Hamlet Publicado Dezembro 3, 2005 Publicado Dezembro 3, 2005 Viva, Tenho uma calha da Aquapor com 1m num aquário de 100L. A lâmpada é de 30W o que é objectivamente pouco. Apesar de ter lido quase tudo quanto é post sobre iluminação e DIY - e muito aprendi - continuo com dúvidas e sem certezas de que consigo modificar a minha calha. Ou não encontro lâmpadas, ou não encontro conectores, ou não encontro balastros. As únicas lojas que consigo apanhar abertas são as grandes superfícies ou lojas de centro comerciais - onde o material não abunda. Confesso que não está fácil. Parece-me fora de questão usar PCs (as finas, tipo Philips PL-S) - não consigo encontrar os conectores/casquilhos. Uma solução seria retirar o balastro da minha calha e colocar uma 2a flurescente tubular, ficando com 30W + 30W, o que seria suficiente. Dúvida: presumo que o balastro aqueça bastante (o que tenho agora aquece). Onde é que o poderia colocar em segurança? Vejo que há quem faça caixas de madeira. É seguro? Há outras soluções? Pode ficar "pendurado"? Uma segunda alternativa seria recorrer a compactas (ditas económicas), retirar o actual miolo da calha e colocar lá algumas lâmpadas dessas. Em termos de material, parece-me a solução mais viável. No entanto, e pelo que tenho lido, isto aquece e não é pouco. Dúvida: reparo que a maior parte das pessoas que recorre a esta solução tem o aquário sem tampa. É por causa do calor? Ou é possível ter uma calha com compactas económicas tapada e em contacto com a tampa do aquário? Tenho poucos conhecimentos de electricidade, mas estou com pouca vontade de pagar 90€ por uma calha nova da Aquapor que venha já com 2 lâmpadas (30W + 30W). Agradeço a vossa ajuda. Obrigado, Hugo Citar
José Cruz Silva Publicado: Dezembro 3, 2005 Publicado: Dezembro 3, 2005 Olá! No entanto, e pelo que tenho lido, isto aquece e não é pouco Colocas um dissipador de processador ou ventoinha de pc a puxar o ar para fora e resolves o problema. Citar Abraços Zé Néo
palmeiro Publicado: Dezembro 3, 2005 Publicado: Dezembro 3, 2005 tas disposto a dar 90€ por uma da aquapor??? lol... eu ja uma vez perguntei e elas custavam 60€ ou 70€ de 60cm... as de 90cm nao ao de ser muito mais caras. Ou entao fazes como eu... metes 2 calhas caso o aqua seja aberto, se for de tampa n dá Citar cmpts, Pedro Palmeiro
Sonhudo Publicado: Dezembro 4, 2005 Publicado: Dezembro 4, 2005 No max mat há umas PC com balastro incluido, as lampadas economizadoras normais, à venda em pacs de 3x18W. E são 6400K Se queres usar PC sem balastro tens que ir a uma loja especializada em iluinação. Nos shoppings esquece. Vê na lista telefonica e telefona antes de lá ires. Citar Eu
Hamlet Publicado: Dezembro 7, 2005 Autor Publicado: Dezembro 7, 2005 Olá a todos! Obrigado pelas dicas. De facto, o primeiro preço que me pediram pela tal calha era exagerado, uma vez que há quem as venda (1 metro, 2 lâmpadas) a 68.50€. Possivelmente, até há quem venda mais baratas. Até estava decidido a meter mãos à obra, mas comecei a fazer contas ao material (passei pelo AKI) e não me parece que compense. Senão, vejamos: Placa MDF 61x122cmx16mm: 19€ Calha (para segurar tampa): 4/5€ Placa acrílico 1m2 (para tampa): 10€ (ou 5€ feita por medida) Placa alumínio 50x25cm (para reflector): 5€ Cola p/ madeira: 2.70€ Tinta: 9€ Primário (dizem que é necessário... tenho dúvidas): 9€ e faltam lâmpadas, casquilhos, interruptor, fio eléctrico, etc, etc. Vocês costumam fazer por mais barato? (acho que é agora que vêm daí esses "não metas tampa", "não uses primário", "usa papel de alumínio como reflector"). Hugo Citar
Luís Fortunato Publicado: Dezembro 7, 2005 Publicado: Dezembro 7, 2005 Olá. Muito mais barato... Primeiro de tudo, se vais usar alumínio como reflector, se fizeres a coisa bem feita, nem precisas de usar um mdf tão grosso... Eu fiz a minha, se bem que foi a primeira vez que andei a dobrar alumínio, e acho que fica melhor se usares alumínio apenas... Fazendo as contas, ficou mais ou menos assim: - Placa de mdf 122*60*0.5 (cm) = 3.71€ - Chapa de alumínio 50*25 = 5€ - 6 Casquilhos e 3 suportes de arrancadores para lâmpadas T8 = 2.5€ (+/-) - 2 Balastros (1x15 Watts + 2x15 Watts) = 11.80€ - 2 Lâmpadas T8 15 Watts Daylight 6500 K = 12€ :D - 1 Lâmpada Flora-Glo 15 Watts (já cá tinha há uns 9 meses) = 12€ (+/-) - 1 Tupperware que dê para ir ao microondas, em que caibam 2 balastros = Não sei, foi oferta da Knorr Se calhar sai mais caro que a tua, pura e simplesmente, porque o preço das lâmpadas T8 de 15 Watts são astronómicos... Uma simples lâmpada 18 Watts T8 Daylight, custa 1-2 euros... estas custam 6 , por serem mais pequenas... Aqui ficam umas fotos: Calha vista por cima... As entranhas do bicho... Aí está a mítica caixa dos balastros... Não, não derrete e também não fica muito quente, as calhas da aquapor ficam mais... e se for preciso, no verão, dá para meter um tranformador de um carregador de telemóvel ligado directamente aos 220 V AC, para fazer funcionar uma ou mais ventoínas de pc. Outra da dita cuja, com furos na tampa... E aqui, a menina acesa (as lâmpadas não são azuis, era a definição da máquina que estava para usar luz de lâmpadas incandescentes, e corrigir as cores) Ainda não está acabada. Falta o mdf a revestir a calha, que depois vou pintar de preto. E esta como foi mais para o desenrasque, não foi feita com muita cabecinha, porque qualquer dia, talvez durante as férias do Natal, faça um DIY/Walkthrough de como fiz a calha. Também não é nada de extraordinário. Para mim o mais difícil foi dobrar o alumínio que teve de ser feito num cavalete da Black & Decker, daqueles com torno incorporado (dá muito jeito :D) Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Just_me Publicado: Dezembro 7, 2005 Publicado: Dezembro 7, 2005 pois, realmente eu nao metia tampa, até porque o acrilico vai-te reflectir muita luz para fora... primário..não dei, usei tinta tinta preta em spray e até posso meter agua em cima que nunca tenho problemas. O poder do papel de aluminio é realmente grande, e para um acabamento mais perfeito,tens aquele que se usa para isolar os tubos do esquentador, etc... Quanto ás lampadas, na herman e biener atrás da feira popular provavelmente vais encontrar tudo o que precisas. Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Hamlet Publicado: Dezembro 7, 2005 Autor Publicado: Dezembro 7, 2005 Porreirinha, a tua calha. Tem um ar profissional. Estou inclinado a esquecer a tampa. Desde que retirei a tampa da minha Aquapor (porque estava a ficar amarelada) e forrei a coisa com papel de alumínio, notei um ganho de luz substancial. Em relação a lâmpadas, a última T8 que comprei custou-me quase 20€ (Megapet) e a penúltima cerca de 13€ Os balastros que tenho visto no AKI são caros além de haver apenas 2 ou 3 modelos. Tenho mesmo que dar um saltinho a uma loja da especialidade. Obrigado! Hugo Citar
Recommended Posts