Recommended Posts

Publicado

Eis o que se passou.

Morreu o meu discu dominante,ontem estava bem e hoje apareceu inchado mais parecia um palhaço. :?

Morreu enquanto eu pesquisava para saber como o tratar, encostou-se a um canto do aquario, eu ia a sair para ir arranjar Sulfato de Magnesio (possivel tratamento para obstipação) quando vi que já estava morto.

Ajudem-me a perceber o que se passou. :wink:

Era um discu com +/- 1 ano que nunca teve problema nenhum, ontem fez o dia de jejum que eu faço semanalmente.

Poderei ter o mesmo problema com os outros discus que estão no mesmo aquario?

Qual o tratamento/prevenção a ter?

Caracteristicas do aquario:

-160 Litros

-Ph - 7

-Nitritos e amonia perto ou mesmo 0

-Nitratos proximos do 0

-Tpa's bisemanais com troca de 20/25% da agua

Fotos:

O Antes

Pic_2318_5.jpg

O depois (Hoje)

Pic_2318_6.jpg

Postem mesmo as ideias mais ridiculas, preciso de saber o que se passou.

1 Abraço

César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))

Publicado:

É possivel, não digo que não. :?

1 Abraço

Publicado:

Boas.

Tenho algumas duvidas que tenha sido hidropsia :? .

1º porque tu dizes que ele ontem estava bem e hoje estava inchado. Nos casos de peixes que tinham hidropsia eles começavam a inchar gradualmente até que se começava a levantar as escamas, e depois "rebentavam", mas isto ainda demora uns dias.

Poderia de alguma forma ter sido da comida, mas também dizes que ontem não deste comida. :wink:

Sinceramente não sei o que poderá ter sido, tinhas aí um belo discu, os meus pesames

Cumprimentos

Publicado:

ja tive peixes com hidropsia que morreram d eum dia para o outro tal como neste caso. e ao disseca-los tinham realmente a bexiga nadatoria super inchada. e nunca nenhum "rebentou" :wink:

smflogo.gif
Publicado:

Olá,

Tenho algumas duvidas que tenha sido hidropsia  .  

1º porque tu dizes que ele ontem estava bem e hoje estava inchado. Nos casos de peixes que tinham hidropsia eles começavam a inchar gradualmente até que se começava a levantar as escamas, e depois "rebentavam", mas isto ainda demora uns dias.

Quando o peixe está com hidropsia nem sempre levantam as escamas. Depende se o peixe resiste muito ou pouco tempo à mesma.

O normal é o peixe "inchar", depois o "levantar" das escamas e por fim o cair das mesmas (na fase terminal).

Muitas vezes não assistimos ao cair das escamas....

O que é que o discu comeu da última vez? Pode ter sido derivado a esse mesmo alimento (algul problema que tenha aparecido no estômago/intestino).

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

O ultimo alimento foi granulado da sera.

Mas ficou normal depois de comer.

1 Abraço

Publicado:

Eu digo que não.

Conforme já disse ao Rasec, é complicado.

Eu diria que a "sofreguidão" matou-o.

A ausencia de alimentação, por um dia, para mim não faz grande sentido.

É preferivel alimentar todos os dias, pouca quantidade e de uma forma rigorosa.

Chamo rigor ao facto de alimentar sempre da mesma forma e de preferencia + - à mesma hora.

Os meus discus comem, de manhã + - 7h30m, granulado da Sera e de tarde + - 17h 30 m "papa caseira".

Na minha opinião ele teve uma "paragem de digestão" e caso o Rasec tivesse "aberto" o peixe (falta de lembrança minha ao telefone :D ) chegava-se a essa conclusão.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

obestipação?

comeu e não c......

já me aconteceu o mesmo vê lá se não haverá prá ai parasitas internos

no caso do granulado da sera demolha-o primeiro com uma pinga de agua do aqua dentro dum recepiente pois torna-se mais maçio

Publicado:

João Machado

Essa da sofreguidão não pode ter sido, pois quando te telefonei foi quando ia dar de comer aos bichos, esqueci-me de te referir isso ao telefone. :wink:

Quando eu for ai podes-me dar na cabeça por eu fazer os meus discus passarem por um mini ramadão todas as semanas :lol:

Mas aqui ficam o meu obrigado publico a um amigo que está sempre pronto a ajudar.

ze carlos

Molho sempre o granulado da sera antes de dar.

1 Abraço

Publicado:

A hidropsia não mata em 24 horas

A hidropsia não tem nada a ver com a bexiga natatoria.

Concordo com o João Machado. Não terá o peixe comido algum resto do fundo do aqiuário que tenha ficado a um canto com a fomeca que estava?

Isso é tipico de uma obstipação intestinal com supercrescimento de bacterias intestinais e produção de gás.

Cump.

Rui

Publicado:

Rui Ferreira de Almeida

Sinceramente não sei, tenho sempre o cuidado de aspirar os restos de comer que ficam no fundo depois de verificaar que já todos comeram e que se desinteressaram do comer.

Com este erro aprendi mais uma lição, dá comer todos os dias.

Já não posso ouvir a mulher a dizer, "Eu bem te disse para dares comer todos os dias"

Ainda por cima era o discu preferido dela e meu.

P.S.

João

Os gajos já foram mudados de aquario, tem uma mansão só para eles, e já estão a olhar para o cone feitos parvos. :)

1 Abraço

Publicado:

por acaso tinha ideia de ter lido que a hidropsia era realmente um ataque bacteriano, e o inchaço rezultante no abdomen se devia a uma dilataçao da bexiga nadatoria.

tendo em conta isso, e que uma vez um escalar meu morreu de um dia para o outro com esses sintomas, dissequei-o e observei que realmente a bexiga nadatoria estava inchada e fiquei convencido que realmente se tratava de hidropsia...

deixo aqui uma foto do escalar, e ja agora pedia que identificassem a doença que o matou.

Pic_2284_26.jpg

smflogo.gif
Publicado:

Hidropsia significa acumulação de fluído no abdomen.

Pode resultar de uma infecção , viral, bacteriana ou parasitária ( geralmente protozoários como por ex. o Hexamita )

Pode também resultar de uma deficiençia da osmorregulação por problemas nas branquias ou nos rins.

Pode ainda resultar de uma hemorragia interna ( neste caso o fluido é sangue)

Doenças crónicas debilitantes e extrema magreza também podem levar à hidropsia ( lembrem-se das crianças de África desnutridas com aquelas barrigas enormes ).

A bexiga natatoria pode estar inflamada ( parede espessado por exemplo devido a variações bruscas de temperatura ou temperaturas muito baixas para a espécie )ou infectada ( bacterias ou parasitas) ou simpesmente cheia de gás que não pode escapar devido a malformações ( tipico nos golgfish com formas exoticas )ou a tumores de orgão adjacentes como os rins que a comprimem e deformam . Em qualquer dos casos perde a sua capacidade de inchar e desinchar para manter a fluatibilidade.

Esgalha não consigo com a foto identificar a doença que vitimou o teu escalar.

Tinhas líquido no abdomen?hemorragias?

Cump.

Rui

Publicado:

nope... so tinha mm uma acumulaçao de gazes anormal na bexiga nadatoria.

a temp estava normal, o ph tb que na altura vi os parametros todos.

tenho mais fotos se tiveres interesse nisso, mas n mostram mt mais e algumas fotogafias de alguns orgaos separados

smflogo.gif