rasec Publicado Dezembro 3, 2005 Publicado Dezembro 3, 2005 Eis o que se passou. Morreu o meu discu dominante,ontem estava bem e hoje apareceu inchado mais parecia um palhaço. Morreu enquanto eu pesquisava para saber como o tratar, encostou-se a um canto do aquario, eu ia a sair para ir arranjar Sulfato de Magnesio (possivel tratamento para obstipação) quando vi que já estava morto. Ajudem-me a perceber o que se passou. Era um discu com +/- 1 ano que nunca teve problema nenhum, ontem fez o dia de jejum que eu faço semanalmente. Poderei ter o mesmo problema com os outros discus que estão no mesmo aquario? Qual o tratamento/prevenção a ter? Caracteristicas do aquario: -160 Litros -Ph - 7 -Nitritos e amonia perto ou mesmo 0 -Nitratos proximos do 0 -Tpa's bisemanais com troca de 20/25% da agua Fotos: O Antes O depois (Hoje) Postem mesmo as ideias mais ridiculas, preciso de saber o que se passou. 1 Abraço César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))
rasec Publicado: Dezembro 3, 2005 Autor Publicado: Dezembro 3, 2005 É possivel, não digo que não. 1 Abraço César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))
Symphysodon discus Publicado: Dezembro 3, 2005 Publicado: Dezembro 3, 2005 Boas. Tenho algumas duvidas que tenha sido hidropsia . 1º porque tu dizes que ele ontem estava bem e hoje estava inchado. Nos casos de peixes que tinham hidropsia eles começavam a inchar gradualmente até que se começava a levantar as escamas, e depois "rebentavam", mas isto ainda demora uns dias. Poderia de alguma forma ter sido da comida, mas também dizes que ontem não deste comida. Sinceramente não sei o que poderá ter sido, tinhas aí um belo discu, os meus pesames Cumprimentos
Esgalha Publicado: Dezembro 3, 2005 Publicado: Dezembro 3, 2005 ja tive peixes com hidropsia que morreram d eum dia para o outro tal como neste caso. e ao disseca-los tinham realmente a bexiga nadatoria super inchada. e nunca nenhum "rebentou"
nunomiguel Publicado: Dezembro 4, 2005 Publicado: Dezembro 4, 2005 Olá, Tenho algumas duvidas que tenha sido hidropsia . 1º porque tu dizes que ele ontem estava bem e hoje estava inchado. Nos casos de peixes que tinham hidropsia eles começavam a inchar gradualmente até que se começava a levantar as escamas, e depois "rebentavam", mas isto ainda demora uns dias. Quando o peixe está com hidropsia nem sempre levantam as escamas. Depende se o peixe resiste muito ou pouco tempo à mesma. O normal é o peixe "inchar", depois o "levantar" das escamas e por fim o cair das mesmas (na fase terminal). Muitas vezes não assistimos ao cair das escamas.... O que é que o discu comeu da última vez? Pode ter sido derivado a esse mesmo alimento (algul problema que tenha aparecido no estômago/intestino). Cumprimentos, Nuno
rasec Publicado: Dezembro 4, 2005 Autor Publicado: Dezembro 4, 2005 O ultimo alimento foi granulado da sera. Mas ficou normal depois de comer. 1 Abraço César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))
Symphysodon discus Publicado: Dezembro 4, 2005 Publicado: Dezembro 4, 2005 Bem estamos sempre a aprender , não é? Sendo assim então também digo foi hidropsia
Joao Machado Publicado: Dezembro 4, 2005 Publicado: Dezembro 4, 2005 Eu digo que não. Conforme já disse ao Rasec, é complicado. Eu diria que a "sofreguidão" matou-o. A ausencia de alimentação, por um dia, para mim não faz grande sentido. É preferivel alimentar todos os dias, pouca quantidade e de uma forma rigorosa. Chamo rigor ao facto de alimentar sempre da mesma forma e de preferencia + - à mesma hora. Os meus discus comem, de manhã + - 7h30m, granulado da Sera e de tarde + - 17h 30 m "papa caseira". Na minha opinião ele teve uma "paragem de digestão" e caso o Rasec tivesse "aberto" o peixe (falta de lembrança minha ao telefone :D ) chegava-se a essa conclusão. JPM "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
ze carlos Publicado: Dezembro 4, 2005 Publicado: Dezembro 4, 2005 obestipação? comeu e não c...... já me aconteceu o mesmo vê lá se não haverá prá ai parasitas internos no caso do granulado da sera demolha-o primeiro com uma pinga de agua do aqua dentro dum recepiente pois torna-se mais maçio
rasec Publicado: Dezembro 4, 2005 Autor Publicado: Dezembro 4, 2005 João Machado Essa da sofreguidão não pode ter sido, pois quando te telefonei foi quando ia dar de comer aos bichos, esqueci-me de te referir isso ao telefone. Quando eu for ai podes-me dar na cabeça por eu fazer os meus discus passarem por um mini ramadão todas as semanas Mas aqui ficam o meu obrigado publico a um amigo que está sempre pronto a ajudar. ze carlos Molho sempre o granulado da sera antes de dar. 1 Abraço César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))
Rui Ferreira de Almeida Publicado: Dezembro 5, 2005 Publicado: Dezembro 5, 2005 A hidropsia não mata em 24 horas A hidropsia não tem nada a ver com a bexiga natatoria. Concordo com o João Machado. Não terá o peixe comido algum resto do fundo do aqiuário que tenha ficado a um canto com a fomeca que estava? Isso é tipico de uma obstipação intestinal com supercrescimento de bacterias intestinais e produção de gás. Cump. Rui
rasec Publicado: Dezembro 5, 2005 Autor Publicado: Dezembro 5, 2005 Rui Ferreira de Almeida Sinceramente não sei, tenho sempre o cuidado de aspirar os restos de comer que ficam no fundo depois de verificaar que já todos comeram e que se desinteressaram do comer. Com este erro aprendi mais uma lição, dá comer todos os dias. Já não posso ouvir a mulher a dizer, "Eu bem te disse para dares comer todos os dias" Ainda por cima era o discu preferido dela e meu. P.S. João Os gajos já foram mudados de aquario, tem uma mansão só para eles, e já estão a olhar para o cone feitos parvos. 1 Abraço César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))
Esgalha Publicado: Dezembro 5, 2005 Publicado: Dezembro 5, 2005 por acaso tinha ideia de ter lido que a hidropsia era realmente um ataque bacteriano, e o inchaço rezultante no abdomen se devia a uma dilataçao da bexiga nadatoria. tendo em conta isso, e que uma vez um escalar meu morreu de um dia para o outro com esses sintomas, dissequei-o e observei que realmente a bexiga nadatoria estava inchada e fiquei convencido que realmente se tratava de hidropsia... deixo aqui uma foto do escalar, e ja agora pedia que identificassem a doença que o matou.
Rui Ferreira de Almeida Publicado: Dezembro 6, 2005 Publicado: Dezembro 6, 2005 Hidropsia significa acumulação de fluído no abdomen. Pode resultar de uma infecção , viral, bacteriana ou parasitária ( geralmente protozoários como por ex. o Hexamita ) Pode também resultar de uma deficiençia da osmorregulação por problemas nas branquias ou nos rins. Pode ainda resultar de uma hemorragia interna ( neste caso o fluido é sangue) Doenças crónicas debilitantes e extrema magreza também podem levar à hidropsia ( lembrem-se das crianças de África desnutridas com aquelas barrigas enormes ). A bexiga natatoria pode estar inflamada ( parede espessado por exemplo devido a variações bruscas de temperatura ou temperaturas muito baixas para a espécie )ou infectada ( bacterias ou parasitas) ou simpesmente cheia de gás que não pode escapar devido a malformações ( tipico nos golgfish com formas exoticas )ou a tumores de orgão adjacentes como os rins que a comprimem e deformam . Em qualquer dos casos perde a sua capacidade de inchar e desinchar para manter a fluatibilidade. Esgalha não consigo com a foto identificar a doença que vitimou o teu escalar. Tinhas líquido no abdomen?hemorragias? Cump. Rui
Esgalha Publicado: Dezembro 6, 2005 Publicado: Dezembro 6, 2005 nope... so tinha mm uma acumulaçao de gazes anormal na bexiga nadatoria. a temp estava normal, o ph tb que na altura vi os parametros todos. tenho mais fotos se tiveres interesse nisso, mas n mostram mt mais e algumas fotogafias de alguns orgaos separados
Recommended Posts