Arquimedes Publicado Dezembro 2, 2005 Publicado Dezembro 2, 2005 Boas. Alguém me pode recomendar algum substracto que não desça o PH? Se o aumentar, melhor.
Luís Fortunato Publicado: Dezembro 2, 2005 Publicado: Dezembro 2, 2005 Olá. Mas substractos para plantas? Que sejam férteis? É que se forem férteis, até convém é que baixem o pH, para que os elementos químicos estejam mais disponíveis para as plantas... Se não fôr para plantas, podes sempre usar aragonite, ou areia da praia, que contêm Carbonato de Cálcio na sua composição, o que faz com que o pH suba, para valores de 8.2-8.4, isto se tiveres poucos fosfatos na água... Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato PS: Como é óbvio, também se podem usar substractos inertes, e fertilizar com barras/bolas ou com líquidos. Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Arquimedes Publicado: Dezembro 2, 2005 Autor Publicado: Dezembro 2, 2005 Obrigado Luís. Eu tenho um aquário de ciclídeos africanos que ligam pouco a verdura (Protomelas, ottopharynx, copadichromis), mas que revolvem constantemente as zonas de areia. O fundo é dividido em zonas de rochas, praias de areia do Sahara que não faço a mínima ideia da composição (nah foi de propósito, foi o que consegui arranjar) e de calhau de basalto rolado. Como o meu objectivo é ter um semi-plantado com PH à volta de 8 e água dura e como tou a ver que o substracto que tenho é muito pobre, tava a ver se haveria placas de algum substracto que se pudessem colocar por baixo das zonas plantadas. Queria ver se com isso conseguia aguentar pralém das tradicionais plantas de aquários de ciclídeos africanos (Vallisnerias, anubias e fetos de java) outras plantas que ao menos tolerassem o PH elevado.
Recommended Posts