[AJUDA]Iniciação::::help meeee


Recommended Posts

Olaaaa pessoal!!!

 

BOM é simples, eu quero me iniciar em ciclideos, mas pouco sei, por isso venhu por este meio pedir ajuda!!!

O aqua terá 300 e picos litros medidas coisa menos coisas como 120x45x50

 

gostava de saber o que preciso e maneiras de me dar bem neste projecto!!!

abraços

aguardo uma ajuda amiga!

:::Quando as palavras n bastam, as acções completam!!!:::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Primeiro que ciclideos queres???

Segundo deves ter sempre um ou 2 filtros externos potentes

De resto depende dos ciclideos que queiras ter :?

 

Espero ter te ajudado desde já :wink:

Abraço,

Duarte de Seabra Cancela Fonseca Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º tens de decidir que tipo de ciclideos queres...

 

Tens ciclideos tão diferentes como os Escalares, Discus aos Africanos (Mbumas, Tangayika).

 

Dá uma olhada pelos aquários aqui do fórum e pelo www.cichlid-forum/profiles.

 

Com esse tamanho de aquário tens bastantes opções. Alem do aquário que outros equipamentos tens ? Luz, Aquecimentos, Filtragem ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pessoal, eu ainda n me decidi em relaçao aos peixes mas queria do malawy, filtros consigo ter um eheim 2028, e o seco humido mais fraco da eheim... eluminaçao n sei ainda...mas axo q dois tubos...

eu queria peixes com cores, depois o areao desse pra por de areia da praia, e rochas nao calcarias... mas n sei bem.. digam mais coisas sobre esses malawi e em relação ao como fazer o layout!

abraços Daniel

:::Quando as palavras n bastam, as acções completam!!!:::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação aos malawi tens 3 opções uma das quais penso que grande demais para o teu aquário.

 

Tens os mbunas, peixes de rocha, coloridos e agressivos quanto baste que adoram areia, rocha calcária e de comer/desenterrar plantas de aquário.

São peixes na casa dos 10 a 14cm relativamente comuns nas lojas.

 

Tens também os aulonocaras. São peixes lindissimos, com cores magnificas mas hibridam com muita facilidade dado as fêmeas serem quase todas iguais.

 

Por fim os grandes haplos do malawi, predadores por natureza e penso que um pouco grandes demais para o teu aquário.

 

Agora tens de te decidir por um destes tipos e só depois pensar na decoração do aquário.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

Nuno Antunes diz-me uma coisa... mas eles sao todos da mesma especie?? ou da pra juntar varias??? eu n pesco mesmo nada de ciclideos em relação a especies e os q se dao e os que nao se dao... precisava de uma luz mais completa.. se pudesses me ajudar na escolha...

:::Quando as palavras n bastam, as acções completam!!!:::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, não são todos da mesma espécie.

São apenas agrupamentos feitos em função de algumas caracteristicas comuns.

 

Em relação a darem-se ou não tudo depende do tamanho do aquário.

 

Por norma mbunas com aulonocaras resulta mal para os aulonocaras pois os mbunas são mais vivaços e agressivos e os aulonocaras mais tímidos.

 

Mbunas com haplos resulta mal para os mbunas pois os haplos comem mbunas :)

 

O normal é o pessoal decidir ou por ter mbunas, ou por ter aulonocaras.

No caso de decidires por mbunas tens umas centenas de espécies à escolha, na sua maioria com tom predominante azul ou amarelo. Há espécies que podes misturar sem problemas e outras que é critico misturares.

 

Já agora... já leste o excelente artigo do Miguel Figueiredo? Se não leste lê, ajuda-te muito:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=30077

Além deste há outros que podes (e deves) ler e que encontras aqui:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=33943

 

Vais ver que depois de leres os artigos muitas das tuas duvidas ficam esclarecidas.

Boas leituras.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BOAs!

Bom ja li akeles artigos... tive a ver as especies...

digam-me uma coisa posso misturar pseudotropheus com outro tipo de pseudotropheus????

 

eu tive a ver as especies... mas mesmo assim fiquei na mesma, eu acho q voçes percebem porque, nao sei mesmo nada deste tipo de peixes... queria umas opinioes... eu queria uma cores fixe.. peixes q tivessem acção e protagonismo....

 

deem as vossas opnioes do numero de idividus agora pro inicio, e quais, e o q preciso para mante-los...

 

sei q vou ter de ter uma powerhead(mas qual a potencia???), em principio vou tentar ter os dois filtros, o eheim 2028 e o e heim2227 ou o eheim 2215 em ves do wet/dry...

 

pedras eu tenhu xistos aki em casa...

e posso arranjar dakelas com buracos... n sei qual das duas opcoes seria a melhor... mas eu queria um aqua com pedras mais altas e com muitas tocas... acho isso mt fx... visto ser pedras o que manda nos layout's de ciclideos pelo menos fazer algo bem feito e cool:D

areia da praia tb arranjo.. não toh a pensar comprar areia...

..bom pessoal posso estar a sonhar ou coisa assim mas era o que eu queria...

 

bom digam vossas opinioes e ajudem-me porque sou novato em ciclideos:D ahhh quero Mbunas:D

:::Quando as palavras n bastam, as acções completam!!!:::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tive a ver as especies... mas mesmo assim fiquei na mesma, eu acho que (palavra corrigida) voçes percebem porque, não (palavra corrigida) sei mesmo nada deste tipo de peixes... queria umas opinioes... eu queria uma cores fixe.. peixes que (palavra corrigida) tivessem  acção e protagonismo....

 

Un conselho de amigo: não compres nenhum peixe sem primeiro leres e estudares bem as espécies dentro das que queres. Qualquer ajuda ou sugestão que te possamos dar aqui não implica que tenhas que ler e aprender como os manter, as compatibilidades entre eles, e outras coisas mais que é necessário saber antes de comprar qualquer animal.

 

A pressa em aquariofilia é sempre sinónimo de desastre :roll:

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas eu n toh com pressa!!! e sim com muita pica para saber mais sobre isto tudo do mundo dos ciclideos...

 

pah preciso de ajuda pk é assim, ja vi mta coisa aki no forum, mas n consigo ver quais os melhores para o meu aqua... por isso pedi ajuda...

 

abraços e obrigado desde ja

:::Quando as palavras n bastam, as acções completam!!!:::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois...todos passamos por isso :)

Se queres aprender tudo sobre ciclídeos: Ler...Ler...Ler... porque no forum apenas irás encontrar algumas dicas sobre espécies que o pessoal mantém, não te ajuda na escolha.

 

Não viste nem vais ver...não há melhores nem piores para o teu aquário, existem sim alguns que poderás ter e outros não. Mas dentro dos que ppodes ter é uma quantidade quase infiinita de espécies, por isso só mesmo tu é que tens que decidir o que queres baseado no que vais lendo e nas necessiadades de cada espécie.

Acredita que tudo no inicio nos parece confuso, mas à medida que vamos conhecendo algumas espécies vamos tendo noção que é mais simples do que parece.

A escolha tem que ser tua, e então depois disso pedires a nossa opinião se podes ou deves colocar determinadas espécies nesse aquário ou não.

Ninguém vais escolher por ti a não ser que tu não te importes :) .

Mas por exemplo se for eu a escolher a população para esse aquário estaria a colocar peixes a meu gosto e nãoo ao teu, certo? :D

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ya mas onde eu leio???

na net??? eu ja li varias cenas tipo profiles de alguns peixes apontei alguns... por isso q perguntei no outro dia se podia-se misturar pseudotropheus por exemplo "elongatus mpanga" e Pseudotropheus Saulosi.... gosto dessas duas !

abraços

:::Quando as palavras n bastam, as acções completam!!!:::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ya mas onde eu leio???

na net??? eu ja li varias cenas tipo profiles de alguns peixes apontei alguns... por isso que (palavra corrigida) perguntei no outro dia se podia-se misturar pseudotropheus por exemplo "elongatus mpanga" e Pseudotropheus Saulosi.... gosto dessas duas !

abraços

 

Sem problema nenhum :)

 

A net neste momento tem quase tudo sobre qualquer tipo de espécie, mas se quiseres aprofundar os conhecimentos compra alguns livros sobre ciclídeos, existem muitos e bons do mestre Ad Konings.

 

Se conseguires ler fr tens aí um bom artigo para tirares algumas elacções: http://burnel.club.fr/mbunasjaunes.htm

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

possas françes n é bem cmg, nem ingles, por isso q faço mtas perguntas por ca...lolol

pah o que vou fazer é ver mais ou menos as especies q pretendo depois voçes ajudam-me!!!

 

é assim depois onde posso arranjar os peixes que eu quero.. porque acho q na loja que frequento não ha assim mta variedade...

achas que dá para enviarem peixes de LX pra cá???

abraços

:::Quando as palavras n bastam, as acções completam!!!:::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há várias lojas de lisboa que enviam peixes atravez da rede de expressos, é uma questão de os contactares a saber.

 

Manter ciclideos sem saber francês ou inglês é meio complicado. Nós só agora estamos a começar o nosso portal nacional mas grande parte da informação que existe online é numa dessas duas linguas e mesmo os livros do mestre konings são em inglês.

 

Além deste forum, tens também em Português o forum e a mailling list da APC.

De resto tens em primeiro que ver as fotos e decidires do que gostas. As duas espécies de pseudotropheus que referiste podem ser mantidas em conjunto sem problemas.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal!!!!

bom ja vi mts peixes... mas a maioria tem cores semelhantes

eu escolhi varias especies que gostava mais e que dessem ate 300 lt...

sao:

 

Metriaclima sp, msobo "magunga reef"

Cynotilapia afra

Labidochromis caeruleus

Melanochromis cyaneorhabdos

Metriaclima lombardoi

Pseudotropheus pulpican

Pseudotropheus saulosi

 

 

pah, gosto de todos... mas claro naum sei quais e quantos escolher, precisava da vossa ajuda pessoal!!! aguardo opinioes!!!

abraços

:::Quando as palavras n bastam, as acções completam!!!:::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pah, entao e dois EHEIM classic 2217 ??????'

 

Joao n seria mais que suficiente 2000lt/h »?????

pah diz-me la se os peixes que eu escolhi sao bons e ajuda-me na escolhe e perferencia!!!

abraços obg por responderes, o que ninguem tem feito quase!!!

:::Quando as palavras n bastam, as acções completam!!!:::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião ficas mais bem servido com um rena xp3 ou um fluval 404 do que com o eheim.

Para filtragem mecanica usa um fluval 4plus ou um equivalente (a eheim tem um muita bons http://www.eheim.com/db_img/zubehoer/2252.gif mas custam uma pipa de massa :D )

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pah eu queria mandar cenas vir dakela loja na alemanha a aquaristikshop e la tem eheim e acho (palavra corrigida) que é das melhores marcas....

 

quanto a isso nao posso fazer nada...é a tua opção, logo só tu podes decidir o que comprar :)

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais