizer que o modelo é bom :) se também não o achasse não era tão parecido... :)

Penso adicionar mais circulação à medida que os corais forem crescendo, e ou vou optar por 1 ou 2 tunze ou outro closed loop com 1 bomba mais potente. Depois do Natal também devo ligar a OR do retorno a 1 SCWD porque de facto gosto do seu desempenho.

Mas a tal iwaki não provoca muito barulho na queda da água para a zona de retorno? Mas é uma situação a ponderar :)

Porque é que achas que 1000l/h para o refúgio é pouco? Queres que caiam mais seres do refúgio?

Ricardo

Os clarkii são dos meus peixes preferidos, daí ser o avatar... Só que os desgraçados têm a mania que são mineiros :) o que por exemplo para a fungia não é muito saudável levar diariamnete com areia por cima e então optei por esta solução. Não te esqueças que o refúgio tem 70*40*35, o que dá quase 100l e como são os seus únicos habitantes não estão "apertados". Para além disso eles só saem da cova que escavam para comer. Mas obviamente que eram peixes que gostava de ter no aqua principal (bem tentei mas a fungia queixou-se :)

Alexandre

Essa deposição de matéria na rede é inevitável, assim como o é na rocha viva, mas para além de a rede não apanhar luz o que evita que sirva de local de desenvolvimento de algas ainda é alvo de uma das saídas de uma das bombas de 2500l/h. Contudo estarei atento e obrigado pelo aviso!

A ver se este fim-de-semana coloco fotos actuais porque de facto o aquário não tem nada a ver com o da última foto :)

Vão continuando a comenter, por favor, porque vocês têm muito mais experiência (assim como outro pessoal que anda por aí... :) ) que eu e assim evito alguns erros e melhoro outras coisas. E claro que continuo a dar uma olhadela aos vossos sistemas :D

Publicado:

Olá,

Depois do Natal também devo ligar a OR do retorno a 1 SCWD porque de facto gosto do seu desempenho.

Aí está uma boa ideia - consegues com isso correntes alternadas.

Mas a tal iwaki não provoca muito barulho na queda da água para a zona de retorno? Mas é uma situação a ponderar

O barulho é sempre evitável com a construção de um durso e na queda de água na sump há também soluções bastantes simples.

Porque é que achas que 1000l/h para o refúgio é pouco? Queres que caiam mais seres do refúgio?

No meu devem chegar uns 600 litros/hora lá acima e como o aqua tem 50x50x30 movimenta muito pouco a água!

Vão continuando a comenter, por favor, porque vocês têm muito mais experiência (assim como outro pessoal que anda por aí... :( ) que eu e assim evito alguns erros e melhoro outras coisas.

Será mais lógico comentarmos o que tens neste momento e por isso seria de facto interessante se colocasses as fotos!

Abraço,

Diogo

Publicado:

Bom aqui ficam fotos actualizadas.Desculpem a qualidade mas penso que já dá para ficarem com uma ideia. esta semana a ver se tiro fotos da iluminação, móvel e chapéu, refúgio, etc.

Infelizmente ainda não tenho máquina e tenho pedido 1 emprestada, por isso é que demoro tanto a colocar fotos novas :)

Foto geral

Pic_751_24.jpg

Parte esquerda

Pic_751_25.jpg

Centro

Pic_751_26.jpg

Direita

Pic_751_27.jpg

E uma foto da "matilha"

Pic_751_28.jpg

Dá para ver que ainda tenho poucos corais, e a maior parte dos que tenho ainda são muito pequenos. Agora quero comprar mais uns quilitos de rocha viva para completar aqueles espaços onde se vê a rocha artificial, saída dos tubos de retorno e para os refúgios.

Estou a pensar em mais 1 SCWD e assim os novos habitantes vão entrando muito devagar porque o €€€ não dá para tudo... Assim até é bom porque evito aquela pressa de sobrepovoamento :P