Recommended Posts

Publicado

Oi

De há uns tempos para cá fiz uma grande remodelação ao meu aqua (100x30x40), para ver se conseguia ter um verdadeiro plantado!

Coloquei akadama no solo e adquiri uma calha Lifetech de 104 watts (antes tinha só 25w!).

Com isto esperava sinceramente assistir a um crescimento bruto das plantas, como tantas vezes já ouvi outros utilizadores contar...

Quando achei que estava a demorar muito tempo para ver a evolução tentei acrescentar co2 (a experimencia não correu muito bem, não consegui que aquilo saisse de forma constante :))

Mas a verdade é que as plantas continuam sem se desenvolver e o que cresceu em bruto foi uma cianobacteria da qual não consigo ver-me livre :) :D

Na calha tenho 2 lampadas de 36w uma com 10.000ºk e outra com 6500ºk (que comprei de proposito para ver se ajudava, mas continuo sem ver resultados :) ) e 2 lampadas de 18w uma com 7100ºk e outra que não sei quantos ºk tem mas que tem uma parte branca e outra vermelha (dizem que é mesmo para plantados)

De momento tenho apenas alguns pés de Lilaeopsis brasilienses e alguns já muito danificados pela cianobasteria de Eleocharis Minima :)

Face ao investimento e à falta de desenvolvimento cheguei à óbvia conclusão que tenho um problema de fertilização (que eu julgava poder ser "resolvido" com o solo enriquecido, o akadama)

A minha questão agora é que não sei que nutriente tenho em falta ou em excesso...

Os únicos teste que tenho são do Ph, Gh, Kh, Nitritos e Nitratos.

Ph - 6.5 (desceu muito por causa do co2 suponho, antes estava a 6.8)

Gh - 3ºd

Kh - 0ºd

NO3 - 0

NO2 - 0

A minha pergunta é: que nutrientes devo acrescentar para que as plantas se desenvolvam e as algas não? :P

E já agora onde posso encontrar uma escala de valores correctos para esses nutrientes?

Sei que há os macro e os micro nutrientes... mas tenho dúvidas sobre qual fertilizante usar.. há tantos diferentes :?

Obrigado

Trust No One - not even a fish! :wink:

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Publicado:
Com isto esperava sinceramente assistir a um crescimento bruto das plantas, como tantas vezes já ouvi outros utilizadores contar...

O problema é que só leste a história a metade, ou neste caso a 2/3. hehehe :)

Há 3 coisas fundamentais num plantado: a iluminação, o CO2 e a fertilização (E para mim, nesta ordem de importância). Sem CO2 é normal que as plantas não cresçam e ocorra desiquilibrios na água que provoquem algas. Não existem grandes plantados sem a adição de CO2!

Que fauna tens no teu aquário?

Face ao investimento e à falta de desenvolvimento cheguei à óbvia conclusão que tenho um problema de fertilização (que eu julgava poder ser "resolvido" com o solo enriquecido, o akadama)  

Como já referi o problema não me parece na fertilização, ou neste caso na falta dela, mas sim do CO2.

A minha questão agora é que não sei que nutriente tenho em falta ou em excesso...  

Acho que a resposta é... tens muitos em falta e alguns em excesso.

Eu recomendava começares a adicionar CO2 pressurizado e colocar bastantes plantas de crescimento rápido (Egeria densa, cambombas, hygrophila polysperma, etc) e adicionares um pouco (menos que a dose recomendada) dum fertilizante geral, com pouca taxa de N-P-K(os melhores para mim são o flourish da seachem ou o Grow da Kent Botanica).

Depois quando o problema estiver resolvido, voltas a apostar nas plantas que querias, compras uma boa equipa de combate às algas e depois adicionas semanalmente micro e macro nutrientes.

Abraço,

logo.jpg
Publicado:

Olá Xlifes,

Na minha opinião tens de tudo quanto basta excepto, nutrientes e essa é uma razão por teres :) de NO3 ou seja pelo menos Nutrientes N não tens e sem eles nada feito. Os outros nutrientes (P, K, Fe, ect) não posso adivinhar.

Se não quiseres gastar muito dinheiro em nutrientes de marca faz como eu e sem receios, comprar no AkI barras de fertilizante verdes Algoflash.

Partes cada barra em pedacinhos e colocas por debaixo de cada raiz e Voilá!!!!!!!!!!! :wink:

Cumprimentos Rui Pedro

933797485 219524494 msn-ruipedroomni021@hotmail.com ruialexpedro@gmail.com

DSCF6637.jpg

Publicado:

Quanto à faunca tenho 5 Botias e 2 ottos.

Quero aumenta-la mas estava a ver se conseguia estabilizar isto..

Realmente a falta de Nitratos parece ser uma das causas para o fraco desenvolvimento das plantas, mas não sei o porque...

Também já me aconselharam esses fertilizantes Ricardo, a minha questão é: devo acrescentar só macro ou também micro nitrientes?

Tenho receio de perder o pouco controlo das algas que tenho se fertilazar assim...

Quais os valores correctos de N, P e K para um bom plantado?

Trust No One - not even a fish! :wink:

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Publicado:

Se quiseres comprar micro nutriente igualmente baratos podes também ir ao Aki e comprar Hortilon, é o que eu uso e o resultado está a vista.

Vistageral.jpg

Um possivel motivo de não teres Nitratos é porque como tens muita luz e Co2 aceleraste tão rápido o processo de crescimento das plantas que elas devoraram por completo todo esse macro-elemento.

Cumprimentos Rui Pedro

933797485 219524494 msn-ruipedroomni021@hotmail.com ruialexpedro@gmail.com

DSCF6637.jpg