Carlos Domingues Publicado Dezembro 3, 2005 Publicado Dezembro 3, 2005 Boas, estava a pensar fazer um novo aquário com as seguintes dimensões: aquário- 160c X 55l X 65a sump- 100c X 35l X 50a Penso que um sistema com esta dimensão irá ter um peso médio de 800kg distribuídos por uma superfície de 1,60X0,55=0,88m2 ou seja 909kg/m2. Apesar de morar num apartamento novo, será que a placa irá aguentar? Gostava que dessem as vossas opiniões tendo em conta a vossa experiência e se houver alguém com conhecimentos em resistência de materiais, melhor. Abraços Carlos Domingues
gustavo figueiredo Publicado: Dezembro 3, 2005 Publicado: Dezembro 3, 2005 Resistencia de materiais, como assim??? Dos que vais pôr para apoiar o aqua ou os de que são feitos o teu prédio????? Se é material para apoiar o aqua, um movel em ferro suportado a meio com reforço duplo de barras e uma chapa de madeira de 2 cm de largura deve chegar e sobrar. Se fôr em relação ao predio, deves falar com o constructor para saber que materiais ele usou mas, partindo do principio que é igual a todos os prédios recentes até poderias pôr 10 aquas iguais a esse. Eu tenho um com 200X50X70 com uma sump 150X45X60 num movel em ferro num predio com um ano e se tivesse espaço ainda punha mais 2 iguais.
Carlos Domingues Publicado: Dezembro 3, 2005 Autor Publicado: Dezembro 3, 2005 Estava a falar precisamente do prédio, isto porque um familiar meu falou com um professor do IST que lhe disse que as placas dos edifícios para habitação estão calculadas para suportar 300kg/m2. E ao lhe colocar o exemplo do que eu queria fazer ele afirmou que provavelmente a estrutura aguentaria mas estaria no limite de ruptura. Abraços Carlos Domingues
Ricardo Rodrigues Publicado: Dezembro 3, 2005 Publicado: Dezembro 3, 2005 Assim não vale, estava à espera de umas fotos da vizinha debaixo... A placa aguenta perfeitamente um peso desses porque é distribuido por uma área grande. Vais colocar o aquário no centro da placa ou encostado a uma parede? Cumps. Ricardo Rodrigues
marcos santos Publicado: Dezembro 3, 2005 Publicado: Dezembro 3, 2005 boas ò Ricardo entao se o rapaz mete o topico nas MONTAGENS como seria a foto da vizinha? abraços
Carlos Domingues Publicado: Dezembro 3, 2005 Autor Publicado: Dezembro 3, 2005 Épa, vocês não iam querer ver a vizinha debaixo. O aquário vai ficar encostado à parede. A área não é assim tão grande, é menos de 1m2, são 0,88m2. Abraços Carlos Domingues
Daniel Silva Publicado: Dezembro 5, 2005 Publicado: Dezembro 5, 2005 Uma pequena chamada de atenção: Esse professor do IST não terá dito 300kg/cm2 ? Cuidado com as unidades. É que o teu aquário irá provocar uma carga de 0,00909 kg/cm2 e isso não é nada. Verifica lá isso com o teu amigo do IST.
Carlos Domingues Publicado: Dezembro 5, 2005 Autor Publicado: Dezembro 5, 2005 Uma pequena chamada de atenção: Esse professor do IST não terá dito 300kg/cm2 ? Cuidado com as unidades. É que o teu aquário irá provocar uma carga de 0,00909 kg/cm2 e isso não é nada. Verifica lá isso com o teu amigo do IST. Daniel 300kg/cm2 daria 30 000 por m2, o que acho muito. Entretanto falei com um amigo Engenheiro Civil açoreano que tirou o curso no IST e que trabalha em Lisboa e que tem um apartamento no meu Edifício. Sorte a minha porque ele vai estudar a melhor solução para o meu aquário. Entretanto ele falou-me em alguns pormenores interessantes: 1- Confirmou que ao construtor só lhe é exigido que a placa suporte 300kg/m2. 2- Os apartamentos nos Açores devido às crises sísmicas são obrigados a ter uma estrutura completa, isto é, todos os pilares estão obrigatoriamente ligados por vigas, o que não acontece no continente, onde inclusive está na moda fazer apartamentos só com pilares e placa. :D Já que falo em crises sísmicas conto-vos uma pequena história: Na última crise sísmica, estava eu em casa, quando oiço uns barulhos pela casa, levanto-me da cadeira a ver o que se passa e sinto os pés dum lado para o outro como se estivesse em cima de um baloiço. Assustador! Numa situação destas o que faz o cidadão comum? Vai para a rua é que o local mais seguro. O que faz um aquariófilo? Lá fui eu esvaziar um plantado de 260l que estava num móvel que não me inspirava muita confiança. Abraços Carlos Domingues
Oinq Publicado: Dezembro 5, 2005 Publicado: Dezembro 5, 2005 Não me lembro do topico, mas a uns meses tivemos esta conversa... se fizeres uma pesquisazita ha ai essa informação... se o colocares por cima dum pilar ou encostado a parede não deves ter problemas de maior... Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
Melo Ribeiro Publicado: Dezembro 5, 2005 Publicado: Dezembro 5, 2005 O tópico que o Oinq fala foi aberto por mim pois tinha um aqua numa varanda. Depois disso falei com um construtor civil que me disse que a carga para o qual eram obrigados a construir cifrava-se nos 300Kg/m2. Por conseguinte disse-me não haver qualquer problema. Na altura, nesse tópico, eu argumentei que se num apartamento houvesse uma festa e na sala estivessem 10 pessoas a uma média de 85 Kgs cada, daria 850 Kgs. Lembro-me de alguém ter opinado que não era a mesma coisa. Sei que fiquei sossegado com a pesquisa que fiz junto de vários entendidos. Cumprimentos Melo Ribeiro Cumprimentos Melo Ribeiro jamr16@iol.pt
Recommended Posts