Recommended Posts

Publicado

Boas, estou decidido a iniciar um progecto de um aquario plantado, e gostava de saber a vossa opinião a cerca do material que estou a pensar por, e sugestões para melhorar.

Aquario:

-100x50x50

Iluminação:

- 8x39W T5 (brancas, mas estou a pensar mudar algumas para amarelas)

Filtro:

- Eheim Professional seco/humido 2229

CO2:

- CO2 complete pant 2000 - with magnetic valve

(http://www.aquaristic.net/AQ0a3223e92631591310180b8179210d63/html_en/startshop.php?LANG=en&start=1&go=1&0.42741900+1133565526)

Substracto:

- A minha duvida está aqui, qual o substracto e quantos quilos????

Agradeço que deem as vossas opiniões, para ter um plantado bem vivo e bonito.

Abraço

Tiago Sousa

Publicado:

Ja agora, a uns anos, numa tentative frustrada de montar um plantado (muita falta de conhecimento, e um enorme aproveitamento da parte do logista para com a minha ignorancia), coloquei um tronco na agua, mesmo depois de o ter frevido pai 6 vezes, ele deixo-me a água completamente amarela, e reparei que alguns aquários tem alguns troncos e estão bastante transparentes, porque será????

Abraço

Tiago Sousa

Publicado:

ola

a 1º coisa que salta à "vista" é a quantidade de lampadas..não te parece que 312W para 250L é um bocado exagerado?acho que com 200W estavas bem servido.

quanto ao substrato podes encontrar aqui no forum um excelente topico exclusivamente sobre esse assunto, tudo depende do tua experiencia.

acho que podes "filtrar" essa cor se usares carvao activo no filtro.

Go ahead...make my day

Publicado:

Viva,

Aquario:  

-100x50x50

Parecem-me umas boas medidas, 50 de profundidade e de altura são boas medidas para se trabalhar.

Iluminação:  

Sinceramente não me parece exagerado, mas também penso que com 6x39w chegava. Mas se tens hipostese no teu orçamento de pôr isso, então não hesites :cry:. Brancas ... amarelas? :) As lampadas devem ser de 6500ºK. Podes também pôr uma ou duas de 4500ºK e uma ou duas de 10000ºK. Mas 6500ºK deve predominar.

Perfeito. É o que costumo recomendar. Acho que está a um preço excelente. É um optimo negócio.

Substracto:  

- A minha duvida está aqui, qual o substracto e quantos quilos????

O melhor que existe são os substractos ADA, mas não são muito acessiveis em termos monetários. Eu tenho Akadama no meu, mas sinceramente não estou nada contente com os resultados. Obriga-me a uma constante adição de nutrientes à coluna de água.

Para mim existem mais dois substractos muito bons, que eu considero que estão numa gama de topo para plantados, ou seja, que quase conseguem competir com os ADA, que é o Flourite da Seachem e o Eco complete da Carib sea, se hoje fosse montar um plantado, utilizaria um destes.

Para essa area de 100x50, talvez necessites duns 30/40kg, não vai fugir muito daí.

Acho que está tudo... espero ter respondido a muitas das tuas dúvidas.

E o layout do aquário já pensaste nisso? Concentra-te primeiro no hardscape (escolha de troncos, pedras), isso vai ser o "esqueleto" do teu aquário. Depois de teres isto definido pensa nas plantas e no layout. Depois tentas atingir um objectivo que tens na tua mente e ao longo do tempo vais ajustando uns detalhes ao layout.

Penso que com esse equipamento e aqui com a ajuda do fórum tens tudo para fazer um layout de sucesso.

Boa sorte!

Abraço,

logo.jpg
Publicado:

oi!

Iluminação:  

Como o space cowboy disse, os Watts talvez sejam demais, depois o que deverás ter em consideração será: lampadas entre os 4.500 e os 8.000 k uma vez que quanto mais próximo da luz solar (5.800k acho) melhor, tentando manter a maior variedade possível.

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Publicado:

As que tenho ca em casa não diz os kelvin. :) .. Apenas diz que são coolwhite. Eu penso que luz a mais não vou ter, pois nunca se tem luz a mais quando se mantem plantas ou corais(tirando os casos em que a subreaquecimento de água, por exemplo com HQI ou algo do genero), pois elas so consomem a luz que querem e com esta luz toda garanto que até as plantinhas de fundo apanhem alguma luz. Estou a aproveitar a luz que ia por no meu reef.

Ja tinha pensado no flourite da sachem e num da red sea que não me recordo o nome, mas estão-me a pedir 50€ por cada saco (cada saco da para 40 litros).

Quanto ao layout, estava a pensar fazer uma contrução de pedras de um lado (genero um que vi numa loja, que estava brutal, eu depois se eles deixarem tiro fotos para mostrar) e um troco no meio.

Abraço e muito obrigado pelas dicas... e continuem a criticar (positivo ou negatico), pois desta ver quero ver se tenho tudo como deve ser.

Ja agora, uma botija de CO2 para um aquário bem plantado dura mais ou menos quanto tempo???? e como fasso a sua recarga depois????

Tiago Sousa

Publicado:

ja uma vez experimentei trocar algumas lampadas daylight por outras de branco universal e notei que a taxa de fotossintese diminuiu. fica à tua escolha. acho que 6x36W era o ideal em termos de potência.tambem podes usar as 8 mas é arriscado porque vais potenciar o crescimento de tal maneira que rapidamente podes perder o equilibrio do aquario.

Go ahead...make my day

Publicado:

Eu acho isso limitado, pois o sol tem muitos mais biliões de kelvin que uma lampada (falando nestes termos), e as plantas não e por isso que desiquilibram um ecossistema, e as plantas so crescem conforme a quantidade Luz/CO2/nutrientes disponiveis no aquário, tanto que a falta de algum destes, ela acaba por morrer, mas nunca cresce mais que o que tem disponivel. Se me disseres que posso ter problemas com algas, ai sim, posso estar de acordo, mas estou a pensar adquirir um aparelho UV para tratar do assunto.

Abraço

Tiago Sousa

Publicado:

Porque dizem que é a luz a mais? Qual a justificação para isso?

Normalmente o preço desse flourite e o eco complete da carib sea rondam os 30/35€ por cada saco de 7kg (esse tal que dá para 40L).

Qual a marca das tuas lampadas?

O aparelho UV é muito bom no combate às algas, mas normalmente as algas previnem-se. E uma coisa é certa, se os parametros do teu aquário estiverem direitinhos e não desiquilibrados, possuires uns quantos otto's, camarões e SAE's, o aquário até podia estar ao sol que o não ganhava algas.

Abraço,

logo.jpg
Publicado:

Boas, eu tambem penso assim, qual será o motivo que os leva a dizer que tenho luz em excesso... :?

As lampadas são da Osram.

Ja agora, qual e o preço que ronda ADA e onde consigo arranjar????? e ja agora o akadama e o k??? ja ouvi varias pessoas falar nele, mas não conheço.

A proposito Ricardo, tive a ver o teu plantado e esta muito bonito.

Abraço

Tiago Sousa

Publicado:

As lampadas dizem mais alguma coisa para além de Osram? Tipo o modelo ou assim?

ADA consegues arranjar na Naturline. Akadama é um tipo de solo para bonsai. Tanto quanto sei é argila cosida a altas temperaturas. Dizem que contém alguns micro-nutrientes.

Obrigado pelo elogio :?

Abraço,

logo.jpg
Publicado:

o que diz la é:

FQ 39W/840

Lumilux cool white

max, 3500 lm

é so isto que diz.

Boas, ja agora, quantos quilos de areia ou areão achas que devo por???? e quantos quilos de substracto fertilizante (diga-se adubo) devo por???

Abraço

Tiago Sousa

Publicado:
Eu acho isso limitado, pois o sol tem muitos mais biliões de kelvin que uma lampada (falando nestes termos), e as plantas não e por isso que desiquilibram um ecossistema, e as plantas so crescem conforme a quantidade Luz/CO2/nutrientes disponiveis no aquário, tanto que a falta de algum destes, ela acaba por morrer, mas nunca cresce mais que o que tem disponivel. Se me disseres que posso ter problemas com algas, ai sim, posso estar de acordo, mas estou a pensar adquirir um aparelho UV para tratar do assunto.

Abraço

não, estas enganado....o sol tem os mesmos "Kelvin" que uma lampada daylight, por isso é que se chamam lampadas de "luz do dia". simulam a luz solar como chega à terra.....em termos de intensidade aí sim a historia já é diferente.

se estas decidido a usar as 8 lampadas entao força nisso cada um sabe de si :wink:

Go ahead...make my day

Publicado:

Tenho uma duvida, quanto tempo me vai durar uma botija de CO2 de 2kg num aquário bem plantado???

Abraço

Tiago Sousa

Publicado:

Na Naturline sei que enchem. Um representante da Gasin ou da Air Liquide também é capaz de encher, mas esses costumam demorar bué tempo.

Abraço,

logo.jpg
  • 2 semanas depois...
Publicado:

Boas

aqui vão algumas noticias.

Ja tenho o substracto todo (6 sacas de Seachem Flourit) e um escumador Eheim 2227.

Vou encher o aquario hoje, para começar a ciclar.

A calha deve ficar terminada la para terça ou quarta e depois so para o natal é que vem o meu sistema de CO2.

Ja agora, quem tem um filtro igual ao meu, gostava que me dessem umas dicas de manutenção e assim, para ver se não fasso asneira. :x-mas:

Abraços

Tiago Sousa

Publicado:

Recomendo que não enchas já o aquario. O objectivo é fazer um plantado e as plantas não necessitam de ciclo.

Não enchas o aquário sem teres plantas e CO2, caso contrário vais ter aí praga de algas. Estás a utilizar um substracto relativamente potente e não tens nada para consumir nutrientes. É um meio ideal para uma infestação de algas.

Abraço,

logo.jpg
Publicado:

Olá!

Esse "840" na referência da lâmpada remete para a cor da luz, e corresponde a uma temperatura de 4000K.

Tenho usado "840" e "865" (6500K) com resultados bastante satisfatórios! :D

Mudando de assunto :D concordo que com toda a luz do mundo e com os nutrientes na coluna de água e substrato bem contadinhos, se calhar até se dispensava a ajuda de camarões, caracóis, ottos ou siameses para ter tudo sob controle... Agora no mundo real é tarefa messiânica ter os nutrientes assim tão bem controlados... basta um deslize num dos macronutrientes e "outra coisa" vai usar essa luz toda em excesso para tirar partido disso... Por isso se podemos ajudar a controlar essas "pragas" diminuindo a quantidade de luz para se aproximar daquela que as plantas efectivamente precisam, parece-me bem pensado...

É preciso lembrar que aquela regra do .5w-1w por litro vai sendo ajustada para baixo à medida que a litragem aumenta...

Só para dar um exemplo (e porque o exemplo é muito respeitado :D): o (ubíquo) Takashi Amano usou tão pouco como 80w, passando por 120w e 160w, e esticando-se até aos 200w numa das vezes, em 4 aquários intensivamente plantados de 250 litros (líquidos).

Para além disso o teu aquário tem, relativamente, pouca profundidade para a litragem, o se traduz numa necessidade de luz ainda menor...

Espero não ter chateado muito e ter ajudado. :D

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Publicado:

Boas, por enquanto vou continuar com as 8 lampadas, se vir que as coisas não estão bem assim mudo, não custa experimentar, assim em vez de ter o minimo issencial, do-lhes mais alguma coisa, depois logo se ve os resultados (Sim, eu sou muito teimoso.. :oops:)

Não fasso intenção de ligar as luzes até ter plantas, por isso penso que não e por ter água ou não que elas vão aparecer... (penso eu.. :S)

Quanto ao ciclo, as plantas não precisam, mas os peixes precisam, certo???

Abraço

Ja agora Tiago, as lampadas se fossem de 4400K não deveriam ser amarelas???? é que elas são brancas, mesmo brancas.

Tiago Sousa

Publicado:

S-Bay, ainda não tenho, mas vou ter la po inicio do proximo ano (depende da velocidade que enviem para portugal)

Tiago, obrigado pela informação. :lol:

Para já vou fazer eu a mistura de CO2, num garrafão de 5 litros, veremos se faz muitas bolhas ou não. :D

Abraço e obrigado pelas vossas opiniões.

Tiago Sousa