xlifes Publicado Dezembro 3, 2005 Publicado Dezembro 3, 2005 Oi De há uns tempos para cá fiz uma grande remodelação ao meu aqua (100x30x40), para ver se conseguia ter um verdadeiro plantado! Coloquei akadama no solo e adquiri uma calha Lifetech de 104 watts (antes tinha só 25w!). Com isto esperava sinceramente assistir a um crescimento bruto das plantas, como tantas vezes já ouvi outros utilizadores contar... Quando achei que estava a demorar muito tempo para ver a evolução tentei acrescentar co2 (a experimencia não correu muito bem, não consegui que aquilo saisse de forma constante ) Mas a verdade é que as plantas continuam sem se desenvolver e o que cresceu em bruto foi uma cianobacteria da qual não consigo ver-me livre :D Na calha tenho 2 lampadas de 36w uma com 10.000ºk e outra com 6500ºk (que comprei de proposito para ver se ajudava, mas continuo sem ver resultados ) e 2 lampadas de 18w uma com 7100ºk e outra que não sei quantos ºk tem mas que tem uma parte branca e outra vermelha (dizem que é mesmo para plantados) De momento tenho apenas alguns pés de Lilaeopsis brasilienses e alguns já muito danificados pela cianobasteria de Eleocharis Minima Face ao investimento e à falta de desenvolvimento cheguei à óbvia conclusão que tenho um problema de fertilização (que eu julgava poder ser "resolvido" com o solo enriquecido, o akadama) A minha questão agora é que não sei que nutriente tenho em falta ou em excesso... Os únicos teste que tenho são do Ph, Gh, Kh, Nitritos e Nitratos. Ph - 6.5 (desceu muito por causa do co2 suponho, antes estava a 6. Gh - 3ºd Kh - 0ºd NO3 - 0 NO2 - 0 A minha pergunta é: que nutrientes devo acrescentar para que as plantas se desenvolvam e as algas não? E já agora onde posso encontrar uma escala de valores correctos para esses nutrientes? Sei que há os macro e os micro nutrientes... mas tenho dúvidas sobre qual fertilizante usar.. há tantos diferentes Obrigado Trust No One - not even a fish! O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272
Ricardo Pinto Publicado: Dezembro 3, 2005 Publicado: Dezembro 3, 2005 Com isto esperava sinceramente assistir a um crescimento bruto das plantas, como tantas vezes já ouvi outros utilizadores contar... O problema é que só leste a história a metade, ou neste caso a 2/3. hehehe Há 3 coisas fundamentais num plantado: a iluminação, o CO2 e a fertilização (E para mim, nesta ordem de importância). Sem CO2 é normal que as plantas não cresçam e ocorra desiquilibrios na água que provoquem algas. Não existem grandes plantados sem a adição de CO2! Que fauna tens no teu aquário? Face ao investimento e à falta de desenvolvimento cheguei à óbvia conclusão que tenho um problema de fertilização (que eu julgava poder ser "resolvido" com o solo enriquecido, o akadama) Como já referi o problema não me parece na fertilização, ou neste caso na falta dela, mas sim do CO2. A minha questão agora é que não sei que nutriente tenho em falta ou em excesso... Acho que a resposta é... tens muitos em falta e alguns em excesso. Eu recomendava começares a adicionar CO2 pressurizado e colocar bastantes plantas de crescimento rápido (Egeria densa, cambombas, hygrophila polysperma, etc) e adicionares um pouco (menos que a dose recomendada) dum fertilizante geral, com pouca taxa de N-P-K(os melhores para mim são o flourish da seachem ou o Grow da Kent Botanica). Depois quando o problema estiver resolvido, voltas a apostar nas plantas que querias, compras uma boa equipa de combate às algas e depois adicionas semanalmente micro e macro nutrientes. Abraço,
ruialexpedro Publicado: Dezembro 3, 2005 Publicado: Dezembro 3, 2005 Olá Xlifes, Na minha opinião tens de tudo quanto basta excepto, nutrientes e essa é uma razão por teres de NO3 ou seja pelo menos Nutrientes N não tens e sem eles nada feito. Os outros nutrientes (P, K, Fe, ect) não posso adivinhar. Se não quiseres gastar muito dinheiro em nutrientes de marca faz como eu e sem receios, comprar no AkI barras de fertilizante verdes Algoflash. Partes cada barra em pedacinhos e colocas por debaixo de cada raiz e Voilá!!!!!!!!!!! Cumprimentos Rui Pedro 933797485 219524494 msn-ruipedroomni021@hotmail.com ruialexpedro@gmail.com
xlifes Publicado: Dezembro 4, 2005 Autor Publicado: Dezembro 4, 2005 Quanto à faunca tenho 5 Botias e 2 ottos. Quero aumenta-la mas estava a ver se conseguia estabilizar isto.. Realmente a falta de Nitratos parece ser uma das causas para o fraco desenvolvimento das plantas, mas não sei o porque... Também já me aconselharam esses fertilizantes Ricardo, a minha questão é: devo acrescentar só macro ou também micro nitrientes? Tenho receio de perder o pouco controlo das algas que tenho se fertilazar assim... Quais os valores correctos de N, P e K para um bom plantado? Trust No One - not even a fish! O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272
ruialexpedro Publicado: Dezembro 4, 2005 Publicado: Dezembro 4, 2005 Se quiseres comprar micro nutriente igualmente baratos podes também ir ao Aki e comprar Hortilon, é o que eu uso e o resultado está a vista. Um possivel motivo de não teres Nitratos é porque como tens muita luz e Co2 aceleraste tão rápido o processo de crescimento das plantas que elas devoraram por completo todo esse macro-elemento. Cumprimentos Rui Pedro 933797485 219524494 msn-ruipedroomni021@hotmail.com ruialexpedro@gmail.com
Recommended Posts